4 formas de ser mais minimalista através do trabalho remoto

Luciano Rocha
5 min readJan 29, 2018

--

Sua forma de trabalhar pode ajudá-lo a viver com menos

É fato de que as melhores oportunidades de trabalho geralmente se localizam nas grandes cidades. Seja no quesito quantidade, seja na qualidade do trabalho (e também na remuneração paga), cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife costumam ser muito mais atrativas para profissões mais qualificadas.

No entanto, trabalhar nesses lugares também pode significar escolher o dinheiro e um bom cargo em troca de algo muito mais importante: a qualidade de vida.

Trânsito e poluição

Talvez os dois maiores problemas dos grandes centros urbanos — ao lado da violência — sejam a qualidade do trânsito e do ar que as pessoas respiram.

Segundo uma pesquisa realizada em 2016, a qualidade do ar na maior cidade do Brasil é alarmante. São Paulo tem duas vezes mais poluição do que o nível permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Seria algo como fumar vários maços de cigarro por dia, o que leva a ocorrência de vários problemas alérgicos e respiratórios, diminuindo drasticamente a qualidade de vida na cidade.

Quanto ao trânsito, a situação não é menos complicada. Além dos conhecidos acidentes e de mais poluição gerada pelos automóveis (o que contribui para o aumento do primeiro problema), o trânsito ruim proporciona um enorme gasto de tempo: os paulistanos costumam passar de duas a três horas presos em congestionamentos. O que, levando em conta uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, faz as pessoas perderem quase metade do dia, ou 25% do dia de trabalho apenas para deslocamento.

Felizmente, existe uma forma bastante produtiva de contornar essa situação: o trabalho remoto, ou home office.

Trabalhando no sofá ou em uma cadeira de praia

O trabalho remoto é uma modalidade de trabalho que recentemente tem adquirido muita força no mercado brasileiro, tendo sido regulamentada pela nova reforma trabalhista — ela não constava na antiga CLT.

Muitas empresas, especialmente startups, utilizam-se dos benefícios do home office para reduzir custos com manutenção de salas, transporte de funcionários e até mesmo despesas básicas como contas de água e eletricidade. Mas também existem grandes empresas que estão começando a estimular (e aplicar) esse método em seus ambientes.

Outra forma de reduzir custos via trabalho remoto é através do aluguem de salas em espaços mais econômicos, como os coworkings. Embora a tradução literal do termo home office seja “escritório em casa”, isso não significa que o trabalho sempre será feito na casa do colaborador — daí o fato desse texto usar a expressão “trabalho remoto”, a qual se refere ao trabalho que pode ser feito de qualquer lugar. Com isso, os espaços de coworking, locais onde os escritórios e mesas de trabalho são compartilhados, ganham maior procura pelo fator custo e praticidade.

E quais são os benefícios práticos que eu notei ao adotar o trabalho remoto?

Visão pessoal e vantagens

No meu caso, adotei o trabalho remoto desde 2016. Na época, trabalhei na parte de RH em uma startup chamada Atlas Project, com sede em São Paulo. Praticamente todo o resto da equipe também trabalhava dessa forma, uma vez que nenhum deles morava na cidade.

Após sair da startup, no final de 2016, fiquei um tempo sem trabalho, mas sempre buscando oportunidades que permitissem trabalhar fora de um espaço ou cidade fixos. Se não fosse possível o home office total, que fosse pelo menos 4 dias na semana, com uma reunião semanal. Por conta disso, acabei ficando sem trabalho.

Até que, em agosto, fui chamado para a atual empresa onde estou: um dos principais portais de notícias de criptomoedas do país, o Criptomoedas Fácil. Ao contrário da Atlas, a maioria da equipe mora em São Paulo. No entanto, a dinâmica de trabalho é a mesma, de modo que não senti diferença. E ao contrário do que se pode imaginar, a falta de proximidade não trouxe frieza ou distanciamento da equipe. Pelo contrário, somos mais amigos do que colegas de trabalho — e sem deixar de lado o profissionalismo.

E aqui vão outras quatro vantagens que identifico no trabalho remoto, especialmente para quem tem uma vida mais minimalista.

Menor uso de roupas

Hoje procuro ter menos roupas e usar somente o essencial. Porém isso pode ser um problema para quem trabalha fora todo dia, especialmente em um clima quente como o nosso.

Trabalhar em casa reduz a variedade do uso de roupas, levando a uma maior economia nesse quesito. Mesmo em um trabalho que seja externo, como no caso de um coworking, escolher um espaço mais próximo de casa também ajuda a diminuir o uso constante e variado de roupas.

Adeus, trânsito!

Como citei no início do texto, morar em uma cidade como São Paulo significa perder 10% do dia apenas parado dentro do carro. Esse número pode ser ainda maior para quem mora mais afastado do centro.

Trocar o escritório pela casa ou por um coworking próximo já traz, de cara, um ganho de 10% na duração do dia, mais tempo para passar com a família, terminar algum projeto pessoal ou simplesmente se divertir.

Alimentação caseira

Outro gasto que pode ser incluído em uma rotina de trabalho fora é o custo de alimentação. Um almoço de 20 reais por dia pode custar mais de 300 reais no final do mês. Ao passo de que, trabalhando em casa, fazer uma refeição torna-se mais fácil, ajudando a economizar tempo e dinheiro.

Maior controle de gastos

Como um resultado de todas as economias realizadas nos três pontos anteriores, temos um maior controle de gastos no nosso orçamento, pois as reduções possibilitam ter gastos mais enxutos, previsíveis e planejados. Consequentemente, sobra mais dinheiro para outras atividades e até mesmo para começar a investir.

Conclusão

O trabalho remoto, desde que realizado com disciplina e competência, proporciona um leque enorme de vantagens. Uma cultura minimalista pode ser aperfeiçoada ou começar a se desenvolver através de uma carga de trabalho melhor distribuída.

Procure saber se a empresa na qual você trabalha oferece essa modalidade de trabalho e inicie um teste. Ou se já trabalhou de forma remota, nos conte como foi a experiência nos comentários.

--

--

Luciano Rocha

Escritor freelancer, escrevo aqui todas as segunda-feiras. Para ler textos antigos, clique aqui: https://walden3site.wordpress.com