Desconstruindo o Mito “O Nordeste salvou o Brasil”

Jornal Aurora Popular
3 min readNov 4, 2022

--

Segundo a reportagem publicada pelo jornal UOL, no dia 31.10.22.22, o que permitiu a vitória eleitoral de Lula foi a forte recuperação do PT na região Sudeste entre 2018 e 2022.

Segundo a mesma reportagem, de cada dez votos recuperados em 2022, seis estavam na região Sudeste.

Em comparação com o segundo turno de 2018, o PT obteve 13 milhões de votos a mais no segundo turno de 2022.

Diferente do que é veiculado pela eXquerda e pela mídia corporativa, o segundo turno de 2022 marcou o pior desempenho do PT no Nordeste desde 2002, quando do total de votos válidos na região Lula abocanhou 61,5%. A média de 2022 foi pior até mesmo do que a média alcançada por Haddad em 2018–69,7% dos votos.

Dos 9 estados que compõem a região Nordeste, Lula perdeu votos em seis, a saber: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Sergipe.

Será que esses estados estão se tornando “fascistas”?

Por que a recuperação do PT foi forte na região Sudeste, principalmente em São Paulo?

A região é tida como região satélite do imperialismo, lugar onde os meios corporativos de comunicação, a oligarquia financeira e as grandes universidades públicas estão. Desta forma, a agenda golpista da burguesia colocou todo este conjunto de forças para conduzir a recuperação do PT na região.

Não é de hoje que o Partido dos Trabalhadores serve como Gabinete de Crise do capitalismo, ainda mais quando o partido começa a firmar acordos espúrios com os setores mais hostis à classe trabalhadora — veja Geraldo Alckmin, Simone Tebet, Marina Silva, Meirelles e FHC.

Além do consórcio golpista burguês, a engenharia eleitoral imperialista a serviço dos seus próprios interesses, contou com a ajuda dos partidos minúsculos de eXquerda, que ainda detêm certa força nas Universidades Públicas, em especial na Universidade de São Paulo.

A campanha eleitoral, LulAckmin, foi potencializada pela aliança de todos os campos “progressistas” (leia-se golpistas). Tutelados pela bandeira ‘Fora Bolsonaro”, o consórcio formado pela Globo, TSE, STF, Alexandre de Moraes, alguns generais saídos do campo de influência de Bolsonaro, UNE, CUT, CTB, PCO, PCB, UP, PSTU, PCdoB, Antifas, uniu esforços para materializar a vontade do imperialismo.

Sabemos que a escolha inicial não era Lula, mas na impossibilidade de emplacar outro candidato, Tebet ou Eduardo Leite, o imperialismo adaptou Lula aos seus interesses, amarrando-o de todos os lados por meio das muitas alianças que efetuou em seu trajeto eleitoral.

Hoje, Lula, eleito por ordem do imperialismo, não pode espirrar fora das quatro linhas, correndo o risco de ser facilmente substituído pelo “camarada” Alckmin ou por outra pessoa.

Portanto, o mito “O Nordeste salvou o Brasil” serve para esconder toda a engenharia do golpe dirigido pelo imperialismo através da região Sudeste, região satélite. O mito assemelha-se a piada estereotipada sobre o tamanho do pênis do japonês, segue:

Tinha um português, um brasileiro e um japonês que foram obrigados a servir o exército. Chegando lá o capitão falou:

  • Mede o tamanho do pênis de vocês três e se der 50 centímetros vocês estarão dispensados do serviço militar.

O primeiro foi o português, que colocando seu pênis para fora alcançou a medida de 25 centímetros.

O segundo foi o brasileiro, que chegou ao tamanho de 20 cm.

Por último foi o japonês, que, com muito esforço, chegou ao tamanho de 5 cm.

Após a medição o capitão falou:

  • Vocês estão dispensados do serviço militar.

Após ouvir isso do Capitão, alegres foram embora.

Num certo ponto do caminho o português comentou:

  • Se não fosse os meus 25 cm, a gente estava lá até agora.

O brasileiro replicou:

  • É aí que você se engana portuga, se não fosse os meus 20 cm, nós estaríamos lá.

O japonês, que havia ficado em silêncio até o momento, exclamou: Vocês dois estão completamente enganados, não passam de dois vaidosos. Se o capitão não tivesse pegado eu de pau duro jamais teríamos saído de lá. Logo o responsável pela dispensa foi eu!

Em suma, os 5 cm do japonês representam a pior média do PT na região Nordeste desde 2002, vendida hoje, para esconder as artimanhas do imperialismo, como a salvação da lavoura. Lula é projeto da ideologia bandeirante para aprofundar a superexploração do trabalho.

Trabalhadores somente a luta revolucionária pode nos libertar desse duro fardo imposto pelo imperialismo.

--

--