Star Trek, a Fronteira Final

As jornadas de James Kirk e Spock estão longe de chegar ao fim

Por Julia Fregonese

“Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Prosseguindo em sua missão de explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e novas civilizações, para audaciosamente ir onde ninguém jamais esteve.”. O monólogo que abriu a série original Star Trek ainda ecoa nos dias atuais. Desde 1966 a saga foi reformulada e renovada diversas vezes para comportar novos personagens, filmes, jogos e quadrinhos. A saga Harry Potter passou por semelhantes transformações com novos livros que retratam o mundo de Hogwarts e, mais recentemente, a meia idade de Harry e seus amigos na peça The Cursed Child. O mais recente roteiro, que até agora rendeu três filmes, reconta a história da Original Series, contando com Chris Pine como Capitão Kirk e Zachary Quinto como Spock. Dirigido por J.J. Abrams (Lost, Fringe, Missão Impossível III), os filmes Star Trek (2009), Star Trek Além da Escuridão (2013) e Star Trek Sem Fronteiras (2016) conquistaram as novas gerações que ainda não conheciam a saga com os mesmos personagens que cativaram as gerações anteriores.

Elenco da nova geração de Star Trek, junto ao diretor J.J. Abrams (Reprodução)

A primeira série da saga, Star Trek: The Original Series, estrelada por William Shatner como Capitão James Kirk e Leonard Nimoy como o volcano Spock, foi lançada em 1966 pela NBC nos EUA. Logo tornou-se um sucesso, tanto pela história quanto pelos efeitos visuais, inéditos e avançados para a época. Star Trek conta a história da nave Enterprise e seus tripulantes em suas explorações a novos planetas e populações. James Tiberius Kirk comanda a tripulação ao lado de seu amigo Spock, meio volcano e meio humano. Outros personagens adorados pelos fãs são o Doutor McCoy e os Tenentes Uhura, Sulu e Chekov. Star Trek também foi revolucionária para a conturbada década de 1960 ao incluir em seu elenco dois personagens de grande importância de diferentes etnias: a Tenente Uhura, interpretada pela atriz negra Nichelle Nichols, e o Tenente Sulu, interpretado pelo ator nipo americano George Takei. Nichols chegou a comentar que pensou em desistir do papel logo no início da série, no entanto Martin Luther King Jr. a persuadiu a continuar, enfatizando que ela seria uma mulher negra em uma posição de poder na televisão americana. A série também exibiu o primeiro beijo inter-racial da televisão norte-americana.

Elenco de Star Trek The Original Series (Reprodução)

Após o fim da Original Series em 1969, por questões de orçamento que fizeram com que a qualidade da série caísse, novos roteiros foram surgindo para filmes e séries. Assim Star Trek se tornou irrefreável. Seis filmes foram criados com o mesmo elenco da primeira série, que viraram verdadeiros sucessos. Depois mais sete filmes foram criados, incluindo os três últimos de J.J.Abrams, e mais cinco séries, incluindo uma animada, até 2005. Vinte e oito videogames para consoles foram criados entre 1979 e 2016, além de jogos para celulares e tablets e de cartas e RPG (Role Playing Game).

O roteiro original da saga era extremamente coerente com o contexto político, econômico e social da década de 1960. O mundo se encontrava dividido entre as potências Capitalista (EUA) e Socialista (URSS) da Guerra Fria. A corrida espacial entre os dois pólos ocasionou na chegada do primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika, o primeiro homem, o astronauta Yuri Gagarin, e enfim a chegada do homem à Lua, na Apollo 11. Nunca antes o ser humano almejou tão alto a descobrir novos planetas. Mas esse sonho parece não ter morrido. Nos últimos anos, vários filmes sobre exploração do espaço e sobrevivência em outros planetas têm sido lançados e têm conquistado seus espectadores, como os filmes Perdido em Marte (2015) e Interestelar (2014). Star Trek pertence a essa nova linha de filmes que reflete o desejo de conquistas do ser humano. E enquanto o homem for uma espécie pioneira, histórias como a da nave Enterprise continuarão ecoando pelas gerações a vir.