Ao meu lado Henrick Kakutalwa no primeiro dia do Hackathon Android

Chegou a hora do adeus doesangue e um recomeço para mim!

José Cage
3 min readJan 26, 2018

--

Hoje é um dia um tanto triste e memorável, levando em conta que ontem (25/01/2018) completou 12 anos desde que a minha Mãe faleceu. E aproveitando o clima, decidi desistir do projeto um dia depois também para que pudesse me lembrar de uma perda e um fracasso em dois dias seguidos.

Para quem me conhece mais de perto (em particular as pessoas com alguma ligação à tecnologia ou ainda os da minha área, Programação), deve saber o quanto estava empolgado com o projeto doesangue. Que surgiu a ideia ainda em 2015 e no mesmo ano criei o repositório no GitHub tendo em consideração desde o princípio que pudesse ser um projeto de código aberto para que, recebesse contribuição de outros desenvolvedores assim como ajudar a quem tivesse uma ideia em que pudesse reaproveitar o código já desenvolvido do projeto. Mas, projetos open source tem os seus altos e baixos. Uma vez que sou mais focado em desenvolvimento backend, para mim era mais fácil manter o desenvolvimento do core/API do projeto do que os outros componentes, que chegam a ser tão importantes quanto a API. Uma vez que pensei em separar em aplicação mobile, aplicação web e a API que então seria consumida pelas duas.

Por outro lado. A plataforma para avançar estava dependente de “ou eu estudar frontend, me tornar fullstack e tomar conta do recado sozinho” ou esperar que alguém estivesse disponível para adicionar um menu ou uma grid e de repente sumiu. O que não teria problema algum em tirar um tempo para focar na 1ª opção, mas aí que entram os outros 500 problemas. Me tornei pai no ano passado e como qualquer um que já é pai, deve saber que as prioridades mudam, as exigências e dificuldades igualmente tendem a aumentar. Especialmente quando a gente está a 2 anos sem um emprego.
O que me leva no final das contas a ter que congelar alguns projetos que de alguma forma exigem gastos no começo já que de gastos estou cheio (felizmente não tenho dividas ainda nessas condições) e preciso pegar esse tempo e focar em “procurar emprego” e ou/focar o máximo no que aparecer porque está em causa eu conseguir sustentar a família com quem vivo e quiça, juntar dinheiro para meus projetos em “part-time” (projetos secundários/pessoais). Razão pela qual irei oficialmente desistir do projeto por tempo indeterminado e com mais chances de ser para sempre.

Desde já obrigado a todo pessoal que de alguma forma deu um suporte ao projeto no decorrer do desenvolvimento e até alguns testes. O pessoal com quem trabalhei no Coding Dojo Angola que são uns gênios escondidos algures em Angola. Espero por vocês em outros projetos e desejo sucesso para todos, embora nem todos possam alcançar realmente o sucesso.

Dentro de algum tempo irei deletar todas redes sociais, links relacionados ao projeto. Apenas deixarei o repositório da API/core arquivado (sem poder abrir novas issues, pull requests, comentários em issues) e a dada altura irei apagar por completo.

Atualização: O projeto será continuado. E mais, estamos a trabalhar numa possível parceria com o Instituto Nacional de Sangue para que então a plataforma possa ser usada oficialmente pelo INS.

--

--

José Cage

Web developer focusing on creating project that really matter or help somebody.