PEQUENO VOCABULÁRIO CRÍTICO PARA COMPREENDER O BRASIL CONTEMPORÂNEO

AUTODEFESA: 1. Direito de matar pessoas negras e pobres. 2. Direito de matar esquerdistas. 3. Direito de defender a pátria e os homens de bem contra pessoas negras e pobres e contra esquerdistas.

BRASIL: 1. Pátria amada, salve, salve. 2. Está logo abaixo de Deus. 3. Só o homem de bem sabe o que é. 4. Elemento da ideologia judaico-cristã. 5. Nunca será vermelho. 6. Nem Garantido, nem Caprichoso, homem de bem.

CONVERSÃO MORAL: Objetivo comum da extrema direita e da extrema esquerda.

DEUS: 1. O que está acima de todos (e não é elevador ou chapéu). 2. Justificativa para tudo. 3. Ente sobrenatural que salva de facadas e tiros apenas os escolhidos. 4. Elemento central da ideologia judaico-cristã. 5. Substituto gramatical para a vírgula.

DIREITA: 1. Demônio. 2. Antônimo de racional. 3. Ninguém sabe mais o que é. 4. Não gosta de ler. 5. Odeia intelectuais. 6. Acredita em astrólogos grandiloqüentes e maniqueístas. 7. Qualquer coisa que discorde de mim. 8. Só fala verdades. 9. Seu nome é trabalho. 10. Só mama na mamãe. 11. Ama as criancinhas.

ECONOMIA: 1. Fim do capitalismo de laços. 2. Vai que ele acerta? 3. Duvido. 4. E a reforma tributária? 5. Empresas brasileiras concorrendo? Ahahah!

EDUCAÇÃO: 1. Adestramento para ocupações de baixa complexidade. 2. Antônimo de crítica. 3. Entrega o produto conforme a demanda.

ESQUERDA: 1. Demônio. 2. Antônimo de homem de bem. 3. Ninguém sabe mais o que é. 4. Tira fotos com capas de livros. 5. Ama intelectuais grandiloqüentes e maniqueístas. 6. Acredita em astrologia. 7. Qualquer coisa que discorde de mim. 8. Só fala mentiras. 9. Odeia trabalhar. 10. Mama no Estado. 11. Perverte criancinhas.

ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: 1. Ninguém sabe o que é. 2. Antônimo de conversão moral.

FAMÍLIA: 1. Palavra utilizada como sinônimo de ideologia judaico-cristã. 2. Nome que não flexiona no plural. 3. É o que Deus quer que seja. 4. E o Senhor Jesus também.

HOMEM DE BEM: Ser humano conservador.

IDEOLOGIA DE GÊNERO: 1. Antônimo de ideologia judaico-cristã. 2. Está destruindo o mundo. 3. Perverte os direitos humanos. 4. Estimula a promiscuidade generalizada. 5. Sexualiza precocemente criancinhas inocentes. 6. Sonha estar acima de Deus (e do chapéu).

IDEOLOGIA JUDAICO-CRISTÃ: 1. Sinônimo de pensamento conservador. 2. Está salvando o mundo. 3. Fala a verdade sobre os direitos humanos. 4. Faz perder totalmente a vontade de fazer sexo com quem quer que seja. 5. Obcecada pela inocência das criancinhas. 6. Pensa nisso 24 horas por dia.

LIBERAL: 1. Ninguém sabe o que é. 2. Antônimo de conservador.

PENSAMENTO COMPLEXO: 1. Em processo de extinção. 2. Mico-leão dourado. 3. Estratégia para esconder a verdade. 4. Perda de tempo. 5. Receita para o fracasso.

POLITICAMENTE CORRETO: 1. Elemento da ideologia de gênero. 2. Deve ser combatido. 3. Mas piada com a ideologia judaico-cristã continua não podendo.

PROMISCUIDADE: Palavra utilizada para descrever os hábitos sexuais alheios.

SOCIALISMO: Sinômino de esquerda.

VALORES: 1. Algo a ser resgatado. 2. Sinônimo de ideologia judaico-cristã.

VERDADE: 1. Ideia extremante simples. 2. Sinônimo de ideologia judaico-cristã. 3. Esquerdismo e intelectuais querem esconder dos homens de bem. 4. Antônimo de pensamento complexo. 5. Senso comum dos homens de bem.

JOSE RODRIGO RODRIGUEZ é Professor da UNISINOS, Graduação, Mestrado e Doutorado.