Misofonia — Pesquisa quantitativa com afetados pela síndrome
A Misofonia, ainda pouco conhecida e estudada, é uma condição crônica em que uma pessoa experimenta a reação involuntária de “luta ou fuga” para determinados sons, como a mastigação, o clicar de uma caneta, o estalar dos lábios, entre outros.
Diferencia-se de uma simples irritação, que pode afetar qualquer pessoa em algum momento, pois não se limita a um simples incômodo, mas sim a um estado de ansiedade, pânico e raiva, de tal modo que o indivíduo se vê na imediata necessidade de agir, seja deixando o local, tentando abafar o som (com protetores auriculares, fechando uma porta, etc.), ou emitindo um som mais alto (através do uso de fones de ouvido, por exemplo).
Tais “gatilhos sonoros” podem ser emitidos por pessoas de seu convívio social, sejam parentes, amigos ou colegas de trabalho, portanto há grande potencial de comprometimento da capacidade de lidar com as tarefas diárias e de participar de interações sociais cotidianas.
Assim, tendo em vista a necessidade de mais dados e estudos sobre a síndrome para a busca de origens e tratamentos, foi realizada uma pesquisa com 126 misofônicos, cujos resultados são apresentados a seguir.























Agradecimento especial aos voluntários do grupo “Misofonia em Português”.