Análise de dados: Google Play X App Store

Karinne Cristina
5 min readMar 14, 2020

--

Engenharia360

Ao criar um aplicativo móvel, os desenvolvedores devem decidir se devem usar o iOS ou Android ou se devem criar duas versões do aplicativo. O objetivo não é fazer uma comparação de qual plataforma é melhor e sim mostrar que tipo de aplicativo seria sucesso nos mercados da App Store e do Google Play.

É difícil para os desenvolvedores fazer essa escolha sem considerar as lojas de aplicativos e sem conhecer bem o gosto do público de cada uma delas.

Temos um conjunto de dados com aproximadamente 10.000 aplicativos Android do Google Play (coletados em agosto de 2018) e outro com aproximadamente 7.000 aplicativos iOS da App Store (coletados em julho de 2017).

Visto que

Ao olhar para as estatísticas mundiais de vendas, o Android tem uma clara vantagem sobre o iOS em termos de participação de mercado. A Statcounter relata que o Android representou 74,45% do setor, com o iOS voltando a 22,85% nos últimos anos. (Pcworld,2018)

Exploramos esses dados e analisamos as duas plataformas para oferecer aos desenvolvedores de aplicativos móveis uma noção de que tipo de aplicativos eles devem criar.

A análise completa de cada uma delas você encontra nos links abaixo:

Análise dos dados da Google Play Store: https://bit.ly/2PX3wvV

Análise dos dados da App Store: https://bit.ly/33h3aWf

A seguir vou abordar os principais insights que eu encontrei durante essas análises.

  • Popularidade dos gêneros em cada mercado

Fica fácil observar que na App store mais de 50% dos aplicativos são jogos.

Já na Google Play, os gêneros são bem mais divididos.

As duas lojas de aplicativos são bem diferentes. A App Store é amplamente dominada por jogos enquanto a Google Play possui aplicativos do tipo Família, ferramentas, medicina, negócios, mas ainda assim uma grande parte são jogos.

  • Público alvo

App Store

Google Play

Tanto na Google Play quanto na App Store a maioria dos aplicativos são para todas as idades.

Esse é um ponto importante que os desenvolvedores devem levar em consideração para garantir que sua aplicação possa atingir um público muito maior.

  • Aplicativos com o maior número de downloads

Queremos que nosso aplicativo tenha muitas instalações. Portanto, é importante ver a popularidade de cada um. A estatística mais comum usada para comparar as duas lojas é o número de aplicativos e o número total de downloads.

Na Google Play usamos a coluna “Installs” que representa o número de downloads / instalações de usuário para o aplicativo.

Na App Store usamos o “rating_count_tot” que representa a contagens de Classificação do usuário.

Mesmo com um o número maior de jogos os aplicativos de rede sociais foram os mais baixados.

  • Relação entre os aplicativos pagos e gratuitos

O número de aplicativos pagos na Apple Store é bem maior que o da Google play, ainda assim, ambas as lojas são dominadas por aplicativos gratuitos.

Isso significa que as pessoas tendem a baixar e classificar aplicativos gratuitos mais frequentemente do que aplicativos pagos.

  • Número de classificações

As classificações, ou seja, o número de estrelas que um aplicativo tem é o indicador do seu sucesso.

Na Google Play a distribuição da classificação está na faixa de 4.0 e 4.7

Na Apple Store muitos aplicativos tem uma classificação em torno de 4.0 a 4.5

A maioria dos aplicativos tem uma classificação em torno de 4.5 e pela distribuição percebe-se que apenas app com boa classificação permanece nas lojas de aplicativos.

Conclusão:

A App Store e a Google Play Store são os grandes players da indústria de aplicativos. Ambos têm amplo público e plataformas populares, o que garante uma boa visibilidade para um aplicativo.

Para atingir o maior número de pessoas o ideal é que o aplicativo seja direcionado para todas as faixas de idade.

O maior número de downloads nas duas lojas são de aplicativos de rede sociais, a que se mantém no topo é o facebook sendo o mais popular. Apesar do número de downloads ser alto pode não ser uma boa estratégia desenvolver aplicativos desse gênero visto que o mercado já tem apps que dominam essa área por um período considerável.

Se o objetivo do desenvolvedor é criar aplicativos rentáveis ele vai precisar trabalhar um pouco mais para ganhar dinheiro com um aplicativo da Google Play Store, pois os usuários do Android tendem a preferir aplicativos gratuitos.

Com base em nossas análises podemos concluir que o caminho mais promissor para o desenvolvedor sem dúvidas é um aplicativo de jogo. Mas isso não é tudo, sabemos apenas qual o gênero, a próxima tarefa seria explorar mais esses dados e descobrir que tipos de jogos as pessoas mais curtem se são jogos de ação, aventura, quebra-cabeça etc.

Posteriormente essas informações seriam usadas para o principal proposito que é trazer valor para o negócio.

Referência:

Pcworld — Disponível em: https://pcworld.com.br/ios-vs-android-quem-domina-o-mercado-de-smartphones/. Acesso em: 13 março. 2020.

--

--