Klever Schneider
3 min readOct 24, 2015

Caminhar estimula a Criatividade, diz estudo da Stanford University

Realizar uma caminhada pode aumentar a produção criativa em 60% se comparado a quem está sentado.

Uma imensidão de informações, a rotina exacerbada e um medo louco de não cumprir as tarefas diárias. Numa era onde estamos conectados o tempo todo, encontrar alternativas para estimular a criatividade e a produtividade é um alívio.

Uma das opções pode ser: Caminhar!

Exatamente!

Realizar uma caminhada pode aumentar a produção criativa em 60% se comparado a quem está sentado.

Nesse excesso de informações diárias, chamou-me atenção um experimento realizado pela Stanford University. (no final deste texto a pesquisa completa)

Além de fazer bem à saúde, — isso todo mundo sabe e alguns ainda não deram nem o primeiro passo — descobriu-se na pesquisa que há uma associação direta entre a caminhada e a capacidade de se desenvolver novas ideias.

Os pesquisadores Marily Oppezzo e Daniel Schawrtz examinaram os participantes enquanto caminhavam e quando estavam sentados. A produção criativa chegou a aumentar em 60% em relação aos que estavam sentados. Para concluir a análise, 176 participantes passaram por 4 experimentos distintos.

Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir. “ Mary Lou Cook

Em 3 deles, havia um teste de criatividade, o que os estudiosos chamaram de pensamento divergente- processo de pensamento ou método usado para gerar ideias criativas explorando muitas soluções possíveis.

Os participantes tiveram que pensar em usos alternativos para um determinado objeto durante um tempo determinado após a caminhada ou o período que estavam sentados.

Se pararmos para refletir, faz todo sentido. Imagina aquele dia:

Você precisa encontrar uma solução para determinado problema ou uma ideia genial para atingir algum resultado importante. Tudo o precisa é de uma resposta. Você está ali sentadinho de frente para a tela de seu computador. Então, você resolve arejar a cuca, pegar um ar faz todo sentido naquele momento. Aproveita e toma aquele café ou um copo d’agua. Anda de um lado para o outro, anda em diversas direções, respira mais um pouco, dá outros passos e de repente:

Você encontra a resposta que precisava!

Tem Dias que as Ideias não Chegam!

Voltando ao estudo, a simples prática de caminhar, independente do local — na pesquisa até escada rolante usaram — mostra que nessa atividade há resultados significativos se comparados a quem apenas ficou sentado. Uma variação do experimento, mostrou ainda que a caminhada aumentou de forma considerável a habilidade deles na geração de ideias criativas, mesmo quando eles se sentavam depois do experimento.

Se Você se interessou pelo Estudo assim como eu, pode aprofundar acessando abaixo:

Estudo Completo

Conheça Marily Oppezzo

Conheça Daniel Schawrtz

Fonte: Stanford News

Klever Schneider

☛A Regra deve ser: Aprenda tudo o que puder. Seja Curioso e Não tenha Medo de Mudar” #Coach #Comunicação #Marketing #Desenvolvimento Pessoal #Criatividade