Como Utilizar os 6 Chapéus do Pensamento

Klever Schneider
3 min readOct 11, 2015

--

Criado por Edward de Bono, o método Seis Chapéus do Pensamento (Six Thinking Hats) é útil para reuniões mais rápidas, produtivas, colaborativas e eficazes. Além de ser uma maneira eficaz para evitar discussões desnecessárias.

O problema é dividido em etapas diferentes simbolizadas por Chapéus. São simbolizados nas cores Branco, Vermelho, Preto, Amarelo, Verde e Azul. Orientados pelo facilitador/líder, os membros devem colocar ao mesmo tempo e pode-se delimitar um tempo para o uso de cada chapéu o chapéu da cor selecionada. Temos uma Exceção. O chapéu vermelho que, ao comando do orientador, deve ser colocado por poucos instantes pelo grupo.

A sequência de uso dos chapéus é determinada por quem comanda a tarefa. Ela depende do assunto a ser resolvido e das características de quem está envolvido ali naquele momento. Uma coisa importante: Cada chapéu pode ser usado quantas vezes forem necessárias.

Quais as Características de cada um dos Seis Chapéus

Lembre-se: Cada Chapéu que Vestir Aja de Maneira Diferente de Acordo com a Característica de cada um deles.

Branco- Consiste em concentrarmo-nos inicialmente nos dados/recursos/informação disponíveis. É o momento de expor os fatos de maneira objetiva e sem apego, é desapaixonar-se do que achamos que é maravilhoso. Ou seja, olhar para os Fatos sem julgamento.

Vermelho: Analisar os problemas utilizando sobretudo o nosso instinto/emoção. Devemos refletir em como os outros vão reagir emocionalmente face às nossas decisões. Utilizado para expressar sentimentos e dar respostas intuitivas. Aqui não é preciso justificativas e maiores explicações. É um momento de evitar qualquer pudor.

Preto: É utilizado para examinar obstáculos e as razões por que determinada decisão não deu certo ou ainda, analisarmos a nossa decisão, procurando antecipar as razões pelas quais pode não dar certo. Nesta etapa, vê os pontos fracos, podendo até eliminar as ideias escolhidas para criar planos mais resistentes. Podemos dizer que é o advogado do diabo entre todos os chapéus.

Amarelo: Está diretamente ligado ao aspecto positivo e otimista da ferramenta. Aqui só sentimentos positivos. Permite olhar os Benefícios, viabilidade e como podemos executar com a ideia escolhida. Podemos dizer que é o contrário do Preto. Toda a ideia criativa da equipe merece atenção.

Verde: A Hora do pensamento mais criativo. Simboliza a criatividade e é o chapéu para todas as alternativas, das ideias que quebram o mais do mesmo, é a mudança. Aqui vai permitir encontrar soluções inovadores, tem que fugir do lugar-comum. Se aproxima do brainstorming. Vamos dizer que aqui não pode ocorrer Julgamentos, nada de reações esdrúxulas. Libera as ideias sem medo!

Azul: Aqui cabe ao líder/orientador tomar as rédeas. É o chapéu da reflexão da visão do todo, coordenação e controle. Pode acontecer deste chapéu ser usado também ao final da reunião, geralmente como uma conclusão do todo. Podemos dizer que é o Chapéu da Disciplina. Ele é importante para que a ferramenta realmente funcione.

Dica do Klever: Assista a este vídeo que explica durante 2 Minutinhos os 6 Chapéus do Pensamento.

--

--

Klever Schneider

☛A Regra deve ser: Aprenda tudo o que puder. Seja Curioso e Não tenha Medo de Mudar” #Coach #Comunicação #Marketing #Desenvolvimento Pessoal #Criatividade