“O mercado gosta do Paulo Guedes” disse o trader ao jornalista!

Ainda não perceberam que essa frase diz respeito à especulação financeira, não à economia… O mercado de curto prazo é especulativo, basta observar o que vem ocorrendo na bolsa à cada pesquisa de votos. (alias.. o mercado brasileiro É especulativo)

Se o plano do Guedes fosse bom, quem estaria apoiando ele são seriam seus colegas economistas de Chicago e os ganhadores do nobel, mas estes o estão criticando, avisando que vai dar merda, e assinando carta de repúdio. Não por acaso o mesmo foi convidado à se explicar no fórum econômico mundial pós eleições.

Não devemos tirar o mérito de seus títulos acadêmicos ou do BTG Pactual, IBMEC, empresas que fundou e que fez de seus sócios homens ricos. Me parece um excelente empresário com olhar oportunista digno dos melhores especuladores que já pisaram em Wall Street. Porém, para por ai!

O cara é uma piada no meio acadêmico, não tem artigos relevantes ou citados. É dito como herói apenas por seus fiéis admiradores do liberalismo total, quase que um papa do anarco capitalismo moderno. Usou o Chile de Pinochet de laboratório, deixou um rombo social na capitalização da previdência pública, criou um abismo sócio econômico, mas tudo bem, o que vale é o indicador da “renda per capita”. Visite o Chile e tire suas conclusões….

Mas o empresariado nacional não entendeu isso ainda, acham que Bolsonaro é o Trump tupiniquim. E de fato é, no aspecto social, porém não tem nada em comum no âmbito econômico, Trump é um protecionista de mercado que está galgando uma recessão norte americana para o próximo presidente. Já Bolsonaro, um estadista de longa data, resolveu mudar de ideia e agora quer enfiar o liberalismo goela abaixo. Não tem como dar certo.

Se esquecem de que o estado norte americano tão citado como exemplo, tem em suas raízes e culturas o incentivo do estado para ciência, tecnologia, inovação e patentes. Ou vocês acham que Ellon Musk usou dinheiro próprio na TESLA? Abram os olhos!

Já prevejo os eleitores do Bolsonaro gritando aos 7 ventos nos primeiros 6 meses de governo “viu só, vejam a bolsa em recordes de alta, o dólar despencando, os números da economia em alta, o desemprego baixo”. E ao final de 4 anos falando em baixo tom “é, vocês estavam certos, mas não tinha como saber né, antes essa crise de agora que ter o PT de volta”. Mas ai já é tarde meu compatriota…

Leiam, se informem, estudem… Parem de ver whatsapp, para de ler essa merda de texto que eu escrevi e vá ler um livro. Quem sabe até domingo você consegue sair da bolha!