Show da indígena Djuena Tikuna é marcado por atos políticos

Djuena Tikuna é a primeira mulher indígena a protagonizar um espetáculo no palco do Teatro Amazonas.

LABF5
LABF5
Aug 26, 2017 · 3 min read

Jullie Pereira, Alessandra Taveira e Leonardo Santos, especial para o LabF5.

Djuena Tikuna cantando o hino nacional no palco do Teatro Amazonas (Foto: Jullie Pereira)

Na última quarta-feira (23/8), Djuena Tikuna se apresentou no Teatro Amazonas para lançar seu primeiro CD, “Tchautchiüãne” (Minha Aldeia). Djuena é a primeira mulher indígena a protagonizar um show nos 120 anos de existência do Teatro. Com o espetáculo esperado para iniciar às 20 horas, Djuena convidou cerca de 300 indígenas de 30 etnias diferentes, e alguns grupos, como YO’I da Casa de Saúde Indígena (Casai) e Kariçú, apresentaram danças e entoaram músicas próprias de cada tribo no jardim do teatro antes do espetáculo principal.

O show iniciou com o hino nacional, cantado na língua tikuna e acompanhado pelo público indígena. A participação de crianças, jovens e anciãos, que apresentaram rituais específicos, expressou o significado que a cultura indígena tem para esses povos. A tribo Tikuna trouxe o ritual da “Moça Nova”, que representa a passagem da infância para a vida adulta de uma mulher, na qual ela passa por um processo de isolamento e recebe a purificação.

Participação especial de Marlui Miranda (Foto: Jullie Pereira)

O espetáculo contou ainda com participação especial da cantora e pesquisadora Marlui Miranda, que fez um dueto com a protagonista da noite. A mesma já havia trabalhado com Djuena no videoclipe “Demarcação Já!” — resultado da produção do letrista Carlos Rennó com o cantor e compositor Chico César — em que ambas, ao lado de figuras importantes da MPB, como Gilberto Gil e Maria Bethânia, pediram por demarcação das terras indígenas.

O show de Djuena Tikuna, além de dar visibilidade à cultura indígena por meio de uma apresentação artística, foi um grande ato político. O centenário Teatro Amazonas foi tomado por diferentes etnias representadas por vozes ativas, que enalteceram a resistência do povo indígena e seu desagrado com o sistema político que pautam a demarcação de terras.

A ocupação do palco por diferentes comunidades indígenas do Amazonas representou a verdadeira essência de uma história: um lugar que antes era habitado pela elite foi ocupado por aqueles que são esquecidos e marginalizados.

“Não é uma conquista só minha, é uma conquista coletiva, porque essa luta, essa conquista, esse espaço, estão juntos com o movimento indígena. É a força, o canto e a luta deles”, frisou Djuena.

A luta unificada dos índios remete à importância de tê-los ocupando um espaço que sempre foi deles. “Hoje a floresta está triste. Os rios estão secando, os pássaros não cantam mais, o céu chove sangue e as borboletas voam para longe. Nós precisamos lutar pelas nossas terras”, convoca Djuena.

Manifestações

As palavras ditas no palco incentivaram o público a participar do ato. Após as primeiras falas, a platéia puxou a palavra de ordem “Fora, Temer”, que foi entoado por todos por alguns segundos. O show foi uma grande celebração da cultura e da luta indígena e terminou com todos dando as mãos e pedindo “Demarcação Já!”.

O descendente da etnia Macuxi, Eli, mostrou sua satisfação com o manifesto que fortalecera a causa por “dar visibilidade ao problema dos povos indígenas no Brasil, principalmente no momento atual em que os direitos dos indígenas estão sendo retirados. Então qualquer tipo de atividade que possa evidenciar a situação que nós vivemos é importante”, ressaltou.

Djuena Tikuna autografando seu novo álbum “Minha Aldeia” (Foto: Jullie Pereira)

Após a performance artística, a cantora se mostrou disponível para fotos, autógrafos e entrevistas, além de dispor seu CD “Tchautchiüãne” para vendas físicas.

Tags: #DemarcaçãoJá #DjuenaTikuna #TeatroAmazonas #LabF5 #JornalismoUfam

)

    LABF5

    Written by

    LABF5

    O LabF5 publica conteúdo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Ufam e colaboradores. E-mail: contato.labF5@gmail.com

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade