16 Followers
·
Follow

por Cristiane Simões

Não venha meteoro, há luz no fim do túnel. As iniciativas positivas e instigantes, que foram apresentadas nos encontros do LabJuntos ao longo de 2017, mostraram ser possível formar uma rede para trocar experiências e melhorar a nossa sociedade. Ao participar do décimo evento sobre o “Investimento na Infância”, renovei ainda mais minhas esperanças ao conhecer algumas iniciativas sociais que estão ocorrendo no Rio –projetos sérios que vale a pena conhecer!

Os palestrantes convidados foram Roberta Marques, diretora-executiva do Instituto Desiderata, e Pedro Werneck, presidente do Instituto da Criança, que explicaram alguns projetos com foco em Saúde e Educação para crianças e adolescentes. …


por Maria Estrella

O que era para ser uma saudável troca de ideias, transformou-se num acalorado bate-boca que, por pouco, não terminou em agressão física. O nono evento da LabJuntos “Fake News — A Roupa Nova da Mentira”, realizado na Juntos no final da tarde do dia 18 de outubro, comandado e assistido por jornalistas de renome, pegou fogo por conta de divergências políticas, em tempos em que pensar diferente virou sinônimo de julgamento de caráter.

Calma, não foi bem assim. Você acaba de “cair” numa notícia falsa. O evento “Fake News” não apenas foi pacífico, como rico no debate e no aprendizado, com palestrantes do quilate dos jornalistas Luarlindo Ernesto, 75 anos de idade e 59 de profissão, o também documentarista Guillermo Planel e os profissionais da Approach e Juntos Sérgio Pugliese e Marcelo Vieira. Tema recorrente no meio jornalístico, as notícias falsas ganharam o mundo com a internet e as redes sociais, com compartilhamentos e envios feitos por robôs e pessoas. Ficou claro como ler e acreditar, sem apurar, dá margem a julgamentos apressados e tem um elevado efeito nocivo, capaz de destruir vidas. O próprio nazismo se valeu disso, quando o Ministro da Propaganda de Hitler defendia que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. O personagem do momento é Donald Trump, presidente dos EUA, que, já nos anos 80, se passava por seu porta-voz, ligava para a imprensa e divulgava informações mentirosas, sempre com o objetivo de estar em evidência. …


Por Cintia Magalhães

Image for post
Image for post

Depois de uma semana com tantas notícias ruins: guerra na Rocinha, desigualdade social aponta que os seis bilionários mais ricos do Brasil detêm a mesma riqueza e patrimônio que os 100 milhões de brasileiros mais pobres e a educação registra que a metade dos brasileiros adultos não conclui o Ensino Médio e salários dos professores continuam baixos, uma boa notícia surge para dar um alento ao caos. Existem pessoas que estão realmente preocupadas com o futuro dos negócios, com a relação das empresas com o meio ambiente e ainda querem fazer o bem.

O oitavo encontro do LabJuntos, projeto de formação colaborativa da Agência Juntos, realizado no dia 27 de setembro, com o tema Lucro do benéfico: os negócios de impacto social, reuniu ONGs, Sistema B, empresas privadas e a Tamboro Educacional. O que era para ser uma conversa sobre o lucro, se transformou em um grande bate-papo sobre as possibilidades das novas economias, novos mercados e redes de boas ações que podem criar soluções em conjunto para atingir um grande público, com apoio da tecnologia. …

About

LabJuntos

Diálogo, ideias, propósito, marcas, projetos e pessoas. www.agenciajuntos.com.br