Tendência Fitness

Artigo escrito por acadêmicos de Educação Física Daian Eduardo Muller e Laine Perin e por acadêmica de Jornalismo Alissane Borges.

A prática regular de exercícios físicos tende a possibilitar ao organismo humano inúmeros benefícios, como: melhora da força e flexibilidade; fortalecimento dos ossos e articulações; melhora da composição corporal; redução da pressão arterial em repouso; melhora do diabetes; diminuição do colesterol total; aumenta o HDL-colesterol; entre outras. Portanto mostra-se capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. Além disso, no campo da saúde mental, uma prática de exercícios colabora na regulação das doenças relacionadas ao sistema nervoso; ocasiona uma melhora no fluxo de sangue para o cérebro; ajuda na capacidade de lidar com o estresse; auxilia na melhora da auto-estima; entre outras.

Assim, se tratando de atividade física, há uma tendência inovadora no mercado, onde refere a prática com contato direto com a natureza. Essa tendência vem se popularizando pela grande variedade e formas de praticar a atividade física. A ideia parte de priorizar a saúde física e a saúde mental, a qual, com o objetivo de promover a saúde e qualidade de vida, oferece um atendimento diferenciado que enfatiza de fato uma preocupação na busca uma melhoria integral do ser com uma interação direta com a natureza.

Neste contexto apararece a Mahamudra, a qual é um método de desenvolvimento humano focado na constante evolução do ser. Para isso, basiando-se em modalidades como um Yoga, crossfit, lutas, treinamento funcional, ginástica aeróbica e circuitos militares, busca-se estimular a saúde dentro dos três pilares: corpo, mente e espírito, sempre de forma proporcional e integrada. Tudo isso cria uma vasta gama de possibilidades que envolvem o movimento humano.

No Brasil, a Mahamudra foi idealizado por Cézar Curti, que após viajar por diversos países trouxe a modalidade para o Brasil. Cabe ressaltar que é uma modalidade bastante interessante para quem procura mais que uma prática física, pois como já citado engloba uma integração de fatores relacionados a mente e ao espírito.

Como citado anteriormente, uma forma de apresentação dentro do Mahamudra é o CrossFit, que se apresenta como um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral com base em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente estes movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardiorrespiratório.

O CrossFit é o método de formação que cresce no mundo, busca desenvolver e melhorar todas as capacidades físicas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação. O principal equipamento para a prática do Crossfit é o próprio corpo.

“Em síntese, CrossFit é, simplesmente, um esporte. O esporte do fitness.” — Greg Glassman, criador do CrossFit.

Outra modalidade presente na Mahamudra é a Yoga, a qual possui uma filosofia originaria sua origem na Índia, há mais de 5000 anos. Dita-se também que não é apenas uma filosofia de vida, mas um sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo.

A Yoga trabalha com emoções, ajuda pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de proporcionar um profundo relaxamento, concentração, equilibrio mental, fortalecimento do corpo físico e desenvolvimento da flexibilidade.

Existem diversos ramos do yoga, como uma raja-ioga, carma-ioga, jñana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga, e cada uma delas possui ações e atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos.

É importante deixar claro que por ter sua base fortemente baseada em Yoga, a Mahamudra chega a ser confundida em determinados momentos. Por isso, foram incrementados movimentos mais intensos, possibilitando assim a diferenciação entre Mahamudra e Yoga.

Outra questão importante dessa nova tendência que envolve a natureza, é que a partir de estudos e pesquisas, constatou-se diversos benefícios a saúde.

"Parques, jardins, flores, fitocidas têm efeitos benéficos em humanos", conta Yoshifumi Miyazaki, codiretor do Centro para Meio Ambiente e Saúde da Universidade de Chiba, no Japão, uma das línguas mais ligadas ao tema no mundo.

Então não é leviano dizer que a prática de exercícios físicos, faz bem não só a nossa saúde física, mas também a nossa mente e ao nosso espírito. Por isso, exercite-se, venha fazer parte dessa nova tendência e conquiste uma vida melhor e mais saudável.