Diário da minha ansiedade #4

Sobre estar sozinha durante uma crise, mesmo quando aparece alguém

Lari Reis
Lari Reis
Aug 25, 2017 · 3 min read

A ansiedade é solitária.

Não importa quantas pessoas façam parte das situações imaginarias que surgem em minha mente. E não importam quantos diálogos se criam. Não há ninguém.

Photo by Filip Cernak on Unsplash

Por vezes, não existe nem eu porque o eu que existe na ansiedade faz parte de mim, não me abandona, mas é diferente do eu de todos os outros dias.

Ao acordar pela manhã (ufa! Consegui dormir), minha mente me apresenta a centenas de pensamentos, que são possibilidades ou situações inteiramente irreais, que me impedem de levantar da cama por horas (dessa vez, 2h20).

Travada, consigo abrir o whatsapp algumas vezes, para ver se algum amigo apareceu.

Ninguém apareceu porque ninguém é obrigado a aparecer. Ninguém apareceu dessa vez porque eu, cansada, terminei as conversas dizendo que estava tudo bem. Esperando que, por mágica, o universo gritasse que eu estava mentindo.

E eu continuo sem dizer a verdade sobre nada, dessa vez. Imagina se eles também já não estão cansados?

Será que eles torcem para que eu esteja bem porque eu mereço estar bem ou porque eu os saturei?

Será que eles sentem um frio na barriga toda vez que eu apareço e logo pensam “lá vem” ?

Será que a minha ansiedade já causou ansiedade em alguém?

Até quando eles aparecem porque eu não menti ou por qualquer outra razão, no fim das contas, estou sozinha. E isso não me difere em nada de ninguém.

Enquanto ninguém aparece, em meio aos pensamentos que fazem da minha mente um péssimo lugar para se estar, existe o desejo de que alguém venha.

E quando alguém finalmente vem, depois de um tempo de esforço de ambas as partes, a ansiedade vira encruzilhada e eu percebo que, mesmo acompanhada, a ansiedade é minha e a estrada até a “cura” é para uma caminhada solitária.

Photo by averie woodard on Unsplash

Quem quer que apareça, pode ouvir desabafos ou tentar me distrair. Mas se eu não conseguir convencer minha mente a se concentrar na ajuda para se libertar, não muda (quase) nada.

O que muda é a intensificação do sentimento de que estou fazendo as pessoas ficarem cansadas. Eu estou exausta. E vocês?

Heavy.


Este post, assim como os demais publicados em meu perfil no Medium reflete minhas experiências pessoais com depressão&ansiedade. Trata-se de uma verdade é minha, seja crítico e avalie se pode ser útil para você!


Gostou? Deixa uns aplausos aí para eu saber e continuar escrevendo! E ah, se quiser falar comigo sobre o assunto, meu Twitter tá linkado na bio, só mandar uma DM lá (você não vai ser a primeira pessoa a fazer isso!)

)

Lari Reis

Written by

Lari Reis

Oi! | Escrevo sobre depressão, ansiedade e o processo de autoconhecimento que me permite enfrentar tudo isso. Se gostar, pode aplaudir :)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade