A Coroa do Advento

O Advento Continua …
 
Nós estamos esperando. Durante o Advento, cultivamos nossa consciência das ações de Deus no passado, no presente e no futuro. Ouvimos os profetas falarem. Eles falaram da vinda de Cristo há tantos anos atrás, e eles falam conosco que esperamos pela segunda vinda. No Advento aumentamos nossa expectativa do cumprimento final de todas as promessas do Antigo Testamento, quando o lobo se deitará com o cordeiro, a morte será engolida e toda lágrima será enxugada.

As Quatro Velas

As quatro velas trazem luz para a escuridão. Eles representam o período de espera durante os quatro domingos do Advento, que simbolizam os quatro séculos de espera entre o profeta Malaquias e o nascimento de Cristo.
 
A progressão na iluminação das velas simboliza os vários contornos da nossa experiência de espera. À medida que as velas se acendem durante a época do Advento, a escuridão, a desesperança e as sombras do pecado desaparecem à medida que a luz vem ao mundo. Cada nova vela lembra-nos que algo está acontecendo, e que mais está ainda por vir.
 
A primeira vela é tradicionalmente a vela da expectativa ou da esperança (ou em algumas tradições, profecia). A antecipação da vinda de um Messias é tecida através da história do Velho Testamento. À medida que o povo de Deus foi maltratado por reis famintos pelo poder, desviado por profetas egocêntricos e seduzido pela apatia de líderes religiosos preguiçosos, surgiu um anseio para que Deus levantasse um novo rei que pudesse mostrar-lhes como ser o povo de Deus.

Três velas são roxas e uma é rosa.

A vela rosa é acesa no Terceiro Domingo do Advento — também conhecido como o Domingo da alegria.

Na véspera do Natal a vela branca é acesa. O branco simboliza pureza e alegria. É conhecida como a vela de Cristo. Ela representa a luz de Cristo nascido no mundo no dia de Natal.

Créditos: Liturgy Letter

Cores e Virtudes

1 — roxo, ESPERANÇA
2 — roxo, PAZ
3 — rosa, ALEGRIA
4 — roxo, AMOR

Acendimento das Velas

A leitura as seguir é uma sugestão para o ritual do acendimento das velas para este Domingo. É uma oportunidade de envolvimento de crianças e adultos no culto:

Voz do que clama: Preparai o caminho do SENHOR no deserto; 
endireitai ali uma estrada para o nosso Deus.
Isaías 40:3
Acendemos esta vela em paz, 
A paz que Jesus, nosso Salvador, dá ao mundo.
Preparai, pois, o caminho do Senhor.