Advento

A grande proclamação “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14) assegura-nos que Deus entrou na história humana através da Encarnação do Filho. A Estação do Advento, uma época de espera, é concebida para cultivarmos a nossa consciência acerca das ações de Deus — no passado, no presente e no futuro. No Advento ouvimos as profecias do Messias Vindouro
como endereçadas a nós — pessoas que esperam pela segunda vinda. No Advento aumentamos a nossa antecipação pelo cumprimento de todas as promessas do Antigo Testamento, quando o lobo dormirá com o cordeiro, a morte será tragada, e cada lágrima será enxugada. Dessa maneira o Advento destaca para nós a História mais ampla do plano redentor de Deus.

Uma tensão deliberada deve ser incorporada à nossa prática da estação do Advento. Cristo veio, e ainda assim nem todas as coisas chegaram à conclusão. Enquanto nos lembramos da espera de Israel e esperamos e damos graças pelo nascimento de Cristo, nós também antecipamos sua segunda
vinda no fim dos tempos. Por esta razão, o Advento começou como um a temporada penitencial, um tempo para a disciplina e arrependimento intencional na confiante expectativa e esperança de que Cristo está vindo outra vez.

A temporada de Advento inclui os quatro domingos que precedem o Natal. O culto nestes domingos devem ser projetados para que as pessoas vejam a tensão entre celebrar e esperar. Deve ser dada atenção especial às exibições visuais no espaço de culto. As cores litúrgicas para o advento são roxo e azul escuro, e texturas ásperas e grosseiras são comuns. Uma coroa de advento com quatro velas e uma vela de Cristo podem aumentar a sensação de antecipação. Muitas lições das Escrituras também sugerem outros símbolos visuais para comunicar a intenção da temporada.

Texto: The Worship SourceBook (2nd Edition) | PDF

Leia mais:

Advento

Seeking God’s Face — Praying with the Bible Through the Year

Lecionário, meu plano de leitura bíblica

Christian Seasons Calendar

Advent Planning 2016 — Cardiphonia

Advent Resource Guide

Telling Time Differently As Christ Followers