Décima Sexta Semana Após Pentecostes

Lecionário
Sep 6, 2018 · 12 min read

Panorama da Semana de 06 a 12 de Setembro
Domingo Próprio 18 (23) | Ano B | Trilha Semi contínua

Provérbios, The Bible Project

A. Décimo Sexto Domingo Após Pentecostes

Ordem de Culto

Provérbios 22: 1–2, 8–9, 22–23
Salmo 125
Tiago 2: 1–17
Marcos 7: 24–37

Aqueles que confiam em Deus são como o monte Sião, forte e duradouro (Salmo). Ajuda-nos a compartilhar o que temos com os outros (Provérbios), a ter fé em teu poder (Marcos, Tiago) e a amar nosso próximo como a nós mesmos.

Thomas Oden, Ancient Christian Devotional.

Reunião

1. Chamada, Saudação, Invocação, Louvor (Salmos/Ofício Diário)
O SENHOR é Deus e faz resplandecer sua luz sobre nós;
preparai a festa com ramos até as pontas do altar. — Salmo 118:27
A maravilhosa graça do Senhor, Jesus Cristo, o grande amor de Deus e a amizade profunda do Espírito Santo sejam com todos vocês — 2 Co 13.14 — MSG
Ouve minhas súplicas quando clamo a ti,
quando levanto as mãos para teu santo templo. — Salmo 28:2
SENHOR, todas as tuas obras te louvarão,
e os teus santos te bendirão. — Salmo 145:10

2. Oração: Senhor Santo, criador de todos nós, tu nos chamas para amar nosso próximo como a nós mesmos e nos ensinas que a fé sem obras é morta. Abre-nos para as oportunidades de ministério que estão diante de nós, onde a fé e as palavras e a necessidade do nosso próximo se unem em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.
3. Coleta: Ó Senhor, concede que confiemos em ti de todo o coração, porque assim como tu sempre resistes aos soberbos que confiam em sua própria força, do mesmo modo jamais abandonas aqueles que se gloriam em tua misericórdia; por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém. — BCP

Palavra

5. Primeira Leitura: Provérbios 22: 1–2, 8–9, 22–23
+ Um bom nome +
6. Confissão | Chamada, Oração e Declaração de Perdão
7. Salmodia: | Salmo 125
+ Confiai no Senhor +
[Introdução e Oração Breves; Leitura Responsiva.]
8. Saudação Mútua (passado a Paz)
9.
Cânticos /Hinos
10.
Orações: Ação de Graças, Intercessão, Petições, por Iluminação
11. Sermão/Homilia
[Perícope do Lecionário. Se o Evangelho for escolhido,
a Epístola pode ser lida na liturgia da Mesa ou no Envio]

Mesa

12. Leitura do Evangelho: Marcos 7: 24–37
+
Cristo cura uma menina e um homem surdo +
13. Ofertório
|Chamada, Ofertório e Dedicação
14. Ceia do Senhor/Eucaristia: Evangelho, Oração do Senhor, Credo

Envio

15. Segunda Leitura: Tiago 2: 1–17
+ Cristo cura uma menina e um homem surdo +
16. Envio
17. Bênção





C — A Semana | 06 a 12 de Setembro

Panorama da Semana

Tempo de Preparação — Quinta-feira a Domingo
Salmo 125 Confie em Deus, que cerca os mortais..

Quinta-feira
Provérbios 1: 1–19
Evite o violento.
Romanos 2: 1–11 O julgamento de Deus se aplicará a todos. Não julgue a outra pessoa, pois se você fizer isso, você se condenará.

Sexta-feira
Provérbios 4: 10–27
Ande no caminho reto, não no caminho dos ímpios.
Romanos 2: 12–16 São os praticantes da lei, não os ouvintes que são justos diante de Deus.

Sábado
Provérbios 8: 1–31
A sabedoria chama aqueles que precisam dela.
Mateus 15: 21–31 Jesus cura a filha da mulher cananéia e muitas outras ao longo do mar da Galiléia.

Domingo
Provérbios 22: 1–2, 8–9, 22–23
Um bom nome é melhor que grandes riquezas.
Tiago 2: 1–17 O pecado do favoritismo
Marcos 7: 24–37 Jesus cura a filha de uma mulher gentia.

Tempo de Reflexão — Segunda a Quarta-feira
Salmo 73: 1–20 O ímpio cairá na ruína.

Segunda-feira
Provérbios 8: 32–9: 6
Aquele que encontra sabedoria encontra a vida.
Hebreus 11: 29–12: 2 Visto que temos uma nuvem de testemunhas tão grande nos cercando, deixamos de lado todo peso e o pecado que nos enlaça.

Terça-feira
Provérbios 11
Sem orientação, as pessoas caem; com muitos conselheiros há libertação.
Hebreus 12: 3–13 Suportem as dificuldades como disciplina, pois Deus está tratando você como crianças. Portanto, levante as mãos caídas, fortaleça os joelhos e faça caminhos retos para os pés, de modo que o que é manco não seja tirado da articulação, mas sim curado.

Quarta-feira
Provérbios 14: 1–9
O zombador busca sabedoria sem encontrá-la. O conhecimento vem facilmente para o discernente.
Mateus 17: 14–21 Jesus cura um menino que os discípulos não puderam curar. Ele explicou que, se tivessem fé do tamanho de um grão de mostarda, nada seria impossível para eles.


D. Temas

Evangelhos, Epístolas e Salmos

Agir em nossa fé é a ênfase novamente em nossas leituras. Na leitura da epístola de domingo, Tiago diz o seguinte (NVT):

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Paulo diz algo semelhante em nossa epístola de sexta-feira: “Porque não são os ouvintes da lei que são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei, que serão justificados.”

O Salmo nos lembra de fazer o bem:

O cetro dos ímpios não prevalecerá
sobre a terra dada aos justos;
se assim fosse,
até os justos praticariam a injustiça.
Senhor, trata com bondade
os que fazem o bem,
os que têm coração íntegro.
Mas aos que se desviam
por caminhos tortuosos,
o Senhor infligirá o castigo dado aos malfeitores.

Haja paz em Israel!

Devemos agir como Deus age, e as ações de Deus são descritas nos Salmos.

Em nossa leitura do evangelho do domingo, uma mulher siro-fenícia — uma pessoa de fora — vem pedir a Jesus que cure a sua filha. A princípio, Jesus insulta-a, dizendo: “não é justo pegar a comida das crianças e jogá-la aos cães”. Ela não aceitou um não como resposta e respondeu: “até os cachorrinhos debaixo da mesa comem as migalhas dos filhos.” Em resposta, Cristo curou sua filha. O ponto, pelo menos para mim, é que ela agiu. A leitura do evangelho no sábado nos dá a versão de Mateus dessa história.

O evangelho de quarta-feira envolve Jesus curando um menino que seus discípulos não conseguiram curar. Ele diz a eles que se eles tivessem fé tão grande como uma semente de mostarda, nada seria impossível para eles. Esse é o tipo de fé pela qual eu oro. Ele também diz que o jejum e a oração são necessários para derrotar o demônio desse menino.

Também lemos da Carta aos Hebreus; uma das leituras tem uma passagem favorita:

“Portanto, uma vez que estamos cercados por tão grande nuvem de testemunhas, deixemos também de lado todo peso e o pecado que se apega tão de perto, e corramos com perseverança a corrida que está estabelecida diante de nós, olhando para Jesus, o pioneiro e consumador da nossa fé, que por causa da alegria que foi colocada diante dele suportou a cruz, desconsiderando sua vergonha, e tomou seu lugar à destra do trono de Deus ”.

Quando eu estava lendo esta semana, vi algo novo nela. O escritor está nos dizendo para deixar de lado todo peso. Não apenas o peso do pecado, mas o peso da preocupação, o peso do desespero e o peso do desamparo.

Escrituras Hebraicas

Na série semi contínua, estamos lendo Provérbios. Provérbios é parte da literatura de sabedoria da Bíblia, que também inclui Jó, Eclesiastes e os livros deuterocanônicos ou apócrifos Eclesiástico e Sabedoria de Salomão. A palavra sabedoria ocorre quarenta e duas vezes em Provérbios, dezoito vezes em Jó, vinte e oito vezes em Eclesiastes, sessenta vezes em Eclesiástico e trinta vezes em Sabedoria. Estes livros estão preocupados tanto com sabedoria prática como em entender a sabedoria e a sua relação com Deus. Sabedoria pode significar aforismos, instruções para a juventude, conhecimento mágico dos deuses (como em juramentos), discernimento real (como em Salomão) e investigação crítica. Agora sabemos que existem escritos de sabedoria mesopotâmica e egípcia; isso faz com que a ideia de que os livros de sabedoria sejam meras destilações da lei seja menos provável. Os estudiosos acham que os livros provavelmente foram escritos por escribas ou outros a serviço do rei ou do sacerdócio. Esta informação é de “Introdução à Literatura da Sabedoria”, de Richard J. Clifford, S.J., no volume V da The New Interpreter’s Bible.

Que essas leituras tragam uma bênção em sua vida e o movam a agir para trazer o reino de Deus à Terra.

Mike Gilbertson

Fonte: The Lectionary Company

E. Enredo de Domingo

Tom Wright

Os comentários de Tiago sobre fé e obras, parte de sua ampla aplicação da “lei da liberdade” (1.25, 2.12), tornaram-se famosos por causa de sua aparente contradição com a insistência de Paulo na justificação somente pela fé. Talvez seja por isso que sua forte ênfase na regra “nenhum favorito na igreja” (2.1–7) foi tantas vezes ignorada; se Lutero disse que Tiago era uma epístola de palha, quem somos nós para levá-lo a sério? Assim, toda a tradição da Sabedoria em ambos os Testamentos (considerar a proximidade de Tiago com Provérbios, tanto no estilo quanto no conteúdo) é frequentemente deixada de lado.

Aqui, porém, é Lutero, e não Tiago, que é feito de palha. Quando Tiago diz “fé”, ele quer dizer uma fórmula verbal, o consentimento intelectual ao monoteísmo judaico (2,15, 19); para Paulo, “fé” é a resposta de “fidelidade” que Deus buscou de Israel, encontrou em Jesus e evoca através do evangelho. Quando Tiago fala de “obras”, ele não quer dizer a tentativa de ganhar a própria salvação por esforço moral, nem a tentativa de confinar a graça de Deus àqueles que podem realizar “obras da Torá”, isto é, os judeus. Em vez disso, ele quer dizer os efeitos externos que a fé deve ter para ser genuína — o que o próprio Paulo chama de “fé operando através do amor” (Gálatas 5.6). Tiago e Paulo, de formas diferentes, estão se opondo às tentativas dos judeus de buscar segurança na identidade étnica sem a necessidade da graça transformadora da vida desvelada em Jesus.

Além disso, a principal preocupação de Tiago é a salvação (2,14), isto é, a justificação final, que Paulo também alinha com as boas obras (Romanos 2.6–11, também interessante num contexto em que “sem parcialidade” é um tema importante). Quando Paulo fala de “justificação pela fé” em Romanos e em Gálatas, ele está falando da justificação atual que antecipa esse veredicto final. Paulo e Tiago estão cantando diferentes partes dentro da maior harmonia do evangelho.

Essa harmonia inclui Marcos 7 também. Jesus colocou uma bomba-relógio ao lado das instituições judaicas que enfatizavam a separação étnica; ele é agora confrontado com a necessidade de explodi-la, mais cedo do que o esperado. “Você não pode dar o pão das crianças para os cachorros”; um ditado duro, dificilmente um dos primeiros cristãos teria inventado, mas transformando rapidamente em aceitação calorosa da fé gentia. Embora Jesus (como muitos judeus daqueles dias) claramente vislumbrasse um tempo futuro em que os gentios viriam a compartilhar as bênçãos do reino (pense no servo do centurião e nos comentários de Jesus sobre esse incidente em Mateus 8.10–12), ele parece surpreender-se que tudo esteja acontecendo tão rapidamente. Não há mais privilégio para as “os filhinhos”; todos podem ser curados, todos devem ouvir e logo.

O reino está avançando, e é imperativo que ele ensine aos discípulos seu significado o mais rápido possível. Marcos, aqui como em outros lugares, usa a história do surdo-mudo como parte de seu desenvolvimento até o tempo em que os discípulos, no próximo capítulo, ouvirão claramente e poderão falar a verdade sobre Jesus.

Tom Wright, Twelve Months of Sundays:
Biblical Meditations on the Christian Year.



F — Ensinando Crianças

Sunday Connection

Leitura do Evangelho
Marcos 7: 31–37
Jesus restaura a audição e a fala de um homem.

Fazendo a conexão (Grades 1, 2 e 3)

As crianças pequenas têm o prazer de participar compartilhando boas notícias com outras pessoas. Podemos convidá-los a participar da missão da Igreja de compartilhar as boas novas de Jesus com os outros.

Material necessário

  • Um saco de doces

Preparação para as leituras bíblicas dominicais
Peça um voluntário. Chame uma criança à parte e diga a ele: Eu tenho doces em uma sacola embaixo da mesa. Diga ao voluntário para voltar ao grupo e tentar contar esse segredo para as outras crianças movendo silenciosamente os lábios. Diga ao resto da turma que eles terão uma surpresa quando todos tiverem aprendido o segredo. As crianças podem ajudar-se a descobrir o segredo, mas precisam fazê-lo sem falar. Depois de tempo suficiente, peça ao voluntário para dizer o segredo e depois distribua o doce.

Pergunte: Como se sentiu ao tentar descobrir o segredo sem poder ouvir ou falar? A leitura do Evangelho desta semana conta como Jesus curou um homem que não era capaz de ouvir e também não podia falar bem.

Leia o evangelho de hoje, Marcos 7: 31–37.

Pergunte: Se você viu Jesus fazer algo tão maravilhoso, você acha que poderia manter isso em segredo? Vamos perguntar ao nosso voluntário se não ser capaz de usar palavras foi fácil.

Diga: os cristãos são como o homem e seus amigos no evangelho de hoje. Temos ótimas notícias sobre Jesus que não podemos deixar de compartilhar com outras pessoas para que também conheçam o amor de Jesus.

Conclua em oração juntos, pedindo a Deus para nos ajudar a compartilhar as boas novas do amor de Deus com os outros.


G. Catecismo Nova Cidade

Pergunta 2: Quem é Deus?

Deus é o criador e sustentador de todos os seres humanos e de todas as coisas. Ele é eterno, infinito e imutável em seu poder e sua perfeição, em sua bondade e glória, em sua sabedoria, justiça e verdade. Nada acontece exceto por meio dele e por sua vontade.

Salmos 86.8–10, 15
Senhor, não há deuses semelhantes a ti, nem há obras como as tuas.
Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor,
e glorificarão teu nome.
Pois tu és grande e operas maravilhas. Somente tu és Deus.
Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno,
paciente e grande em misericórdia e verdade.

Comentários

Oração
Criador e Sustentador nosso, tudo se mantém em ti. A menor criatura é conhecida por ti e o exército mais poderoso está ao teu dispor. Tu governas com justiça. Ajuda-nos a confiar em tua bondade em tudo o que quiseres. Amém.



Acompanhe as referências diariamente pelo link: bit.ly/lecionario

Lecionário

Written by

Recursos para as Liturgias do Discipulado conforme o Ciclo de Leituras do Ano Cristão | www.lecionario.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade