Décimo Terceiro Domingo do Tempo da Trindade
14 de agosto de 2016 — (Próprio 15)

Jeremias 23: 23–29
Salmo 82
Hebreus 11: 29–12: 2
Lucas 12: 49–56
Preparação
Nós olhamos para ti, Senhor Jesus,
porquanto suportaste a vergonha da cruz por nós,
e agora estás altamente exaltado.
Restaura-nos e dá-nos a vida, ó Senhor.
Que o teu rosto brilhe sobre nós,
para que sejamos salvos.
Salmo
Salmo 82
Salmo de Asafe
Deus preside a assembleia divina;
ele estabelece seu juízo no meio dos deuses.
Até quando julgareis injustamente
e favorecereis os ímpios? [Interlúdio]
Fazei justiça ao pobre e ao órfão;
procedei com retidão para com o aflito e o desamparado.
Livrai o pobre e o necessitado,
livrai-os das mãos dos ímpios.
Eles nada sabem, nem entendem;
vagueiam pelas trevas;
todos os fundamentos da terra se abalam.
Eu disse: Vós sois deuses,
e todos sois filhos do Altíssimo.
Todavia, como homens, morrereis e,
como qualquer dos príncipes, caireis.
Ó Deus, levanta-te, julga a terra;
pois a ti pertencem todas as nações.
Oração
Senhor Soberano,
a tua justiça e a tua misericórdia superam
o que podemos conhecer ou imaginar.
Abre os nossos olhos, para que à medida que alimentamos os famintos, acolhemos o estrangeiro, cuidamos do doente, visitamos o prisioneiro, e defendemos os fracos, possamos ver o teu Filho, Jesus Cristo,
e sermos recebidos no reino que Ele preparou para nós.
Amém.
Primeira Leitura
Jeremias 23: 23–29
Diz o SENHOR: Sou eu apenas Deus de perto?
Não sou também Deus de longe?
Pode alguém esconder-se em esconderijos
sem que eu o veja?, diz o SENHOR.
Não sou eu o que enche os céus e a terra?, diz o SENHOR.
Tenho ouvido o que dizem esses profetas que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando se achará isso no coração dos profetas que profetizam mentiras e o engano do próprio coração? Com os sonhos que relatam uns aos outros, eles planejam fazer o meu povo se esquecer do meu nome, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho, conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Que tem a palha em comum com o trigo?, diz o SENHOR. Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como martelo que esmaga a rocha?
Confissão/Oração
Misericordioso Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nós confessamos que temos pecado por pensamentos, palavras e obras. Nós não temos Te amado de todo nosso coração, nem amado ao nosso próximo como a nós mesmos. Em tua misericórdia perdoa a nós que recorremos a Ti, ajudando-nos a emendarmo-nos, e sermos dirigidos por ti, para que sejamos justos, misericordiosos e andemos segundo o Teu querer, ó nosso Deus. Amém.
Doxologia
Demos glória a Deus Pai onipotente
e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
e ao Espírito que habita em nosso peito *
pelos séculos dos séculos. Amém.
Ofertório
Não só essas demonstrações de nosso amor, ó Senhor,
mas a nossa forma de estar no mundo testemunhem a nossa fé em ti.
Que possamos declarar a grandeza da tua glória por atos de fé cada vez maiores, com uma vida vivida em obediência confiante, integridade esperançosa, e mordomia grata.
Que este ato de partilha e a orientação do nosso coração sejam agradáveis a ti, em nome de Jesus. Amém.
Segunda Leitura
Hebreus 11: 29–12: 2
Pela fé, os israelitas atravessaram o mar Vermelho, como se estivessem em terra seca. Ao tentarem fazer o mesmo, os egípcios afogaram-se.
Pela fé, os muros de Jericó caíram, depois de rodeados por sete dias. Pela fé, a prostituta Raabe não morreu com os desobedientes, pois acolheu em paz os espias.
E que mais direi? Pois me faltará tempo se eu falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. Estes, por meio da fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca de leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. Algumas mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos. Alguns foram torturados e não aceitaram ser livrados, para alcançar uma melhor ressurreição; e outros experimentaram zombaria e espancamentos, correntes e prisões. Foram apedrejados e provados, serrados ao meio, morreram ao fio da espada, andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados. O mundo não era digno dessas pessoas. Andaram vagando por desertos e montes, por cavernas e buracos da terra.
E todos eles, embora recebendo bom testemunho pela fé, não obtiveram a promessa; visto que Deus havia providenciado algo melhor a nosso respeito, para que, sem nós, eles não fossem aperfeiçoados.
Portanto, também nós, rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, depois de eliminar tudo que nos impede de prosseguir e o pecado que nos assedia, corramos com perseverança a corrida que nos está proposta, fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, o qual, por causa da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha que sofreu, e está assentado à direita do trono de Deus.
Evangelho
Lucas 12: 49–56
49 Vim lançar fogo sobre a terra; e que mais quero, se ele já está aceso? 50 Há um batismo com o qual serei batizado; e como me angustio até que ele aconteça! 51 Pensais que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo; mas, sim, divisão. 52 Pois daqui em diante cinco pessoas estarão divididas numa casa; três contra duas, e duas contra três; 53 estarão divididos pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra.
54 E ele também dizia às multidões: Quando vedes aparecer uma nuvem no ocidente, logo dizeis: Vai chover; e chove; 55 e quando vedes soprar o vento sul, dizeis: Vai fazer calor; e faz. 56 Hipócritas! Sabeis decifrar o aspecto da terra e do céu; então, como não sabeis decifrar este tempo?
Credo Apostólico
Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra,
e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor,
o qual foi concebido por obra do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao Hades; ressuscitou ao terceiro dia,
subiu ao céu, e está sentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso,
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição do corpo,
e na vida eterna.
Amém.
Coleta
Deus Onipotente, que deste teu único Filho não só em sacrifício pelo pecado, mas também para exemplo de santidade, dá-nos a graça de sempre receber com gratidão os frutos de sua obra redentora e de seguir diariamente os bem-aventurados passos de sua santíssima vida. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Bênção
Vamos seguir a Espírito Santo ao sairmos deste lugar, e “corramos com perseverança a corrida que nos está proposta, fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, o qual, por causa da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha que sofreu, e está assentado à direita do trono de Deus”.
Confiai em Cristo, que nos aperfeiçoa com os nossos antepassados, e que, por meio da fé, possamos receber com eles a herança prometida.
Ide, pois, e servi fielmente o Senhor,
nesta bendita segurança e paz.
Notas:
Salmo 82.1 Ou É Deus quem preside na suprema assembléia; no meio dos poderosos, ele é o juiz; ou ainda no meio dos juízes, ele é o juiz.
Hebreus:
11.31 Ou incrédulos
11.37 Alguns manuscritos não trazem postos à prova.