O Ofício Diário

http://www.firstthings.com/blogs/firstthoughts/2010/02/the-daily-office

David T. Koyzis

Mais de três décadas atrás eu descobri uma forma de oração que transformou o que até então tinha sido uma vida de oração débil. É variavelmente chamada o Ofício Diário, Ofício Divino ou Liturgia das Horas, e tem suas origens nas comunidades monásticas dos primeiros séculos cristãos, particularmente aquelas influenciadas pela Regra de São Bento. A minha introdução inicial a isso veio na forma de um pequeno volume comprado na livraria do Luther Theological Seminary, em St. Paul, Minnesota: ed. Herbert Lindemann, The Daily Office (O Ofício Diário), com o subtítulo, “Matinas e Vésperas, com base em padrões litúrgicos tradicionais, com Leituras das Escrituras, Hinos, Cânticos, Litanias, Coletas e o Saltério, projetado para a devoção privada ou Adoração Coletiva” (St. Louis: Concordia, 1965). Embora sua linguagem seja agora um pouco antiquada, eu o achei um livro maravilhoso, cheio de riquezas dos séculos cristãos, alguns dos quais eram familiares para mim, mas muito do qual naquele momento não era. Tendo crescido Presbiteriano, com uma permanência temporária na juventude entre os batistas, a minha descoberta deste antigo padrão de oração foi um abrir de olhos. Eu senti como se algo de grande valor tivesse sido escondido de mim até então.

Para o benefício dos evangélicos norte-americanos para quem este é desconhecido, o Ofício Diário é uma forma de oração que cresce a partir das horas canônicas observadas nos mosteiros. Estas são espaçados cerca de três horas de intervalo e, na tradição ocidental, incluem Matinas, Laudes, Primeira, Terça, Sexta, Nona, Vésperas e Completas. Daí o nome Liturgia das Horas. Cada um destes ofícios é composto pelos seguintes itens mais ou menos em ordem: versículo de abertura da oração (por exemplo, o Salmo 51:15 ou 70: 1); seguido pelo Salmo 95 (para Matinas) ou outro cântico; um ou mais salmos adicionais; leituras do Antigo Testamento, Epístolas e Evangelhos; outro cântico (por exemplo, Te Deum, Benedictus ou Magnificat); o Kyrie (“ Senhor tem piedade!” ); petições; o Pai Nosso; coletas; e uma doxologia de encerramento ou bênção. As orações e leituras são estruturadas de acordo com o calendário tradicional da igreja.

Fora dos mosteiros as horas canônicas foram abreviadas para dois ou três ofícios de oração por dia, geralmente Matinas e Vésperas, e às vezes Completas também. O Livro de Oração Comum prescreve dois ofícios diários de oração: a oração da manhã, que combina Matinas e Laudes, e Vésperas, uma combinação de Vésperas e Completas.

E se todos os cristãos vivessem em comunidades onde a oração da manhã, da tarde e da noite fossem feitas em uma base diária? Muçulmanos comuns oram cinco vezes por dia. Parece que os antigos israelitas oravam em qualquer lugar de três a sete vezes por dia (Daniel 6:10; Salmos 119: 164; cf., Atos 10: 9). Como isso mudaria a nossa relação comunal com Deus? Como isso poderia alterar a maneira como vivemos nossas vidas juntos? Suspeita-se que, pela graça de Deus, a adoção geral do princípio beneditino de ora et labora poderia mudar a história. Oro a Deus que assim seja.