Sexto Domingo da Páscoa

1º de maio de 2016

As mãos de João, o Evangelista, 1301–1302, Cimabue, Piazza del Duomo, Pizza, Itália.

Temas

À medida que seguimos o exemplo dos primeiros cristãos, como aquele de Lídia (Atos 16: 9–15), louvamos a Deus e pedimos Suas bênçãos (Salmo 67), a presença do Espírito Santo (Jo 14: 23–29) e a cura de nossas doenças do pecado (Jo 5: 1–9). Nós antecipamos a vida na luz de Sua presença para sempre (Ap 21:10, 22–22: 5). Que todos o louvem e esperem na luz da sua ressurreição*.

Leituras bíblicas

Atos 16: 9–15
Salmo 67
Apocalipse 21:10, 22–22: 5
João 14: 23–29 ou João 5: 1–9**

Convite ao Culto / Salmo 67

“Ao regente do coro: para instrumentos de cordas 
Salmo; um cântico”

Que Deus se compadeça de nós e nos abençoe; 
e faça resplandecer seu rosto sobre nós, [Interlúdio]
para que se conheçam seu caminho na terra 
e sua salvação entre todas as nações.

Louvem-te os povos, ó Deus, 
louvem-te todos os povos.

Alegrem-se e regozijem-se as nações, 
pois julgas os povos com equidade 
e guias as nações sobre a terra. [Interlúdio]
Louvem-te os povos, ó Deus, 
louvem-te todos os povos.

A terra tem produzido seu fruto; 
e Deus, o nosso Deus, nos tem abençoado.
Deus nos tem abençoado; 
e todos os confins da terra o temerão!

Confissão

Deus Todo-poderoso, nosso Pai celestial: Pecamos contra ti, por nossa culpa, em pensamento, em palavra e em ação, e também pelo que deixamos de fazer. Por causa do teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perdoa-nos todos os delitos; e concede que possamos servir-te em novidade de vida, para a glória do teu nome. Amém.***

Primeira Leitura:

Atos 16: 9–15

De noite, Paulo teve uma visão; nela, em pé, um homem da Macedônia suplicava-lhe: Vem para a Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve essa visão, logo procuramos partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.

Navegando de Trôade, fomos em linha reta para a Samotrácia, e no dia seguinte para Neápolis. De lá fomos para Filipos, colônia romana e a cidade mais importante desse distrito da Macedônia. Ali ficamos alguns dias.

No sábado, saímos da cidade para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração. E, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. Uma das mulheres que nos ouviam, chamada Lídia, vendedora de tecidos de púrpura, da cidade de Tiatira, era temente a Deus. O Senhor lhe abriu o coração para acolher as coisas que Paulo dizia. Depois de batizada com as pessoas de sua casa, ela nos suplicou: Se me considerais crente no Senhor, entrai e permanecei em minha casa. E nos compeliu a isso.

Oferta

Deus vivo, que nos deste tanto em Jesus Cristo:
esperança, alegria e paz.
Acima de tudo, que nos deste a vida!
O que podemos dar em troca?
Se o mundo inteiro fosse nosso, não seria suficiente.
O pouco que temos humildemente oferecemos a ti.
Mil, mil agradecimentos são devidos,
mui querido Jesus, a ti. Amém! ****

Evangelho

João 14:23–29

23 Jesus lhe respondeu: Se alguém me amar, obedecerá à minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não obedece às minhas palavras. A palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.

25 Essas coisas vos tenho falado enquanto ainda estou convosco. 26 Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Eu não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração nem tenha medo.

28 Ouvistes o que eu vos disse: Irei e voltarei para vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque eu vou para o Pai; pois o Pai é maior do que eu. 29 Eu vos digo isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, possais crer.

Envio / Segunda Leitura

Apocalipse 21:10, 22–22: 5

Ele me levou em espírito a um monte grande e alto, e mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus.

Nela não vi santuário, pois seu santuário é o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela brilhem, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada.As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. Suas portas não se fecharão de dia, e ali não haverá noite; para ela virão a glória e a honra das nações. Nela não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Então, o anjo mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da praça da cidade. De ambos os lados do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. Ali jamais haverá maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro; seus servos o servirão e verão a sua face, e na testa deles estará o seu nome. Não haverá mais noite, e não precisarão de luz de lâmpada nem da luz do sol, porque o Senhor Deus os iluminará, e eles reinarão pelos séculos dos séculos.

Bênção

Graça a vós e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e da parte de Jesus Cristo, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra, que é a fiel testemunha. Àquele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados pelo seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para Deus, seu Pai; a ele sejam glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém*****.


* Thomas Oden, Ancient Christian Devotional
** Livro de Oração Comum Brasileiro
*** Revised Common Lectionary
**** The Worship Sourcebook
***** Ap 1: 4–6
****** Arte: http://diglib.library.vanderbilt.edu/act-imagelink.pl?RC=47001