Transfiguração

Lecionário
Feb 25, 2017 · 2 min read

Como foi revelada a glória de Jesus Cristo

Seis dias depois, Jesus tomou Pedro, Tiago e João e levou-os em particular a um alto monte; e foi transfigurado diante deles. As roupas dele resplandeceram e ficaram extremamente brancas, como nenhum lavandeiro na terra poderia branqueá-las. Então Elias e Moisés apareceram diante deles; e falavam com Jesus. — Mc 9. 2–4

Registrada em três dos Evangelhos (Mt 17.1–8; Mc 9. 2–8; Lc 9. 28–36). e evidentemente planejada por Jesus para que Pedro, Tiago e João vissem e testificassem (Mt 17. 9; cf. 2 Ped 1. 16–18; Jo 1.14), a Transfiguração foi um evento significativa na revelação da divindade de Jesus. A transformação por que passou o Senhor divino-humano enquanto orava (Lc 9. 29) foi de um certo ponto de vista uma prova das coisas que virão: foi uma transição momentânea da glória divina, nele escondida e que marcou seus dias na terra, para a revelação daquela glória que Ele terá quando retornar e que nos permitirá vê-lo como Ele é. Foi também uma transição da condição humana, tal como é em nós agora, para a que será no Dia da Ressurreição (Fp 3. 20–21).

A luz resplandecente que emanou de Jesus através de suas vestes, quando seu rosto se transformou (Lc 9. 29), era a glória intrínseca a Ele como o Filho divino, “o resplendor da glória de Deus” (Hb 1. 3). A voz de dentro da nuvem confirmou a identificação que a visão já havia dado.

A Transfiguração era também um evento significativa na revelação do reino de Deus (isto é, o reino do Messias, o Salvador-Rei profetizado de Deus, em termos do qual o reino de Deus é definido). Moisés e Elias representavam o testemunho da lei e dos profetas a Jesus e sendo por Ele substituídos. A “partida” (em grego exodos), da qual eles e Jesus falaram (Lc 9. 31) deve ter sido a sua morte, ressurreição e ascensão. Este não foi tão-somente um meio de deixar este mundo, mas também um meio de redimir seu povo, tal como o exodos do Egito, que Moisés liderou, foi a redenção de Israel da escravidão.

Em seguida à Transfiguração, Jesus encobriu sua glória e desceu do monte para ministrar uma vez mais e, no devido tempo, sofrer para nossa salvação. F. B. Meyer comenta: “A porta através da qual Moisés e Elias chegaram permaneceu aberta, e por ela nosso Senhor poderia ter retornado. Mas, se o fizesse, Ele jamais poderia ter sido o Salvador do gênero humano. Ele sabia disto, e por isso voltou sua face para o Calvário.”

J. I. Packer, Teologia Concisa, Ed. Cultura Cristã.

Lecionário

Written by

Recursos para as Liturgias do Discipulado conforme o Ciclo de Leituras do Ano Cristão | www.lecionario.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade