Mecânicas Resolutivas ou “Resolvendo Conflitos e Impasses”

por Júlio Matos


Olá pessoal

Dando prosseguimento a nossa série de artigos, focando em alguns conceitos básicos e aplicados de game design, vamos falar hoje da forma como seu jogo “para ou anda”.

No nosso primeiro artigo (que você confere clicando aqui) falamos de dois tipos bem abrangentes de mecânicas e na sua função para o jogo de provocar uma decisão ou alterar o status para uma decisão futura. Esta construção no campo teórico é extremamente abrangente, por isso, vale a pena detalharmos mais estes conceitos para o campo prático.

Quando falamos “Mecânica Resolutivas” estamos abordando mecânicas que solucionam conflitos e impasses (sabemos que ambas palavras podem ser utilizadas para definir uma mesma situação, mas usaremos elas separadas para fins didáticos). Um conflito pode ser um desejo do jogador em fazer algo que interfere na ação de outro jogador. Um impasse se configura quando o jogador interfere no fluxo de jogo.

confira esta e outras ofertas em www.lends.com.br

Quando você tem um conflito entre dois jogadores, algumas coisas precisam ficar claras nas mecânicas para esta resolução:

- Os participantes do conflito (que podem ser um ou mais jogadores) precisam estar cientes de todas as escolhas possíveis. Isto pode não ser tão simples ou óbvio, porém planejar uma interface de informações que dê alcance aos jogadores de suas possibilidades torna a decisão tomada por eles durante o conflito muito mais significativa.
- Não desconecte o resultado do conflito do resto do jogo. Isso pode ser mais complexo de se entender, mas de forma rápida, seria desconsiderar as decisões anteriores dos jogadores até aquele momento (suas progressões ou estratégias) e fechar as mecânicas apenas ao conflito posto valendo para resoluções aleatórias ou projetadas. O senso de “continuidade” amplia o significado do conflito para o jogador.
- Promova resoluções rápidas. Mesmo que o conflito em seu jogo seja formado de várias etapas, a cada resolução (a hora em que se verifica quem sairá prevalecendo do conflito) invista em formatos visualmente amigáveis e rápidos de serem compreendidos. Um conflito é parte importante de um jogo, mas deve ser simples entender quem levou a melhor depois das escolhas feitas.

Quando você precisa resolver uma situação que abre 2 caminhos futuros em seu jogo, estamos falando de um impasse que interfere no Fluxo de jogo. Algumas questões são importantes para se construir boas mecânicas de resoluções de impasse.

- Deixe claro o conjunto de opções. Mesmo que o resultado das opções seja pouco mensurável, ter ciência do conjunto de possibilidades de forma clara, objetiva e conectada com as decisões anteriores (exatamente como no caso do conflito) ajudam o jogador a estabelecer um senso de continuidade no jogo. No caso do impasse é mais significativo ainda esta relação do progresso no conjunto de decisões pois não há o fator caótico das decisões de outros jogadores.
- Invista mais em variabilidade do que em aleatoriedade. É fácil confundir esses dois conceitos ao construir um jogo, principalmente sob a justificativa de tornar o jogo menos “previsível” ou “aumentar rejogabilidade”. Porém é uma armadilha comum onde nos enredamos, pois, o jogador entende o fluxo de jogo a partir de uma lógica proposta pelas decisões que o jogo lhe apresenta. Para ele um elemento que emerge sem conexão com o contexto de suas decisões anteriores será muito menos verossímil do que um dragão cuspindo fogo na sala de jantar. A variabilidade considera a herança das outras mecânicas, enquanto a aleatoriedade randomiza fora de contexto. Mantenha-se fiel ao contexto ao colocar resultados variáveis e seus impasses.
- Não se resuma a impasses binários. Mesmo com uma grande variabilidade, os impasses podem se tornar repetitivos se todos forem apenas escolhas entre “sim ou não” ou “A e B”. Invista em escolhas múltiplas com múltiplas implicações e encadeie seus resultados de forma a influenciarem estrategicamente o jogo como um todo.
Venha curtir, conhecer novos jogos e fazer amigos!

Tendo em mente estas questões é possível estruturar melhor suas escolhas de mecânicas resolutivas, buscando um jogo coeso e que seja uma experiência significativa para os jogadores.

Até a próxima pessoal.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Lends Club’s story.