Playterça

Valorizando e desenvolvendo o Game Design nacional


Este primeiro artigo vem para comemorar a abertura do Lends Club, um novo espaço na cidade de Porto Alegre/RS para a prática de jogos analógicos (Board Games, Card Games e Jogos de Experiência Narrativa).

Aproveitando a criação do espaço, decidimos estabelecer um dia fixo na semana para investir na cena Nacional de game design de jogos, reunindo caras que já vem produzindo jogos em uma mesa presencial para testar os jogos de autores nacionais em fase de desenvolvimento.

O objetivo do grupo “Playterça” é uma análise crítica e funcional dos projetos em desenvolvimento, buscando fornecer ferramentas para a continuidade do projeto e não apenas uma série de críticas. Nossa preocupação principal é com o contexto e com a possibilidade de conclusão do jogo, indo além de apenas um conjunto de opiniões baseadas em nossos gostos pessoais. Pretendemos entregar a todos os designers que nos enviarem seus jogos um relatório por escrito

Para isso, nosso primeiro encontro (que ocorre agora todas as terças a partir das 18h), definiu nossa Metodologia de trabalho, dividida em 4 tópicos:

1 Primeiras Impressões

Neste tópico analisaremos o impacto inicial do jogo, seu manual e clareza, os componentes e as interfaces que ele apresenta, nos instigando ao game play.

2 Proposta

Aqui faremos inferências quanto a proposta de experiência e conjunto de mecânicas que o designer escolheu para o jogo. Será uma espécie de “o que ele quer com esse jogo” e a partir destas conclusões, o designer pode perceber se o jogo, ao impactar o jogador, transmite aquilo que ele presumia em sua intenção de design.

3 Pontos Fortes e Fracos

Vamos listar o que acreditamos ser os pontos onde o jogo melhor se alinhou com sua proposta, se mostrando conciso e completo, e os que pior conectou os jogadores a experiência. A ideia é apontar quais mecânicas trabalham para a experiência de jogo pretendida e quais estão colaborando pouco.

4 Timeline

Neste estágio onde já teremos analisado boa parte do jogo, tentaremos estabelecer um grau de “quão pronto está o jogo” dada a experiência que ele evoca. A tentativa é auxiliar o designer a definir “o fim” de seu projeto e não cair na maldita “espiral do ajuste” que acaba criando “monstros” que nunca são finalizados. ☺

  • Alpha: ainda não há objetivos de conclusão do jogo (ou estes não ficaram evidentes) sendo apenas um conjunto de mecânicas.
  • Beta: O Jogo pode ser concluído neste estágio, com sua mecânica central evidente.
  • Quase Pronto: O jogo tem além da mecânica central e objetivos, uma série de subsistemas a serem lapidados, que podem estar sobrando ou fazendo falta para a proposta.
  • Pronto: Significa que é hora de parar e decidir o que fazer com o jogo, pois ele está pronto e não carece mais de novos ajustes.

Para quem ficou interessado em enviar seus jogos para testes, conheça o sistema do Lends Club para se tornar um sócio. Estaremos testando, além dos nossos jogos e de produtoras nacionais estabelecidas, os jogos de sócios que produzem de forma independente, sem suporte de empresas.

Torne-se sócio do Lends Club e envie seu protótipo pra gente, pois teremos imensa satisfação em testá-lo. ☺

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Lends Club’s story.