Ideias diferentes para ajudar você a enfrentar 2016

A conversa é simples e direta: 2016 é um touro de ventas dilatadas, soltando fumaça e prestes a carimbar a Primeira Lei de Newton no seu traseiro. Você pode fingir que é com outra pessoa ou fazer algo a respeito. Pode pular sete ondinhas na praia ou se preparar. E aí, como vai ser?

Aqui vão alguns livros escritos na última década e ainda capazes de provocar atividade sísmica em suas opiniões sobre a vida, o trabalho, a política, a religião, a ciência… E já que sobrevivemos a mais uma temporada, não custa tentar um recomeço diferente. Feliz ano novo!

De Onde Vêm as Boas Ideias

Ideias precisam do lugar certo para florescer. A imagem do gênio que desloca o eixo do mundo após ser arrebatado por uma epifania é bonita, mas mentirosa. Steven Johnson mostra que existe um padrão em todo pensamento criativo, e quanto mais cedo você entender isso, melhor. Ambiente é tudo, e tempo também é importante. Não tenha pressa.

Rápido e Devagar. Duas Formas de Pensar

Intuitivo, em geral, é o sujeito que vive tirando conclusões apressadas e quase sempre equivocadas sobre tudo. Aprenda a diferenciar uma intuição legítima de um mecanismo de proteção ancestral do seu cérebro. (Inclui histórias assustadoras sobre juízes com fome, políticos bonitões, estereótipos e outras mazelas).

Maestria

Sentados à mesa estão Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Charles Darwin, Mozart e outros mais, num magnífico grupo de autoajuda em que todos contam suas histórias, admitem erros e dão sorrisos largos ao mostrar o que (e como) fizeram para chegar ao topo das realizações humanas. E você ali, vendo e ouvindo tudo. É assim que esse livro te faz sentir.

Subliminar. Como o Inconsciente Influencia Nossas Vidas.

O inconsciente — não o do Dr. Freud, mas aquele da Neurociência — é quem dá as cartas, embora seja difícil admitir. E isso acontece sem que possamos fazer nada a respeito. Desde escolhas simples, como o caminho de volta pra casa, até a pessoa com quem você se casa, muitas das suas preferências podem não ser atitudes tão objetivas quanto você gostaria que fossem.

Deus, um Delírio

Aqui, o que salta aos olhos parece ser uma mensagem anti-fé, mas não se trata disso. Dawkins está interessado é em fazer ruir, de um vez por todas, os pilares carcomidos das religiões que há vários séculos matam, enganam, mutilam, cegam, proíbem, segregam. E essa é a obra de homens, não de Deus, embora Ele seja uma Gloriosa desculpa. Recomendado para ateus e cristãos, panteístas e monoteístas, céticos e ingênuos.

Fora de Série

O sucesso é uma linda e íngreme escada desenhada por Escher e posta à venda no Walmart. Parece acessível, mas quase nunca é. Por que??? Gladwell sabe. Aparentemente, ter nascido na década certa é tão importante quanto um QI elevado. E mais: o tempo que o seu filho passa fora da escola pode ser mais determinante para o futuro dele do que as horas em sala de aula.

Meu desejo é que você leia muito em 2016. Mas não exagere, pois, como dizia o irascível Schopenhauer, quem lê sem parar nunca tem tempo de ter ideias próprias.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Leobaldo Prado’s story.