Convite p/mulheres: Registre sua apresentação/palestra de tecnologia/ciência no Adados!

Meninas, estou precisando da ajuda de todas vocês :) E é uma oportunidade para colaborarem com um projeto livre /o//

Tenho pesquisado para publicar sobre dados e registros da participação das mulheres na computação, ciência, tecnologia e empreendedorismo no Brasil.

Mas, esses dados são raros ou não estão públicos. Então estou buscando registrá-los, documentar e fazer algumas análises, ainda que iniciais. Há muitos fatores que contribuem para o quadro atual de poucas mulheres nesses áreas e o desafio para mudá-lo, como por exemplo: Desde a infância as mulheres tem menos tempo para estudo que os meninos (ocupação com serviço doméstico, etc), menor tempo de uso/acesso a computador pessoal nas residências (pelo menos antes da popularização sim) e como/para que usam, brincadeiras/brinquedos que estimulam mais o papel doméstico etc.

Há alguns estudos, evidência e etc. principalmente de fora. Daqui muito pouco. Então vocês são fundamentais para o registro de dados/informações (se quiserem ajudar de outra forma, só falar nos comentários, twitter, facebook ou fazer um sinal de fumaça). Por agora meu foco está sendo dois eixos:

- Participação das mulheres em eventos como palestrante/conferencista/facilitadora:

Registrar apresentações realizadas, apresentações aprovadas a serem realizadas e eventos abertos para submeter proposta

Criei aqui no github um repo onde podem registrar, depois vou organizar melhor em um form para facilitar quem não é dev fazer seu registro:https://github.com/inspiradanacomputacao/Adados

A ideia é através disso documentar a participação, dar visibilidade ao trabalho feminino nas áreas relacionadas, facilitar convites e divulgação de eventos abertos. É dificil organizar eventos e garantir, por exemplo, uma grade que tenha uma porcentagem boa de mulheres. Nem sempre por falta de mulheres capacitadas, as vezes por falta de divulgação do trabalho, networking, limitação de quem organiza o evento ou insegurança das mulheres para submeter proposta.

Em outros casos, mulheres são boas nas suas áreas mas não são conhecidas. Assim, a grade dos eventos ficam repetidas (quando poderia ser mais diversa) ou não tem mulheres. Claro que teremos mulheres referências, pelo conhecimento, trabalho e contribuição, isso é muito importante. A questão é ampliar esse horizonte e dar voz as mulheres de forma geral, estimular que elas compartilhem o que sabem e que se sintam seguras. (IMO)

O segundo eixo de registro será:
- Uso de computador pessoal pelas mulheres: Estou elaborando um formulário, se vocês tiverem conhecimento com algum cientista social ou experiência em elaboração e quiser ajudar, só avisar /o//

Ah, e tudo o que for registrado, pesquisado e analisado será público. Quem sabe depois fazer um sisteminha bacana para facilitar :)

Qualquer sugestão, interesse, fonte de informação e etc, avisem. Conto com vocês!

Se quiserem acompanhar/sugerir tem algumas issues no repositório e outras vou inserir ainda.

Página no facebook: facebook.com/InspiradaNaComputacao/

Twitter: @Lidy_Monteiro

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Lidy Monteiro’s story.