As Runas Futh

Based
5 min readApr 11, 2022

--

Guido Von List de J.H.M. Walvater.

Neste artigo irei tratar de sintetizar e divulgar o conhecimento esotérico contido nas runas da mitologia nórdica-germânica com base no livro “As Dezoito Runas” de Guido Von List.

Capítulo 1 — Uma Introdução.

Sempre se pensou que os nórdicos e germânicos antigos não tivessem escrita, mas na verdade o próprio Julius Cesar relatou o alfabeto germânico como parecido ao grego. O alfabeto germânico continha 16 símbolos, mas de acordo com os Eddas, 18 símbolos. Deste modo, eles não reconheciam d, w, q, etc., as runas significavam mais de 1 letra e outras eram a mesma coisa ou não existiam.

As runas têm muita semelhança com o alfabeto grego, e inclusive ambos alfabetos têm nomes para suas letras, como “Delta” para Δ. A sua aproximação linguística dá à língua protoindo-europeia, onde são da mesma família.

Capítulo 2 — As Runas.

Pronúncia: Fa, feh, feo;
Significados: Geração do fogo, broca de fogo, criação — ou gado, crescer, vaguear. Esta letra rúnica significa o primórdio, onde está intensamente ligada à surgir, ser, comandar, ser chefe.

Pronúncia: Ur;
Significados: “O primordial” — eternidade, fogo primordial, luz primordial, touro primordial (geração primordial), auroque, ressurreição (vida após a morte). Esta letra está ligada ao ato de causar; é a manifestação do primeiro princípio, do Uno, dos deuses.

Pronúncia: Thorn;
Significados: Ataque, trovão, raio, raios, Thor. Essa letra rúnica diz a respeito da individualidade, onde fala que cada emanação divina, ou seja, pessoa, — é única. Esta letra rúnica também tem muita aproximação com resistência e virilidade.

Pronúncia: Os, as, ask, ast;
Significados: Ase (uma divindade do grupo Aesir), boca, surgimento, cinzas, poeira. Normalmente diz respeito à boca e ao discurso, liberdade de pensar e de manifestação espiritual.

Pronúncia: Rit, reith, rath, ruoth, rita, rat;
Significados: Roda, direito, justiça, conselho. Essa letra rúnica diz a respeito da resistência espiritual interior e a ser-consigo-mesmo, ou seja, ser com os deuses, é a pessoa natural.

Pronúncia: Ka, kiel, etc…;
Significados: Feminidade, Yggdrasil. Deve ser interpretada no sentido das raízes indo-arianas de uma tradição e/ou a feminidade de alguma coisa divina ou mundana.

Pronúncia: Hagal;
Significados: Barreira, aprisionamento, saúde, destruição. Esta letra rúnica diz a respeito da ligação do homem com os deuses e a força espiritual do instinto e do interior de uma pessoa: “Acolha o Todo dentro de si e então controlará o Todo”.

Pronúncia: Nauth, noth, Nornas [Norn];
Significados: Compulsão do destino. É a causalidade de todos os elementos e coisas que existem, é o destino, é o comandante dos acontecimentos futuros: “Use o seu destino, não lute contra ele”.

Pronúncia: Is, ire;
Significados: Escudo protetor. Significa redirecionar o seu Hagal (), a sua força interior, para o exterior, para combater as dificuldades. Além disto, também pode ter ligações com hipnose.

Pronúncia: Às, urfyr;
Significados: Ar, sol, fogo primordial, nobres, etc. Essa letra rúnica diz a respeito de um espírito viril e masculino. É nela que se consagra a morte flamejante (a queima dos mortos) e nela que as trevas são combatidas. Em geral, ela diz a respeito de um herói que será ou foi eternizado.

Pronúncia: Sol, Sal, sul, rig, sigh, sun;
Significados: Salvação, vitória (Sieg), escola, etc. Foi nela que o grito de guerra nórdico-germânico “Sal und Sieg!” (Salve e Vitória) foi formado e reconhecido. Provavelmente esta runa e este grito deram origem à “Sieg Heil” na Alemanha Nacional-Socialista.

Pronúncia: Tar, tur;
Significados: Animal, Tyr (deus do sol e da espada), gerar, tornar, etc. Essa letra rúnica significa a vida, nascer, se tornar. Nela está ligada ao auto-sacrifício do Pai de Todos, Wotan, e nela que é fundamentado o princípio que todo indivíduo está em eterna mudança. Por isto, tar significa gerar, viver e se passar.

Pronúncia: Bar, beork, biork;
Significados: Nascimento, canção, cerveja. É a força espiritual do Todo, é o homem que um dia nasce e um dia morre. Esta letra rúnica significa a passagem de toda uma vida pela Terra, desde o começo e o batismo, até o fim e a sua morte.

Pronúncia: Laf, lagu, lögr;
Significados: Lei primordial, mar, vida, derrota. É o conhecimento das leis da natureza e do princípio, do Uno, do ensinamento ariano primordial. Ela diz “Primeiro aprenda a se guiar, e depois navegar no mar”.

Pronúncia: Mann, man, mon, moon.
Significados: Ser mãe, crescer, esvaziar, morte. Tem muita ligação com maternidade e o pai, sendo o ma a primeira sílaba de MA-ter, simbolizando o caráter feminino, e fa sendo a de caráter masculino (FA-ter). É, também, uma letra rúnica que diz a respeito da Lua e da união de um casal. Os germânicos tinham o conceito de que cada noite era um mês, e assim 9 dias é um importante simbolismo para interpretar esta runa.

Pronúncia: Yr, eur.
Significados: Íris, arco, arco-íris, erro, fúria, etc. Esta é a letra rúnica man invertida, significando erro e inconstância, o caráter feminino decadente e a queda. É a runa do erro, da paixão e do desejo, da irracionalidade.

[1]
Pronúncia: Eh;
Significados: Casamento, lei, corte, cavalo. Essa é a runa opositora à Yr. Eh adverte sobre o amor com a donzela, o casamento, a lei primordial da vida, a reprodução. É a runa que diz que o casamento e a família são a base da sociedade, e portanto, a eh também é.

Pronúncia: Fyrfos;
Significados: É a runa mais misteriosa: é nela que o conhecimento primordial do Uno está contido, ou seja, o conhecimento do princípio. Uma curiosidade é que nos Eddas, está escrito que não se pode contar sobre ela para uma mulher.

? [2]
Pronúncia: Ge, gi, fa, Gott;
Significados: Terra, dar, presente, morte, etc. Indica o cultivo, o enterro, a terra, o plantio, é a ideia de um ser, de surgir. É muito parecida com a Fyrfos, porém a runa ge busca o conhecimento da ideia do divino que vem de baixo para cima, enquanto Fyrfos busca uma ideia mais esotérica e a unificação de Deus com o homem. A runa ge é mais exotérica, tratando do fato de que o homem surgiu de Deus e irá para ele.

Capítulo 3 — Conclusão.

Se conclui, portanto, que as runas não representam só uma língua, mas tem sabedoria e esoterismo dentro de si. O uso das runas é mágico e divino. Por fim, como as runas são descritas no Hávamál, esta sessão se encerra com a seguinte estrofe após as descrições das runas:

Agora tenho terminado a mais alta canção aqui no Salão do Altíssimo,
indispensável para os da terra, não para os gigantes. Saudações para ele, o que ensina!
Saudações para ele, o que aprende!
Para salvação, todos vós ouvintes,
Façam um bom uso!

A Caça Selvagem de Odin, por Peter Nicolai Arbo.

[1] Eh e Nauth são duas runas que tem quase o mesmo símbolo () e, no entanto, não há uma versão digitalizada delas diferentes, por isto o mesmo símbolo.
[2] Não há uma versão digitalizada da runa ge. O mais próximo seria isto:

--

--