Beyoncé é revolucionária, SIM!

No meio da minha manhã nublada, navegando nesse facebook de meu Deus, esbarro nessa pérola:

E o Facebook não é um tremendo simbolo/produto do imperialismo??? Não seria meio estranho os marxistas estarem nele??? Fica no ar…

A página que fez o post se propõe a dar a versão seria marxista dos fatos, o que por si só já é curioso, pois o que seria isso? A menos que eles pratiquem algum tipo ritual religioso que invoque o espirito do velho barbudo e prussiano, não parece ser muito provável que isso aconteça de fato. Mesmo porque Marx era ateu e pode ser que ele não fosse entusiasta de rituais do tipo.

Só mesmo na cabecinha limitada e conservadora dos pseudo-revolucionários de facebook que uma comparação como essa é cabível.

Mas meu ponto não é esse, (ao menos não agora). O que me incomoda mais são outras coisas… Eu nem sei o que é pior, se é a dita esquerda branca querendo ter mais voz que os negros na pauta racial, criticando o trabalho de uma mulher negra feito para os negros, ou se é essa comparação rasteira feita no post.

Nós negros, sabemos bem do contato de varias retências de luta negra pelo mundo com a teoria marxista, a própria Angela Davis e os Panteras Negras nos EUA, Nelsom Mandela e o MPLA em África, mesmo Abdias do Nascimento e o MNU no Brasil. São exemplos de pessoas e movimentos que tiveram proximidade com o debate marxista. Mas que são antes de qualquer coisa pessoas e movimentos negros.

Portanto, não se trata de negar a contribuição para nossa luta da teoria marxista, pois muitos militantes negros ainda fazem uso dela. “Mas cada militante no seu galho” não é esquerda branca nenhuma, nem tão pouco a direita que vai nos dizer como pensar e agir, ninguém além de nós mesmos vai.

Tanto Angela Davis quanto Byoncé, a sua maneira, são de extrema importância pra nossa luta NEGRA e ponto. Ou então Beyoncé não está revolucionando, mas “ os revolucionários de facebook” produzindo esses posts estão?

O Mundo, felizmente mudou muito, tanto que se tornou fácil entender que a luta contra o racismo pode ser com esta formação:

Ou também pode ser com esta:

Mas, amigo(a), se você e está esperando a revolução da esquerda marxista facebookiana pra acabar o racismo, um conselho, espera ouvindo Beyoncé ou Nina Simone, pois a musica é boa, e, pode demorar um pouco.

Quem sabe em uma das letras você não se conscientiza que nossa dor é a mesma de norte a sul.

Quem sabe depois de umas 7 ou 8 letras você não percebe que: pra quem é preto(a) a maior revolução é estar vivo!

Escureçam-se!