A revista ainda é um dos meios de comunicação mais consumidos pelo público. Seja impressa ou em suas novas versões digitais, é através da revista que muitas pessoas se mantem informadas sobre os mais variados assuntos, seja política, economia, esportes, moda ou entretenimento, a leitura é sempre mais agradável com uma diagramação de revista adequada.

A diagramação, ou paginação, como também e conhecida, consiste na maneira em que a página é organizada, distribuindo seus elementos (texto, imagens, tabelas, títulos) no espaço da página de forma com que a leitura seja fácil rápida, e eficiente. existem muitos fatores que fazem uma diagramação de revista bem sucedida.

Uma página desorganizada, com elementos em excesso, várias tipografias diferentes, ordem de leitura confusa podem matar a qualidade da publicação, mesmo contando com um bom conteúdo. O primeiro passo para uma boa diagramação é criar uma hierarquia entre os elementos de sua página. Definindo quais elementos são mais importantes e precisarão de maior destaque em sua publicação.

As manchetes sempre indicam o assunto da publicação além indicar o assunto mais importante, logo em seguida um subtítulo um pouco menor, convidando o leitor a conhecer uma versão mais detalhada daquilo que você deseja passar, que é , de fato, sua mensagem. Você pode usar imagens, tabelas, citações em fontes maiores para complementar a peça.

Respeitar a identidade visual de cada veículo também é muito importante, determinados temas demandam maior uso de imagens como, por exemplo, as revistas de moda usam de maior número de imagens e menos textos verbais, já um sessão de crônicas usa em sua maioria textos verbais, por isso é necessário equilibrar o número de elementos de acordo com sua importância, evitando uma leitura cansativa.

É preciso muito cuidado quando escolher a tipografia e as cores de sua página. é recomendável sempre usar fontes simples e claras para que o leitor compreenda a mensagem, também não se deve usar vários tipos de fontes para que não haja excesso de informação na página. O mesmo vale para as cores, elas devem ser escolhidas de acordo com a identidade da página e também sevem ser simples e discretas para que a publicação não fique visualmente cansativa.

Outro fator importante para diagramação de revista, é respeitar uma ordem de leitura coerente com a de seu público. A leitura de página no padrão ocidental tende a sempre de cima para baixo, da esquerda para a direita, seguir esta ordem faz com que a mensagem de sua publicação possa ser compreendida com toda a clareza e eficiência necessária.

A diagramação é uma das áreas mais usadas e importantes no design gráfico, por isso é muito importante contar com um profissional qualificado que saiba criar uma página que esteja de acordo com tudo aquilo que você deseja passar na mensagem de sua publicação.

Um bom diagramador faz com que os olhos do leitor corram pela pagina naturalmente, tranquilamente, sem fazer muitas pausas, facilitando assim a leitura e a compreensão do tema abordado em tal meio de comunicação.

Na Lion Audiovisual você encontra um equipe pronta para oferecer uma diagramação de alta qualidade para sua revista, folheto, entre outros, sejam impressos ou virtuais! Acesse http://ift.tt/1UQa8sb e descubra mais sobre design e diagramação. Solicite um orçamento!

Thais Souto Lopes

Redatora Lion Audiovisual

The post Diagramação de Revista: Criando uma experiência de leitura melhor! appeared first on Lion Audiovisual.

via WordPress http://ift.tt/1S7PrTr