Feedback - A importância e o poder
A comunicação interpessoal faz parte dos princípios básicos sociais, através da comunicação verbal e não verbal conseguimos nos expressar, interagir, repassar conhecimentos e evoluir em diferentes aspectos.
O comunicação é aplicada e semeada em relacionamentos pessoais e profissionais, podendo ser prazeroso ou simplesmente por necessidade. Uma prática de diálogo cuja vezes é pouca e má utilizada é o feedback.
O que é Feedback?
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento.
Embora não encaremos conselhos e críticas como uma espécie de feedback, eles podem ser vistos desse modo.
Quais os tipos?
Feedback Positivo: Pode ser caracterizado somente pelo elogio a alguém ou algo, tem como principal consequente o apelo não explicito de continuidade e incentivo a novas melhorias.
Feedback Corretivo: Visa ressaltar alguns aspectos carentes em algumas melhorias e direcionar.
Feedback Negativo: Refere-se a realização de uma critica abordando os pontos negativos, que não estejam agregando e não podem continuar.
Qual a importância da transparência?
A importância do feedback é bastante variada e tem sua intensidade modificada conforme o meio e as pessoas.
É importante salientar que o feedback é presente em quase todas as relações sociais, não limitada ao convívio profissional.
A transparência da transmissão deve ser focada na clareza dos detalhes, porém buscando mediação das palavras e na forma de comunicação.
Não necessariamente a ideia que você quer transmitir vai ser compreendida.
É tido como fato que a maioria das pessoas não estejam acostumadas a receber criticas e em alguns casos até mesmo elogios, sendo assim, o cuidado é fundamental.
Quanto mais você conseguir expor e obter a compreensão do receptor, melhor. Sendo assim, tenha em mente o que você pretende dizer e conecte-se ao perfil da pessoa.
Como fazer essa transmissão?
Comunicar bem é assumir a responsabilidade pelo entendimento da mensagem pelo outro!
Uma boa comunicação parte da boa utilização e pratica de diferentes conceitos.
Técnica do Sanduíche
Popularmente conhecida no meio de feedback, essa técnica é focada na organização da critica, sendo composta por dois elogios e estando a critica entre elas. Observe a imagem a seguir com um exemplo:
Cuidado com a utilização dessa técnica, ela apresenta dois pontos delicados, sendo: A técnica é muito utilizada, então as pessoas já esperam esse formato e Por terminar com feedback positivo, o feedback negativo pode ser esquecido.
Técnica do Xarope
Esse técnica de feedback é estruturada por sua objetividade, indo direto ao ponto, sem intermédios de elogios para adoçar a conversa.
A transmissão com essa técnica não abre margens para que a mensagem seja confusa.
Por mais que a técnica do xarope tenha um sabor ruim, ela pode ajudar no longo prazo.
Perguntar se a pessoa compreendeu bem o que você quis dizer, isso pode lhe ajudar a medir se a transmissão foi tida com sucesso.
Coisas bacanas de fazer:
- Apresentar uma orientação de melhoria;
- Empatia;
- Objetividade, seja claro na utilização das palavras;
- Pedir e dar detalhes;
- Dar o feedback a tempo.
Principais erros:
- Não dar feedback já é um erro (“hahahha fica aí minha critica”);
- Exagerar e perder o controle;
- Não se preocupar com a forma de comunicação;
- Falsos elogios;
- Usar de terceiros como fonte de informação, seja responsável pelo que diz;
- Utilizar rótulos e frases feitas.
Porque devemos buscar feedback?
Ao fazermos algo, colocamos ali reflexos da nossa capacidade e perfil, é comum que tenhamos em relação a muitas coisas uma visão pré formada sobre o modo como somos e nos comportamentos.
Mas você já se questionou qual a visão das outras pessoas em relação as coisas que você faz?
Como citado inicialmente, as pessoas são diferentes e consequentemente tem visões diferente sobre uma única coisa; essa diferença de olhar crítico pode ser lhe mais útil do que imagina.
As relações pessoais e profissionais estão envolvidas; seu desempenho está em jogo; seus passos futuros podem ser afetados; erros cometidos podem ser apontados; todas essas características você pode passar a ter conhecimento ao receber um feedback de outra pessoa.
A trilha para o sucesso demanda direcionamento, planejamento, aprimoramento e o constante revisitar de nossas ações e métodos, seja através do autoanálise ou vinda de nossos subordinados, pares ou superiores.
Dicas de como agir mediante ao recebimento de feedback?
O feedback negativo pode ser mal visto ou de forma desmotivadora e consequentemente nem todas as pessoas vão saber se por da melhor forma ao ouvir, fique atento quanto aos seguinte erros:
- Seja ouvinte antes de tudo, analise e interprete com calma o que foi dito, é comum existir um conflito de aceitação em primeiro momento.
- Evite negar o comportamento criticado, não tente transferir a culpa ou julgar. Se preciso for em um outro momento você poderá conversar com a pessoa mais calmamente a respeito da situação.
- Não é o fim do mundo receber aquela critica, imagine a seguinte situação, poderia ser ruim ao ponto de uma atitude ser tomada e nem feedback lhe ser entregue, reflita e aproveita a oportunidade de aprender com os erros.
- Agradecimento é fundamental, existiu da pessoa uma preocupação com a comunicação, seja grato.
Quem ganha com o feedback?
A aplicação de um feedback bem estruturado tende a trazer benefícios a todos os envolvidos.
Quem recebe o feedback passa a ter uma outra visão sobre a situação e pode ali trabalhar de forma a melhorar, manter ou até mesmo corrigir alguns detalhes. O mesmo se agrega de mais informações, opiniões e direcionamentos.
Nenhuma atividade feita é tão boa ou tão ruim que não possa melhorar!
Quem concede o feedback também obtém ganho com a sua proposta, no momento do reporte você está incentivando, apoiando e principalmente dando uma visão que pode servir de direcionamento para a pessoa em determinada ação, muito provavelmente você vai ser impactado pelo retorno da ação do ouvinte.
Ao dar um feedback você demonstra ali além da sua opinião, um cuidado e preocupação com a situação, criando empatia e despertando no ouvinte o desejo de aprimoramento!
Dicas
- Faça anotações sobre os pontos a serem abordados, evite o esquecimento ou até mesmo se enrolar.
- Usar a palavra orientação soa mais racional que a palavra feedback, essa troca suaviza o tom da conversa.
- Lembre-se que o foco é criticar uma ação ou acontecimento, cuidados com os adjetivos pessoais.
Conclusão
Se você é gestor ou líder de equipe, me responda por favor, a resposta do cliente sobre seu produto tem importância para você?
Saiba que da mesma forma o seu feedback tem importância para sua equipe. Sua orientação tem total poder de motivar e direcionar positivamente a sua equipe, faça bom uso dessa pratica, pode ser o cativante diferencial.
No seu meio social há alguém que esteja fazendo algo cuja você não goste, que possa o prejudicar ou a qual lhe agrada muito de alguma forma? Bem, exponha isso, demonstre a importância desse relacionamento, você não será julgado por expor.
Ao conteúdo que apresentei, o que escrevi foi como principalmente receptor de feedback, dentro e fora do ambiente de trabalho, estes direcionamentos me foram e são fundamentais para o meu crescimento como pessoa, sendo de grande importância e motivação, posteriormente criando em mim o desejo de disseminar o aprendizado.
A essas pessoas, meu muitíssimo obrigado!