UTM: Uma forma inteligente de mensurar suas ações de Marketing Digital

Você sabe de onde vem cada uma das visitas da sua página? E quanto tráfego veio de um twitter em particular, ou de uma publicação do Facebook, ou de um link ou texto ou imagem de um artigo do seu blog?

Todas essas perguntas são facilmente respondidas se você fizer uso do que chamamos UTM. A sigla, em inglês Urchin Tracking Modules, é uma espécie de parâmetro especial, adicionado no final do URL para deixá-los personalizados e assim saber de onde vem cada uma de suas visitas. E a verdade é que se você quer ter um negócio rentável, simplesmente não pode deixar de usar.

É fácil de aperceber uma UTM em um link. Basta você olhar nas URL do site que você clica. Pode ver que na maior parte dos e-mail marketings ou banners de propagandas, vai ver a tag UTM por lá. São aqueles longos links que terminam com utm_source e utm_medium. Esses são parâmetros que permitem que você analise de onde os seus usuários estão vindo.

A UTM É uma tecnologia fácil de implementar e que permite que o comportamento de cada visitante seja acompanhado através de diversas métricas precisas, tais como primeira visita, retorno de visitantes, frequência e lealdade do visitante.

Versões posteriores do Urchin trouxeram evoluções para UTM, incluindo a capacidade de rastreamento de campanhas. Estas funcionalidades do Urchin foram herdadas pelo Google Analytics e podem ser usadas para melhorar os dados e ajudar a entender melhor o trafego de visitantes no seu site

Então, você pode perceber como é importante para a sua empresa fazer uso dessa tecnologia. Pensando nisso, eu preparei algumas dicas que você precisa lembrar antes de usar a UTM. Segue o baile!

Tenha como objetivo principal taguear todas as URL que você tenha que levem ao seu site

Toda vez que você pede uma pessoa para clicar em um link, você tem que configurar a tag na UTM. Isso inclui todos os links e e-mails (sempre é bom lembrar que que o seu fornecedor de e-mail provavelmente deve possuir uma forma automática de incluir tags UTM), links de anúncios, artigos etc.

Use alguma ferramenta para criar a URL.

URl’s com tags de UTM podem ser bem grandes e inconvenientes. Por isso, ao invés de digitá-las à mão, use ferramentas para auxiliá-lo nessa ação. Garanto que isso irá te auxiliar a acrescentar todos os parâmetros que são importantes para URL e você ainda consegue copiar e colar a URL com a UTM diretamente. Pessoalmente eu trabalho com esse gerador de UTM.

Sempre pense como você irá nomear as suas campanhas

Para poder rastrear seus esforços de marketing ao longo do tempo, você realmente precisa ser bem esperto em relação a seus padrões de nomes. Por isso, mantenha a sua UTM o mais curto possível. Lembre-se que nomes complicados são difíceis de manter e reter.

Fábrica de Resultados