O maior Designer de todos.
Todos os anos somos bombardeados por novas tecnologias. Milhares de pessoas esperam o novo Iphone em filas quilométricas. De tempos em tempos novas atualizações de softwares são desenvolvidas para facilitar nosso dia a dia de trabalho. Muitas vezes nem damos grande atenção ao que chega de novo para nós, pois vivemos em um mundo acelerado, que precisa vender e precisa estar sempre criando algo novo.
Para nós, essa realidade é normal. Essa é a realidade que conhecemos. Mas imagine se tivéssemos o poder de voltar milhares de anos no passado e apresentar o nosso mundo de hoje para aquelas pessoas. Certamente elas não iriam acreditar no que estariam vendo. Penso que eles diriam coisas do tipo: “Isso é impossível!”, “Não dá para acreditar”, “Isso é incrível!”. Com certeza nossa realidade iria trazer espanto para eles pois eles não nasceram nesse período em que para nós isso é tão… comum.
Aquilo que estamos acostumados a ver todos os dias passa desapercebido de uma análise mais profunda de nós. Você que está lendo este artigo deve ter se interessado pelo título e gostaria de saber quem é o maior Designer de todos e é aí que quero chegar.
Nada se compreende na superficialidade do olhar. É necessário que se enxergue os “por quês” e se pergunte “como?”. Você já parou para analisar cada incrível, bela e perfeita criação que a natureza nos dá?
Se consideramos a relação natureza e arte, desde a pré-história até os dias atuais, a natureza é peça fundamental para a criação artística.


Reparem na imagem acima. É um ícone de um coelho que eu criei para um logo. Muitas pessoas vieram me parabenizar pela criação deste símbolo, mas o que eu fiz foi só reproduzir algo que já existia na natureza com todos os seus detalhes incrivelmente belos. Sem o coelho já existir na natureza, não haveria este ícone. Para eu poder criar este símbolo com seu desenho complexo e detalhado, eu levei muitos dias de ajustes e estudo para chegar a forma final. E para eu desenvolver isto, eu dependia de um simples coelho, que de simples não tem nada.




De certa maneira a arte já estava alí. Ursos, lobos, tigres, leões, flores, sol, céu, montanhas. Quanto mais você olha a natureza em detalhe mais arte você vê.








Pense você começando um trabalho, uma pintura, uma identidade visual nova para uma empresa ou mesmo a criação de um logotipo para um time de futebol americano. Imagine que você não tenha acesso a internet e não possui computador, você só tem um lápis de desenhar e papel. O que você iria desenhar? O que você usaria de referência para criar sua arte? Como você faria para colorir? Como iria combinar cores que ficassem esteticamente harmoniosas e bonitas? Incrivelmente a natureza criou tudo de uma forma absurdamente perfeita, bela e harmoniosa. Repare nos detalhes de cada ser que habita este planeta. Ou no mais perfeito mosaico que o céu nos dá a noite com suas cores e brilhos lindamente apresentado para nós. Imagine se o nosso céu durante todo o dia fosse vermelho ou escuro, pense como seria desconfortável para nós, mas ele é do mais lindo e suave azul, que trás calma e uma paz para os olhos mais cansados.
Repare o número infinito de cores que a natureza nos apresenta. Cada Por-do-Sol com seus tons alaranjados e amarelos. Com seu toque belo e sutil. Ou imagine aquele céu abrindo logo depois de uma chuva, com aqueles tons de azuis tão bonitos com um feixe de cores separadas lado a lado impressionantemente e que chamamos de arco-íris. A natureza nos mostra um conjunto de cores que nós muitas vezes não conseguimos reproduzir. Cores que aparentemente não combinam, ficam lindas em animais e flores.


Não quero me estender demais neste artigo, queria apenas dar um start na sua percepção das coisas. Se você quer ser um grande designer, comece a perceber o que já está todos os dias na nossa frente. Perceba que a natureza é a maior fonte de inspiração que possa existir, pois ela é como se fosse uma galeria de exposição de obras primas a céu aberto, onde o maior designer de todos criou tudo.
______
Email: [email protected]