Natureza profunda

Luiz Carlos Peres
Aug 26, 2017 · 2 min read

Com água salgada nos olhos, envolto num céu de pretume, tragado no escuro do mar, procuro um sinal. Os braços pesam a cada batida, os pés agitam perdidos. A boca afoga. Aspiro o que posso, viro e reviro. Onde a terra, de que lado estou? O mar me chacoalha, afundo e levanto, resisto e insisto. Que tempo me resta? O vento responde riscando cortante. Livro a cabeça o tempo que posso. Mas escassa o ar que preciso. Encharcado do mar que me encobre o horizonte, erguido na onda como um menino, encaro do alto o infinito nada no escuro. O medo na espinha extingue o ar. E largado das ondas despenco pesado na muralha de água que me engole afinal. Entrego o que resta e deixo-me ir. Solto os braços e esqueço sereno se um dia já fui. Afundo cedendo esperando morrer.

O silêncio no abismo me concede um segundo. Retorno ao tempo que dormia acordado, sonhava desperto e desdenhava do medo que sabia era sonho. Quando olhava de frente e não queria acordar. Eu vivia abraçado à eternidade do abismo que me habitava.

Na calma do fundo reparo na luz. O farol é bem perto, o medo escondia. Desperto furioso e subo ligeiro. Abro toda a narina, respiro o que cabe e mergulho convicto. Debaixo da água é onde nado melhor. Flutuo suave na direção do farol. Me faço golfinho, subo e respiro. E retorno por baixo, possuindo possesso o meu pesadelo.

Fiz dali meu segredo, minha rota segura que por vezes convido a quem aceite que vivo sob a linha do mar.

)

Luiz Carlos Peres

Written by

Escritor por teimosia e respeito às insistentes histórias que nos perseguem. Também diretor teatral, professor de teatro, contador de histórias. Terráqueo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade