É muito comum ouvirmos (e dizermos), no final de um dia intenso de trabalho, em que não paramos nem um minuto, que não conseguimos fazer nada. Essa sensação surge principalmente porque deixamos de lado as nossas prioridades, tanto na vida pessoal quanto profissional. Isso acontece porque permitimos que as horas do nosso dia sejam roubadas. Para isso não acontecer, o primeiro passo é saber quem são os ladrões do seu tempo. A partir daí, basta criar uma forma de se proteger deles.

Uma das maneiras para identificar quem rouba os minutos e até horas dos nossos dias é usarmos a Agenda da Produtividade. Apesar de ser uma tarefa simples, ela é uma poderosa aliada na luta contra a perda de tempo. …


Estudar um novo idioma, fazer um curso, exercitar-se. Quem nunca começou a fazer alguma dessas atividades e desistiu no meio do caminho? Eu já passei por isso diversas vezes — com esses exemplos e com outros — e quando me dava conta de que havia largado um plano, ficava bastante decepcionada. Comecei, então, a pensar nos motivos que me levaram a desistir daquelas atividades antes de concluí-las ou de alcançar meus objetivos com elas. Cheguei a algumas conclusões para nunca mais abandonar um plano no meio.

Pensar bem antes de colocar algo em novo em prática é o segredo para nunca mais abandonar um plano no meio. …


Uma das principais queixas que escuto, seja na consultoria individual, para empresas ou nos cursos Eficácia na Organização, é que tudo é urgente. A sensação de muitas pessoas é que não existe tempo para pensar no que precisam fazer, porque praticamente tudo está atrasado. A pergunta que muitos me fazem é “Por que tudo é urgente?”.

Para encontrar a resposta, precisamos dar alguns passos para trás e, ao fazermos isso, descobrimos que a informação contida nesse questionamento não é correta, afinal, nem tudo é urgente. …

About

Lygia Pontes

Consultora em #evolucaoprofissional & #realizacaopessoal. Construa uma grande carreira com leveza e felicidade, sem abrir mão do que te dá prazer.