// Redesenhando um curso da Caelum

:: Eu sou um Designer de Interfaces que trabalha com Front-End
Então, eu passo meus dias aprendendo novas maneiras de melhorar a interação entre sistemas de comunicação. Até mesmo quando estou apenas investindo meu tempo e grana nos excelentes (embora um pouco caros) cursos presenciais da Caelum. É mais forte do que eu, não adianta pra mim ver um código elegante com uma interface que não acompanha minha visão.

Um das vezes foi o curso de AngularJS, onde eu buscava base teórica e melhor habilidade com o framework que eu já utilizava modestamente para o produto GoFlash da B2U Sistemas. O objetivo da interface padrão é ser a mais simples possível, baseada em Bootstrap, de uma galeria de fotos:

Página Inicial do Curso AngularJS

Durante o curso, eu inseri um extras.css e tentei criar um skin 100% CSS, para só comentar a inserção em caso de dúvidas sobre a lição do dia. 
Para começar — fui na na página da Alura e roubei o fundo da página principal e melhorei o sempre ridículo Jumbotron. Já melhorou a situação.

Alguns capítulos depois, achei melhor reorganizar a galeria de maneira a aproveitar as fotos oriundas do Back-End que já combinavam naturalmente com o fundo verde e cinza, o que (infelizmente) causou a única mudança física no bootstrap que achei aceitável: mudar o colunato de col-md-2 para col-md-4. Com algumas alterações no padding, margin e um uso bacana da do position da classe .panel-heading, eu consegui o seguinte efeito:

Com a inserção de um campo de busca e botões de controle de cadastro, eu novamente precisei alterar os Positions dos botões que sumiram dentro dos conteiners. Um margin aqui, um bottom ali e a página principal ficou pronta.

Com o decorrer do curso, algumas tags foram alteradas para Diretivas do AngularJS, o que me obrigou a tirar e colocar propriedades de uma para a a outra, o que foi a única parte chata pois eu precisava completar os exercícios, verificar se o código rodava e antes da próxima lição ajeitar o CSS. Nem um pouco divertido, mas nem tudo é perfeito. Felizmente, a única outra tela a ser produzida era, efetivamente, a de Cadastro que manteve a mesma estrutura em todos as lições e não foi preciso muito para padronizar.

Para amantes do CSS (como eu), é incrível o que você pode fazer com um Sublime Text na mão (ou o Brackets) e uma ideia na cabeça. O que exalta, consequentemente, que o profissional de Front-End com um conhecimento intermediário de UX|UI está sempre à frente de boa parte da concorrência. Ou que, no mínimo, o Designer que entende o Front-End se diverte mais.

Like what you read? Give MB Santiago jηr a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.