Amor de calmaria

Gabriel
Gabriel
Jul 22, 2017 · 3 min read

“Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira..” Pablo Neruda — Soneto XVII

O amor é a meu ver o grande objetivo da vida. Pouco importa o que acontece em nossa existência, sem amor a vida passa despercebida. Sem sal. E é dele que extraímos a força para existir. Contudo, o amor por ser esse sentimento fácil que nasce em lugares improváveis e não pede licença para existir e acontece na liberdade que só há naqueles que finalmente encontraram este. Bem precioso que nos faz vender tudo que temos para que por instantes possamos tê-lo. O amor não é certeza, antes é pulo de fé em busca daquilo que é maior que nós e que a vida.

Por isso todo encontro de amor deve ser comemorado. Celebrado. Por que onde se manifesta o amor ali Deus faz morada, e come conosco, e o coração de todos se enche e finalmente os pesares são colocados de lado. O amor deve ser sempre o caminho. Deve ser sempre o sentido. E a razão. Se hoje estamos aqui reunidos em família, de sangue e de espírito, é por que o Amor uniu aquilo que no seu devido tempo deveria ser unido. Se hoje a história se repete é porque deveria se repetir. Dizem que a infância é onde aquilo de mais importante acontece em nossas vidas, e todo resto é desdobramento. E estamos aqui revendo as voltas que a vida dá. Se hoje já adultos se reencontram é por que ainda crianças tiveram a experiência de se encontrarem e por um pequeno instante experimentaram aquilo que hoje reaparece, não mais como duas crianças descobrindo a existência, mas como dois adultos que se reacharam. Acredito que Lalazinho e Vivizinha sorriem ai dentro de vocês.

Diante de todas as voltas que a vida dá. Diante de toda confusão que a vida é. Diante de todas as coisas nas quais somos jogados como quem não tem ideia do que está acontecendo. É o Amor, sempre ele que deve nos guiar. O Amor de calmaria. Aquele que nos coloca diante do mar agitado da existência e assim mesmo simplesmente temos a coragem de seguir dentro desse barco. O amor é coragem, é força, mas também paz e compreensão, é onde os nossos pés encontram finalmente descanso da caminhada cansada. Mas não é o fim, antes é o começo, pois o Amor é como uma grande Árvore que tem suas raízes nas profundezas para alcançar e abrigar aqueles que buscam um pouco de sombra e descanso.

Neste dia as alianças são meros símbolos daquilo que é indizível. O compromisso é apenas memória daquilo que é vivo e vivido. Pois o amor enquanto comprometimento já existia. E hoje diante de todos nós se manifesta em um símbolo simples, caro, mas simples. Hoje Laerte e Viviane, neguinho e branquinha, Lala e Vivi, assumem aquilo que já há muito habitava-os e como amigos e parentes enchemos nossos corações desse Amor e celebramos pois a alegria deles é a nossa alegria. E viva o casal.

Ps: Texto escrito em homenagem aos meus grandes amigos e agora casal Laerte e Viviane.

Gabriel

Written by

Gabriel

Conhecendo a mim mesmo. Viver requer grande perigo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade