Você precisa de um Sistema

Eu jogo FPS já faz alguns bons anos. Desde os mais absurdamente ruins até os de ultima geração. Desde os mais simples até os mais complexos. Nunca levei muito a sério, mas com o tempo você acaba pegando alguns manejos do jogo. Controle de recuo, movimentação, interpretação do adversário, conhecimento de mapa e outras coisas mais específicas de cada jogo, saber onde vara e onde o pixel é favorável pra você são coisas de quem vai aprendendo meio na onda. Contudo de todos os FPS que eu já joguei é o CS:GO que o teto para se compreender o jogo é sempre mais alto do que se espera, não só pelas constantes (cof cof) atualizações da Valve, mas pela própria simplicidade do jogo em si. Em sua versão mais competitiva é simplesmente um 5x5 onde todo mundo começa com o mesmo tanto de dinheiro e cada round vai te dando dinheiro mesmo quando você perde, em algum ponto o dinheiro vai se equilibrar para os dois lados e ambos poderão ter equipamentos semelhantes e dai dependerá completamente da sua mira e do famoso, mas estranhamente difícil de provar que existe: “talento”. Certo? Não. Pouco importa a sua mira ou talento se você é constantemente colocado em situações difíceis no jogo, onde exige que a todo momento você precise sair de situações desfavoráveis. vencer 1x2 ou 1x3 não é difícil quando o outro time é confuso e cada um joga em posições fáceis de se evitar, é improvável, quase impossível quando o adversário tem o controle do campo e do jogo em si. Por isso é importante que mesmo quando sozinho você tenha um sistema de jogo em sua cabeça, mas o que é um Sistema de jogo?

Quando entramos em qualquer jogo, e aqui especificamente FPS, primeiro você tem algum tipo de tutorial como cada coisa mais ou menos funciona e depois você é jogado lá e tem que ir aprendendo com o jogo e as vezes o jogo vai te ensinando as coisas. Nesse intervalo entre: aprendi o básico e: estou caminhando para o avançado você acaba criando alguns hábitos de jogo. Por exemplo: em um TDM da vida você passa repetidamente em lugares específicos do mapa, quase que sem intenção, por algum motivo aqueles lugares lhe são ou foram favoráveis e você obviamente quer repetir aquela sensação de poder e dominar seus adversários, mesmo no caótico TDM temos uma forma meio repetitiva de jogar. É só perceber que quando jogamos com alguém de nível ou experiencia menor que a nossa é muito estranho e muitas vezes insuportável ver que eles não sabem o que estão fazendo. Óbvio, eles não tem um sistema. Com o tempo eles acabam criando um forma de jogar e consequentemente um Sistema. O sistema é, para colocar de forma resumida, a junção da sua repetição de jogo com a experiência que você tem. Essas duas coisas fazem com que você tenha uma forma de se aproximar do jogo na qual ele vai sempre se repetir de alguma forma. Preferir alguns lugares do mapa, errar sprays sempre no mesmo lugar, percepção do jogo, percepção espacial do boneco e da arma, tudo isso e mais coisas cria o modo como você sistematiza o jogo. Você faz isso inconscientemente na maioria das vezes, mesmo profissionalmente é perceptível o que cada jogador faz sempre as mesmas jogadas, chamar o Fer de Fer do Rush não é só uma brincadeira é a lembrança do sistema que o indivíduo Fer tem, ele provavelmente vai jogar assim em qualquer line que um dia ele possa estar. Ai chegamos em um ponto, cada um tem o seu sistema mesmo que inconsciente e o que eu quero que aconteça? Que você comece a se perceber no jogo. A partir do momento que você percebe como você joga, você pode ter nas mãos a capacidade de modificar seu jogo e compreender o sistema que você criou e o que está te fazendo jogar mal ou bem, e em um nível cada vez mais alto ser capaz de modificar seu estilo de jogo conforme o momento do jogo.

Claro, isso é teoria, pode ser que a repetição te faça cada vez melhor e ser especialista em algum estilo seja o melhor para você, mas eu tenho que dizer que são os jogadores versáteis que sempre tem capacidade de entender o jogo e trazer ele para um lugar confortável, normalmente jogadores com um sistema refinado são in-game leaders (IGL), e por isso é tão difícil achar bons IGLs, normalmente se joga sempre do mesmo jeito mesmo que não se queira. Você precisa de um Sistema, criado a partir de você e da forma que você joga e posteriormente esse seu Sistema vai te permitir jogar em equipe cada vez melhor, por que você não só se entende, mas entende o jogo ao seu redor e consequentemente as pessoas ao seu redor. Você precisa de um Sistema seu, e isso só nasce com o tempo e com a consciência de si no jogo.

Like what you read? Give Gabriel a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.