As casas já não são o que eram. Deixaram de ser quatro paredes onde vivíamos, comíamos e dormíamos e passam a ser espaços que podemos partilhar, mais pequenos, modeláveis e extensíveis aos sonhos e necessidades de quem lá mora. Helen Duphorn, diretora-geral da IKEA em Portugal falou com o SAPO 24 sobre a casa do futuro. Ou antes, dos dias de hoje. Com o foco na cama e na mesa.

Paulo Rascão | MadreMedia

É um dos maiores críticos à liderança de Rui Rio e o homem que teve as câmaras todas apontadas no segundo painel da tarde do primeiro dia da convenção do MEL. Depois das notícias de que Luís Montenegro iria avançar para a liderança do PSD, o SAPO 24 falou com o deputado Miguel Morgado para saber como se posiciona no atual xadrez social-democrata, qual a sua visão sobre a situação do partido e sobre a direita portuguesa.

Pedro Marques | MadreMedia

Com o selo da National Geographic, o fotógrafo Joel Sartore fotografou mais de 8 mil espécies de animais em risco de extinção. Das 100 fotografias expostas na Cordoaria Nacional, em Lisboa, 12 foram captadas em Portugal. Se a toupeira-de-água é a rainha em território nacional, o rei da exposição é o lobo mexicano.

créditos: Paulo Rascão | MadreMedia

Os anos 90 estão a ser celebrados como nunca em estilos de roupa, filmes, séries de televisão, videojogos e, claro, festas temáticas. As cobiçadas festas “Revenge of the 90's” têm andado em tournée por todo o país e agora, pelo caminho, foi lançado um livro. Serão os anos 90 a última grande década?

Rita Sousa Vieira | MadreMedia

Anote estas datas, vem aí um ano em cheio no que toca à música ao vivo. E, recordamos, em 2019 o IVA dos espetáculos passa de 13 para 6%. Boas entradas e bons concertos — até lá fique com a nossa playlist.

A tradição da Árvore de Natal não tem um percurso histórico óbvio. Sabemos, contudo, três coisas: emerge do costume romano de ornamentar o interior das casas com elementos vegetais; está relacionada com a cultura popular cristã protestante do centro da Europa; a única proibição ordenada pela igreja a este costume data de finais do século VI e, pasme-se, foi emitida pelo então bispo de Braga: Martinho Bracarense.

O Reino Suevo

No mercado temporário do Bolhão, há quem espere por 2020 para ter um Natal a sério. O histórico espaço comercial mudou-se em maio para uma casa temporária. Os comerciantes dizem que as obras no edifício velhinho eram necessárias, mas criticam o esquecimento que os atirou para a cave de um centro comercial — onde ninguém procura o mercado.

O adro da capela de Santa Justa, no cimo da serra com o mesmo nome, em Valongo, é desde domingo palco de um corrupio. Vem povo de todo lado à procura de qualquer vestígio da tragédia que matou quatro pessoas — numa espécie de romaria macabra.

Pedro Soares Botelho | MadreMedia

Uma diva, uma criada, o presidente Marcelo, um professor e uma grande lição. Esta é a peça que a companhia 21 Em Cena, a primeira constituída só por actores com Trissomia 21, estreia hoje no Fórum Picoas. No meio de gargalhadas, um assunto que não é para rir.

Pedro Santos | MadreMedia

A centenária Vista Alegre e a Boca do Lobo criaram uma peça de mobiliário de luxo. Manufaturada, junta a arte de pintura em porcelana com mais de 200 anos ao design contemporâneo. Uma inspiração secular do qual nasceram oito bares em que cada qual demorou 500 horas só a ser pintado e que, no fim, levam a assinatura do nome do comprador.

MadreMedia

MadreMedia is a media innovation company focused on content creation for digital platforms.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store