Sally Face — Vale a Pena Jogar? [Análise Completa]

Magoverso
4 min readOct 10, 2020

--

Fala Derrotados, blz? Aqui é o Mago da Derrota e o jogo que irei analisar hoje é o Sally Face. Esse vídeo/texto aqui é a análise completa dos elementos do jogo e se vale a pena ou não jogá-lo.

Sally face é um jogo indie de aventura point and click, com foco na história e uma temática sombria e cheia de mistérios sobrenaturais, além de uma arte bastante bizarra e arrepiante (no bom sentido). Disponível para PC na Steam.

Sobre o enredo — A história se passa nos anos 90, e nós acompanhamos a aventura sinistra de Sally ao se mudar para os apartamentos Addison, com seu pai, após a morte de sua mãe. Sally tem o rosto protético e um passado trágico. Devido a sua aparência Sally sofria Bullying na antiga escola e era chamado de Sally Face, porém ele resolveu adotar o nome para que a zueira perdesse o efeito (estratégia interessante)

Ao explorarmos o prédio vamos conhecendo os vizinhos e descobrimos que um assassinato ocorreu um dia antes de Sally chegar ali. Fazemos amizade com Larry, um jovem metaleiro da nossa idade que diz ter presenciado a cena do crime, mas não tem provas concretas para apresentar para os policias.

Além disso, há rumores de que o prédio é mal assombrado e possui fantasmas. Basicamente é a partir disso que a história desenvolve, e ela é contada em 5 capítulos.

E que história excelente! Uma trama com bastante reviravolta, me prendeu do começo ao fim. É o tipo de jogo que você senta para jogar e quando vê já se passaram horas e você quer saber o que vai acontecer no próximo episódio, como a história vai se desenrolar e tudo mais, igual quando você assiste um anime ou série muito boa.

Além disso, você tem vários diálogos cheios de reflexões que te fazem pensar sobre a vida, sobre depressão, sobre aproveitar a vida, o tempo ser feliz etc.

O final da história, apesar de conclusivo, deixa espaço para produzirem uma sequência o que eu gostaria muito de ver!

Único ponto negativo na história é que duas perguntas que você fica o tempo todo com curiosidade de saber, só são respondidas caso você conclua um puzzle opcional, que é um tanto quanto complexo e beeem fácil de deixar passar. As perguntas no caso são “Por que ele usa essa máscara? Como a mãe dele morreu?”

Caso você consiga concluir o puzzle você assiste uma cutscene rápida que explica o que aconteceu e dá um baita contexto legal do passado de Sally. É claro que você consegue entender perfeitamente o jogo apenas fazendo os puzzles principais, mas sei lá, isso me incomodou um pouco ter sido feito dessa maneira haha.

O Game Design do jogo basicamente consiste na resolução de alguns puzzles, vulgo quebra cabeças, para desbloquear acessos e descobrir itens para prosseguir na história. Os puzzles são bem variados, e com uma dificuldade boa, nem muito fácil, nem muito difícil, apesar que alguns eu apanhei bastante rsrs.

Quanto a jogabilidade, bom é um point and click, então basicamente é isso, andamos pra lá e pra cá, conversamos, resolvemos os puzzles e pronto. Existem alguns mini jogos em algumas fases do jogo, que são bem interessantes e também são bem variados, achei muito legal isso.

Com relação aos gráficos… cara, que coisa maluca, no bom sentido. O estilo geral parece um desenho animado dos anos 90, meio Beavis and Butt-head só que mais grotesco e meio sinistro. Porém, esse estilo muda MUITAS vezes, eu perdi a conta de quantos estilos você se depara ao longo do jogo, tem momentos que vira um desenho de palito num papel, outros parece aquelas animações de massinha sinistras, em outros momentos vira algo mais 2D abstrato.

É uma loucura, mas uma loucura maravilhosa. Adorei esse estilo do jogo, a arte visual dele é muito dahora e combina demais com a temática, com a história e todo resto. Então, apesar de simples, é muito bom

O fato de ter tantos estilos diferentes de gráfico num único jogo, o torna bastante singular. E inclusive o jogo meio que usa isso como forma de fazer referência a outros jogos/estilos de arte, o que achei muito dahora também.

E pra combinar com tudo isso, a trilha sonora é fantástica. Como jogo não tem dublagem, então a música tem um papel importante em manter um clima maneiro enquanto você vai lendo o diálogo e desde as músicas mais calmas nos momentos de exploração, até o metalzão pesado que você escuta junto com seu melhor amigo Larry, achei todas excelentes.

O Jogo completo sai atualmente por R$31,18 reais na Steam, e sinceramente ele vale MUITO mais do que isso, então se você gosta de jogos com foco na história, recomendo com preço cheio e se tiver em promoção não pense duas vezes! Pra mim é um game perfeito, no sentido de que ele executa muito bem tudo aquilo que ele se propôs a fazer (História, puzzles, sons etc). ]

Se gostou do vídeo, se inscreva no canal para não perder os próximos conteúdos.

Eu vou nessa, um grande abraço, e até a próxima derrota.

Fui!

--

--

Magoverso

Zerou um game e quer trocar ideia sobre ele? Tá no lugar certo! Minha missão é criar uma comunidade que queira conversar sobre como cada jogo marcou sua vida :)