Os perigos dos jogos de pré-temporada

Enquanto o Liverpool se prepara para enfrentar o Tranmere Rovers amanhã, torcedores de todo o mundo estão ansiosos para assistir os homens de vermelho de novo. No entanto, essa ansiedade pode causar um fenômeno extremamente irritante e prejudicial no qual alguns indivíduos decidem o destino da temporada depois de 90 minutos contra um time insignificante, num jogo ainda mais insignificante.

Na última pré-temporada, uma derrota por 4–0 para o Mainz com um time completamente reserva, incluindo um goleiro de 39 anos no gol, um dia após vencermos o Barcelona pelo mesmo placar, foi o bastante para levar parte da torcida ao desespero. Parecia que a temporada havia sido decretada ali mesmo e o ultimato era o fracasso.

Para os torcedores, a pré-temporada é (ou deveria ser) insignificante e os resultados não servem para determinar muita coisa, então assistam aos jogos de tal forma. A partir de amanhã, uma maratona de jogos começará e culminará na estreia da Premier League, dia 12 de Agosto e ao invés de preocupar-se com o fato de o Liverpool marcar menos de 5 gols num time de divisão inferior, aproveite as singularidades que uma pré-temporada apresenta.

Quando teremos a possibilidade de aproveitar gols de Lucas Leiva? Quantas vezes veremos Shamal George, goleiro do U23, jogando de atacante com uma camisa sem número nas costas, totalmente na base do improviso? Quantos jogos nossos serão parados pela presença de um Drone sobrevoando o estádio após a temporada realmente começar?

Shamal George em um dos momentos mais engraçados da pré-temporada.

Esses jogos preparativos são um ótimo jeito de assistir alguns jogadores da base, ver seu técnico colocando novos esquemas em prática, dar algumas risadas e matar a saudade de ver seu time em campo. Mas lembrem-se: Eles NÃO são determinantes na campanha, de forma alguma. Então, se por algum motivo, esses jogos te irritam e você não consegue vê-los simplesmente por diversão, evite-os! Tire um tempo para si, tire folga do Liverpool por mais um tempo, não há vergonha nenhuma nisso e não te faz menos torcedor, mas por sua sanidade e para evitar que o pessimismo se espalhe de forma desnecessária, não caia no conto da pré-temporada, pois se dependesse dela, Voronin teria sido uma lenda do clube.

Com Premier League, copas e a Champions League pela frente, teremos dores de cabeça o bastante entre Agosto e Maio. Não precisamos que alguns jogos de preparação sejam mais uma fonte de estresse. Que venha a pré-temporada! E que ela seja cheia de momentos inusitados!