Aviso sobre a HIPERTENSÃO

Émuito importante falarmos sobre a hipertensão! Essa doença, tão comum nos dias de hoje, continua sendo grande vilã da saúde, agindo silenciosamente, passo a passo, causando lesões em outros órgãos e, no futuro, resultando em uma grande variedade de doenças graves e debilitantes.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), de uma forma grosseiramente simplificada, pode ser comparada como um aperto entre as “engrenagens” do corpo humano, aumentando o desgaste dos órgãos, fazendo alguns trabalharem de forma excessiva, suportando maior carga que o normal e, seguindo a comparação com um motor, a pressão elevada acaba diminuindo a nossa vida útil… A pessoa hipertensa corre mais risco de acabar com alguma doença cardíaca, renal, vascular ou neurológica que nunca teria ou, se fosse mesmo ter, poderia ser em uma idade mais velha…

Muita gente procura o médico com queixa de elevação da pressão, dizendo que sabe quando ela esta alta e que é no momento em que sente dor de cabeça, calor no rosto, aperto no peito, pulsação na cabeça (até na orelha) ou mal-estar. O grande problema é que a “pressão” não causa nada disso, ela não tem sintomas… Na verdade, é a dor de cabeça, o mal-estar e os outros sintomas que elevam a pressão. Esta doença trabalha quietinha e só apresenta seus efeitos depois de ter causado dano maior.

O médico no consultório tem condições de identificar as pessoas que possuem pressão alta, mas que ainda sentem absolutamente nada. Geralmente são pessoas fazendo checapes ou que desconfiam da hipertensão por causa de outras histórias na família. A boa notícia é que já existe uma variedade grande de medicamentos disponíveis, facilitando o tratamento e, quem vive com a pressão controlada, tomando a medicação certinho, tem a mesma expectativa de quem não tem este problema.

Médico é mais do que alguém que trata doenças, ele é um consultor de saúde! O objetivo da consulta é procurar meios de economizar o corpo para poder viver melhor e por mais tempo! É muito recomendável, em algum momento, a avaliação médica para tirar dúvidas, investigar possíveis doenças e acompanhar tratamentos que estão sendo realizados. A vida pode ser um belo caminho, e para poder percorrê-lo o mais longe possível é necessário que o veículo esteja nas melhores condições! Conheça o manual de instruções do seu corpo! Sempre que achar prudente, consulte um médico!