GPS Week — 18365

Eclipses Solares em mapas.

Hoje, dia 20 de Março de 2015 a terra presenciou três eventos astronômicos importantes. A grande lua, onde a mesma passa pelo perigeu, ponto da sua órbita que está mais próxima da terra. Também acontece o equinócio, dia que ocorre a transição do verão para o outono no hemisfério sul, no qual a noite possui a mesma durante do dia. Além destes fenômenos, ocorre em parte do hemisfério norte, o eclipse total do sol. O mesmo pode ser visto no arquipélago norueguês de Svalbarg e nas Ilhas Faroe. O ultimo evento do tipo ocorreu em 13 de Novembro de 2012 na Oceania. No Brasil, o mais recente eclipse solar significativo aconteceu em 4 de Novembro de 1994, sendo visível nos três estados do sul do país.

No tange os mapas deste fenômeno, a NASA dispõem de cartogramas e webmapas (utilizando a base do Google Maps). Todo o conteúdo pode ser acessado na pagina principal sobre eclipses → http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html . Há links diretos para os cartogramas, o mesmos apresentam um série de eclipses para um período de 20 anos → http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEatlas/SEatlas.html . Além disso, há links para os webmapas, nos quais é possível acessar um evento especifico e obter, por meio de um clique sobre o mapa, informações da duração, magnitude, obscuridade, inicio e termino do eclipse parcial e total e seu auge → http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/SEgoogle2001.html .

Alguns mapas produtos produzidos:

Webmapa do eclipse de 20 de Março de 2015 → http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/SEgoogle2001/SE2015Mar20Tgoogle.html .

Webmapa do eclipse de 04 de Novembro de 1994 → http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEgoogle/SEgoogle1951/SE1994Nov03Tgoogle.html .

Cartograma dos eclipses do período de 2000 à 2020 → http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEatlas/SEatlas3/SEatlas2001.GIF .

Mesmo com os mapas de excelente qualidade técnica disponibilizado pela NASA, há um site especializado em mapas de eclipses. O Eclipse Maps dispõem de mapas históricos feito por astrônomos e cartógrafos. Além disso, Michael Zeiler, mentor do site, confecciona mapas para os atuais eventos utilizando do ArcGIS e de dados obtidos pelo Solar Eclipse Maestro, desenvolvido por Xavier Jubier. É possivel acessar todos os mapas citados pelo site → http://www.eclipse-maps.com/Eclipse-Maps/Welcome.html

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.