Vamos colocar todos os livros à venda logo de cara para evitar ficar empurrando mercadoria para o leitor.

A história da história: parte 2

Grande parte das personagens do Quero dançar até as vacas voltarem do pasto foi apresentada no conto Até quando, Marcos Jr, abusará de nossa paciência?. Esse conto foi publicado pela editora Barracuda em 2005, na coletânea A visita, e republicado e 2012, em versão eletrônica, pela Draco.

Digo grande parte, então adianto para quem ainda não leu meu livro que há muitos personagens, talvez mais do que cabe em 200 páginas, e vários personagens têm nomes repetidos.

E ao escolher o volume quatro do que virou uma saga familiar em dez partes, sabia do risco de apresentar um livro com mais personagens que páginas necessárias para cada um.

Vamos supor que não era apenas a incompetência do autor, mas que essa escolha tem alguns sentidos e objetivos.

Não era só a incompetência. E para a quantidade de história (ou peripécias) e de apresentação dos personagens, talvez fosse natural um livro com o dobro de tamanho. Um dos primeiros sentidos de querer publicar o Quero dançar é justamente esse, a poética (que palavra baitola é poética) ou composição do livro deixa as formas tradicionais de narração para usar as formas mais condensadas do poema.

Além disso, a disposição das informações, a estrutura e os nomes dos capítulos são formas de condensar em menos de 200 páginas o que talvez precisasse de 400. E sem resumir nem deixar a história corrida.

E para quem não leu, começa a ficar claro que o Quero dançar até as vacas voltarem do pasto não é um romance amarrado pelo plot. Em vez de a história funcionar pelo plot, algo que eu acho cansativo fora dos livros de gênero (detetive, ficção científica, terror), temos vários plots e uma história que finge não se desenrolar em função deles.

Sempre gostei do cinema de Howard Hawks e da ideia de esconder e até eliminar o plot.

O conto “Até quando, Marcos Jr, abusará de nossa paciência” é movido pelo plot: conseguirá Marcos Jr não ser expulso da escola nem denunciado à polícia?, e essa estrutura serve também para apresentar o Marcos Jr e a família dele, o Gil e a Victoria, que é uma das personagens principais do Quero dançar.

Quero dançar até as vacas voltarem do pasto se passa no intervalo de alguns meses, a passagem entre os semestres de um ano: o tempo entre o fim do semestre escolar de Victoria e o período que foi à capital atrás de um livro. E apresenta dois flash forwards, um que mostra uma visão de Victoria, Luciana e Débora no futuro e um que mostra as futuras filhas gêmeas de Renata, meio-irmã de Marcos Jr.

O livro apresenta as meio-irmãs de Marcos Jr: Bruna e as gêmeas Helena e Renata, filhas de Mara com o falecido Eduardo. A família de Eduardo vivia no interior e, no tempo do livro, estão todos na capital. Também apresenta os amigos das irmãs de Marcos Jr: Gepetto, Hermes e Marcelo o jovem.
Marcelo o jovem tem esse apelido por causa dos outros Marcelos da história. O livro também apresenta a família de Marcelo dos Anjos, avô de Mara dos Anjos (que não deve ser confundida com a Mara mãe de Marcos), Luciana, Gabriel, Miguel, Rafael e as primas.

Com exceção de Mara, Marcelo dos Anjos não se dá com os netos, ainda que ele tolere a mais velha, que se chama Luciana. Quem gosta de simbolismos pode deduzir que se os irmãos mais novos têm nomes de anjos, Luciana, que sofre de retardo mental, é Lúcifer. E Mara (que segundo a Bíblia quer dizer amargo) seria Satã.

Por que separei Satã de Lúcifer? Só lendo para compreender.

Mas a pista que confirma essa ideia é o fato de que a outra Mara, mãe de Marcos Jr, ter uma filha chamada Bruna, ou seja, o escuro (Bruna) que sai do amargo (Mara). Quando você queima açúcar vê o que o amargo surge do queimado, então essa inversão é outra pista para o leitor. Mais uma vez, só vai descobrir se ler.

Marcelo dos Anjos tem um dos exemplares do livro que Victoria procura. Victoria conheceu Luciana, que também está atrás do livro. Luciana é filha de Adriana e tem um padrasto chamado Marcelo, pai de Renta (que obviamente não é a irmã de Marcos Jr), e chamado de Marcelo o tradutor.

Os outros Marcelos são Marcelo o advogado, que gosta de meninas, e Marcelo o velho, que também gosta de meninas. E são esses dois que ajudam Victoria e Luciana a encontrar o livro que procuram. (Como existe um Marcelo o velho para diferenciar de Marcelo dos Anjos, por exclusão, o Marcelo amigo das gêmeas e de Bruna, é Marcelo o jovem.)

O poema que divide o livro quase ao meio e se chama Quero dançar até as vacas voltarem do pasto faz parte do livro que Victoria e Luciana procuram.

É o poema que faz as duas irem atrás do livro.

E o pai de Marcos Jr, que já estava morto na época do conto (Até quando, Marcos Jr…) conhecia todos os Marcelos.