Fake news só existe porque existe fake reader

Marcelo Ferlin
Aug 29, 2017 · 2 min read

Vivo num país que lê pouco e escreve menos ainda. Poucas livrarias. Escritores insuficientes, inclusive quando publicados.

O jornal costuma apresentar reportes de como vai mal a capacidade de leitura, a quantidade de livros lidos pela população, a saúde financeira de editoras e livrarias.

Ao mesmo tempo, o povo reclama de fake news, notícias falsas divulgadas pela internet e certas manipulações marotas por portais de notícias e jornais em papel, na TV ou mesmo na rede.

E o povo também reclama de fanfic de social justice warriors (os totalitários “do bem”). E de qualquer historinha criada e postada para lacrar e ganhar like.

Hipocrisia. E da grande.

Porque se você não paga para ler e não tem o hábito de ler, é óbvio que a ficção vai se jogar no seu colo.

Sério. Mesmo. Se as pessoas lessem mais um pouco, mesmo sem escrever, não ficariam tão melindradas com fake news. Não teriam chilique.

Texto é texto, é feito de palavras. Qualquer texto pode ter mais Photoshop que qualquer fotografia.

Algo óbvio o que se pode dizer do uso da expressão fake news: é uma expressão inventada para esconder o crescimento galopante e relinchante de fake readers.

Sou caipira, sou jacu, venho do mato, mas nunca esperei verdade num texto, vindo de graça ou me fazendo tirar o escorpião do bolso.

)

Marcelo Ferlin
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade