Quarterback Casey Frost (6) possui 15 passes para touchdown em 2016 (Divulgação: Flamengo FA/Jayson Braga)

Começam os playoffs da Superliga Nacional de Futebol Americano

Enquanto o futebol americano da NFL e do College Football estão, tecnicamente, no meio da temporada, aqui no Brasil já começam os playoffs da primeira divisão brasileira. A Superliga Nacional de Futebol Americano é o principal campeonato do esporte no País. As decisões para conhecermos o campeão brasileiro começam hoje e vão até o dia 13 de dezembro, quando acontece o Brasil Bowl.

Na primeira fase de mata-mata teremos jogos interessantes e clássicos regionais. Neste sábado (22), às 14h de Brasília, o Flamengo FA recebe o Botafogo Reptiles, no Estádio Ronaldo Nazário de Lima, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. No clássico do Rio, o Flamengo chega como o melhor time da conferência Leste. Este é o primeiro encontro entre as duas equipes desde a derrota do Reptiles para o Flamengo, na última rodada da temporada regular, pelo placar de 43 a 3. O destaque da equipe rubro-negra é o quarterback (QB) americano Casey Frost, que possui 15 touchdowns e duas interceptações na temporada. Ainda na conferência Leste, o Vila Velha Tritões recebe o Vasco da Gama Patriotas, neste domingo (23), às 14h de Brasília, no Campo do Tupy, no Espírito Santo.

Na conferência Nordeste, o terceiro melhor classificado foi o João Pessoa Espectros (Divulgação: Anderson Silva/Espectros)

Na conferência Sul, teremos o Coritiba Crocodiles contra o Paraná HP. O jogo será neste sábado, às 14h de Brasília, no Complexo Brown Spiders, em Curitiba. Em Santa Catarina, o Timbó Rex enfrenta o São José White Sharks Istepôs. A partida será no Complexo Esportivo Timbó, às 15h de Brasília.

Na conferência Nordeste, o Ceará Caçadores recebe o América Bulls, amanhã (23), às 16h de Brasília, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O Recife Mariners enfrenta o João Pessoa Espectros, hoje, às 14h de Brasília, no Estádio dos Aflitos.

Na conferência Oeste, o Cuiabá Arsenal recebe o Goiânia Rednecks, no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o “Dutrinha”, às 15h de Brasília, em Cuiabá, no Mato Grosso. Na outra partida do Oeste, o Lusa Lions enfrenta o Tubarões do Cerrado, no Canindé, em São Paulo, às 10h de Brasília.

Como funcionam os playoffs em 2016

Na primeira fase, as quatro equipes que tiveram mais vitórias na temporada se enfrentam, em partidas únicas. Por exemplo, o primeiro classificado enfrenta o quarto e o segundo enfrenta o terceiro classificado. As equipes com as melhores campanhas na temporada regular jogarão em casa. Nas quartas de final, serão decididos os campeões regionais do Brasil. Nessa fase, os times com melhores campanhas na temporada regular também jogarão em casa. Veja abaixo o chaveamento dos playoffs.

A melhor equipe de cada conferência enfrenta o último time classificado (Divulgação/Confederação Brasileira de Futebol Americano)

Na semifinal dos playoffs, o Brasil conhecerá as quatro melhores equipes do País. O regulamento da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) diz que o campeão do Nordeste enfrentará o vencedor do Leste e o campeão da região Sul enfrentará o vencedor da Oeste. A campanha na temporada regular até as quartas de final decidirá os mando de campo nesta fase. A equipe classificada que tiver a melhor campanha jogará em casa.

No final, o Brasil Bowl será a decisão da Superliga Nacional. O critério para o mando de campo será o mesmo das outras fases. A equipe com a melhor campanha jogará diante de sua torcida.