Resenha: O Gestor Eficaz

Depois de formado em Administração de Empresas, boa parte do meu tempo é gasto em boas leituras, estudos diferenciados e uma rotina de busca de conhecimento e informação. Atualmente, terminei de ler o ótimo livro do Peter Drucker, o pai da Administração Moderna: O Gestor Eficaz.

O livro destaca o princípio de que a eficácia pode ser aprendida. Os gestores são pagos para serem eficazes. O livro nos faz pensar em muitas coisas interessantes, mais precisamente voltada para o auxílio na tomada de decisões e na prática do empowerment. Provavelmente, quem tem um bom desenvolvimento na gestão pessoal, poderá fazer uma ótima gestão dentro da organização, pois é um reflexo de uma prática que já aprendemos.

Mesmo que eu ainda não seja um gestor, todas as informações nos levam a certeza de que as práticas mencionadas podem e devem ser aplicadas até mesmo dentro da vida pessoal.

De acordo com minhas humildes análises e olhar crítico com relação à leitura do livro, existem 3 princípios gerais para que a eficácia seja aprendida e alcançada:
- Organização do tempo;
- Autodesenvolvimento;
- Tomar as devidas decisões.

Dentro destes pilares, o autor indica uma série de caminhos e cases para que o gestor consiga desenvolver os colaboradores e, consequentemente, a organização gere resultados positivos e promissores.

O QUE APRENDI?
Aprendi que preciso pensar de forma mais aberta e ter mais auto-disciplina, pois é o ponto chave para trabalhar meus pontos fracos que são a má gestão do tempo, disciplina, foco, má definição de prioridades. Tudo é um grande aprendizado. A verdade é que nunca conseguiremos dominar o tempo se não sabemos em que ele é empregado. Portanto é preciso ter disciplina a executar aquilo que é necessário para alcançar os objetivos.
O QUE FAZER? Agora é preciso trabalhar os pontos fracos, reavaliar e lapidar os pontos fortes e dar oportunidade para as pessoas envolvidas trabalharem a eficácia, gerando algo produtivo dentro de qualquer ambiente de trabalho, pesquisa etc.

Como Administrador e leitor, recomendo o livro para aqueles que querem desenvolver a liderança, já possuem algum negócio próprio ou tem vontade de iniciar um.

Gostou do artigo? Curtiu essa recomendação? Não esquece de clicar no ❤ e compartilhar. Comente aí se você também já leu. O importante é somar.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.