MateriaBrasil - 10 Anos

Da Fibra Design à Goma, há 10 anos desenvolvemos soluções orientadas para a economia circular e para o consumo mais consciente. Desde o início, trabalhando no desenvolvimento de materiais a partir de resíduos agroindustriais ou na fabricação de produtos em que o ciclo de vida era levado em consideração a contar da conceituação. Nunca foi uma tarefa simples, quanto mais mergulhávamos na constante redução dos impactos negativos e na busca por impactos positivos, mais complexos se tornaram os desafios.

No entanto, com o passar dos anos, percebemos que o limite não era mais do campo técnico ou da capacidade de fazer diferente, as alternativas já estavam ali. O grande desafio se tornou a mudança de comportamento. Como promover o consumo consciente?! Como entregar valor ao consumidor através de design que faça a diferença para um mundo mais sustentável, alinhando à satisfação do desejo ao impacto ambiental da escolha?! Responder à essas perguntas se tornou, desde então, a nossa missão.

Informação clara, acessível e direta sobre materiais e processos produtivos por trás dos produtos foi a resposta que encontramos. Somente através de parâmetros de escolhas de consumo que essa mudança de comportamento pode acontecer.

Atualmente, esse papel é realizado por selos e certificados ambientais. Na teoria, significa que especialistas fizeram um trabalho de pesquisa minucioso por você e acompanharam a conduta de determinada empresa. Mas na prática, com o custo elevado das certificações é impossível para as pequenas iniciativas, por diversas vezes muito mais “sustentáveis” que as grandes corporações, obterem a certificação almejada. E não apenas isso, com a linguagem técnica utilizada e as métricas dentro de uma “caixa preta” boa parte das informações geradas por essas auditorias e certificados não está disponível, nem são compreensíveis para o público em geral.

Precisávamos ir além! Ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto abrange muito do que entendemos por sustentabilidade, mas ainda era muito vago. Nós precisávamos entender quais eram os contextos, fatores culturais e características inerentes aos produtos que contribuíam para a sustentação desses 3 pilares.

Por isso, esquadrinhamos à análise de ciclo de vida; revisamos diversos selos e certificações; entrevistamos empreendedores responsáveis, cooperativas, associações, representantes da indústria; e então, percebemos que conseguiríamos enquadrar quase todos os diferenciais de sustentabilidade das empresas, seus materiais, produtos e serviços em seis macro direcionadores, naturalmente interdependentes.

Tendo esses direcionadores como linhas gerais, desenvolvemos um questionário com aproximadamente 100 questões de múltipla escolha para que fornecedores pudessem destacar os diferenciais ambientais de seus produtos. Hoje em dia, este questionário, que é a base de análise de impacto ambiental da MateriaBrasil, é aberto e funciona como interface entre fornecedores responsáveis e consumidores conscientes em nossa plataforma.

Quer ver como eles funcionam na prática?

Acesse: www.materiabrasil.com/explore e conheça mais de 300 materias, produtos e serviços de fornecedores conscientes e responsáveis.

Para onde vamos nos próximos 10 anos? Seguiremos com nossa missão de conquistar e compartilhar nossa visão de sustentabilidade para o mundo. Como? Aperfeiçoando questões de interatividade na plataforma, refinando nossos critérios de escolha de materiais e processos, atualizando nossos direcionadores, projetando, compartindo nosso método de design através de cursos e consultorias. Para os próximos 10 anos, em definitivo, vamos fundir as principais áreas de atuação da MateriaBrasil, Conhecimento e Design, em um coisa só. Pois afinal, é assim que entendemos sustentabilidade e é dessa maneira que queremos propagá-la!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.