A Importância da Tecnologia na Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho deve ser um assunto tratado diariamente por gestores e funcionários de qualquer empresa. As consequências podem ser terríveis com pequenos descuidos se não houver um preparo para os mais diversos riscos que existem. Gestores e profissionais de segurança no trabalho devem agir juntos e realizar investimentos em segurança para que a rotina de seus funcionários seja menos perigosa e as atividades da empresa ofereçam menores riscos.
Considerando a diversidade e a quantidade de requisitos de segurança e meio ambiente, a tecnologia é um instrumento eficaz e deve ser considerada uma grande aliada para riscos, otimizar rotinas. Priorizar investimentos e acompanhar tendências através de indicadores de desempenho apropriados.

A tecnologia pode ser de fundamental importância tanto para quem já coleciona ótimos índices de desempenho em segurança quanto para aquelas empresas que ainda precisam melhorar seus indicadores. Os gestores devem estar cientes de que é preciso investir em tecnologia de segurança que possibilitam um acompanhamento de estatísticas bem abrangente, levantando dados detalhados sobre acidentes e riscos. Assim, é possível identificar quais atividades são menos seguras e onde é preciso investir de maneira efetiva para a prevenção.

Mesmo a supervisão de normas internas e o uso de materiais de segurança — como EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) — pode ser realizada com qualidade através de ferramentas de segurança. Com sistemas digitais, as empresas conseguem identificar os profissionais que atuam com os equipamentos certos e podem se preparar para caso seja necessária a troca dos mesmos.

Outro exemplo que podemos citar é a própria intranet das organizações. É um excelente meio para divulgação de normas e medidas de segurança entre os funcionários. Através da intranet, profissionais em Segurança do Trabalho têm como divulgar para todos as normas e medidas preventivas, sem contar o próprio conteúdo do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).


Em quais ferramentas investir para melhorar a segurança no trabalho?

Certas ferramentas tecnológicas se destacam quando falamos nos melhores investimentos para segurança do trabalho. Elas são essenciais para afetar direta e positivamente na rotina da empresa, diminuindo os riscos.

  • Plataforma de gestão de riscos ocupacional e ambiental: permite gerenciar os indicadores de riscos, proporcionando facilidade, e agilidade e alocação eficaz de recursos na tomada de decisões.
  • Sistema de monitoramento: é importante para poder realizar um acompanhamento eficiente de outros indicadores de segurança e meio ambiente tais como taxas de frequência, taxas de gravidade, potencial de severidade de eventos indesejados, consumos de insumos tais como água e energia, bem como geração de resíduos e efluentes, dentre outros.

Presença da TI no ambiente empresarial

Não faz muito tempo que os executivos exigiam saldos mensais, relatórios e livros fiscais que eram muito caros, complexos e que seu armazenamento exigia muito espaço. Inclusive, em grandes volumes, geravam muito custo para as empresas.

Hoje existem diversas ferramentas de gestão, onde é necessário muitas vezes pressionar apenas uma tecla em seu computador para gerar um relatório e o que antes era armazenado em grandes depósitos, agora cabe em um HD ou apenas um pen-drive.

Infelizmente ainda existem empresas que resistem a esse tipo de tecnologia, seja pelo custo inicial ou pela desconfiança nos resultados e a pergunta que talvez seja comum entre elas seja: Afinal, qual o real benefício da tecnologia para minha empresa?

O que melhor define o valor dessas ferramentas digitais é a eficiência, a produtividade e a segurança. Um software adequado permite um gerenciamento de processos de negócio que alcance o máximo em porcentagem e números reais, aumentando a rentabilidade de sua operação e minimizando os custos de suas áreas operacionais. Tudo isso aliado a um bom sistema de relatórios e logs de segurança.

Exemplos da influência da TI nas empresas :

Câmeras de Segurança

Sistema Anti-furto

Marketing Virtual

E-mail corporativo

Cursos a distância

Maior armazenamento de dados

e outros…


Segurança de Trabalho no Séc. XXI

A segurança de trabalho antigamente era uma ideia que não era muito estudada, se compararmos o quanto de pessoas que perderam suas vidas no trabalho há um século com este século, a diferença é gritante. Isso quer dizer que a ideia de proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro para os seus funcionários foi pensada mais a fundo. Essa evolução da segurança de trabalho pode estar em função a como a tecnologia evolui também, elas podem trabalhar em conjunto para que levem segurança a diversos tipos de trabalho.


Like what you read? Give Matheus Brito a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.