5 razões para usar vídeos no Facebook Live para sua empresa

Uma maneira simples e acessível de falar diretamente com a sua audiência, com grande alcance e excelente taxa de engajamento. E você ainda ganha a preferência na maior rede social do planeta. Assim é a função de vídeos transmitidos ao vivo através do Facebook Live.

O novo recurso vem revolucionando a forma como empresas e clientes se conectam. E assim como usualmente acontece com novas funções em redes sociais, os algoritmos estão calibrados para dar preferência para quem usar, em detrimento da multidão que faz o de sempre.

Além disso, não é todo dia que você vê surgir bem na sua frente uma tendência avassaladora e em relação a qual você de fato pode sair na frente, não é mesmo?

Então vamos a mais uma postagem imperdível para quem gosta de estar um passo à frente!

Mas antes… vamos começar pelo começo.

  • Como funciona o Live Facebook? É semelhante a uma atualização de status comum. No caso de um smartphone, no local em que está o famoso “No que você está pensando?”, basta tocar no ícone de câmera para começar a transmissão. Há ainda a opção de usar uma câmera de verdade ligada a uma ilha de edição e com conexão via API, para resultados técnicos superiores.
  • O Facebook irá avisar às pessoas que curtiram a sua página que há um vídeo ao vivo em andamento, garantindo audiência ao longo da transmissão. O material também fica disponível após seu término como uma postagem comum. As funcionalidades do Facebook Live garantem uma experiência bastante interativa, com curtidas e comentários ao vivo.
  • Então eu só preciso de um smartphone para começar? Pense, celulares possuem câmeras com excelente qualidade de imagem há bastante tempo, mas existe uma razão pela qual vídeos profissionais não são feitos por pessoas leigas com um celular.
  • Fique atento, o fator técnico que isoladamente faz mais diferença é um ambiente de gravação sem ruídos, bem iluminado e com cenário personalizado, ou seja, um estúdio de vídeo é quase obrigatório para passar uma boa impressão em sua live.
  • Dito isto, pode sim ser uma ótima opção você ou alguém do seu time ser o apresentador, sempre se certificando de estar bem assessorado em relação a roteiro, figurino e andamento da transmissão, para evitar saias justas ao vivo.

Agora que já entendeu a proposta da nova funcionalidade, ficou curioso sobre quais são as vantagens para a sua empresa? Então vamos a 5 dos principais motivos para adotar esta promissora tendência do Vídeo Marketing:

1. Tenha um lugar cativo na maior rede social do planeta

O Facebook Live foi lançado em abril de 2016. Desta maneira, o potencial de alcance orgânico é e continuará sendo por um bom tempo enorme.

Isso ocorre pois funções relativamente recentes em redes sociais tendem a receber preferência de seus algoritmos, uma forma justamente de fazer com que as pessoas passem a usá-la. Neste caso, quem faz transmissões de vídeo ao vivo no Facebook ganha larga vantagem orgânica na linha de tempo dos fãs.

Não precisa nem dizer que 10 entre 10 “artistas” do marketing digital já perceberam que está cada vez mais difícil (e caro) atingir a base no Facebook. Por isso uma vantagem no orgânico pode fazer a diferença para a campanha.

Um caso que ilustra bem este ponto é a transmissão que fizemos recentemente para a Areia Higiênica Hello Kitty. Sendo uma das primeiras transmissões de um canal que trabalha com um nicho (areias para caixinhas de gatos), a transmissão obteve 1,1 mil visualizações logo durante a live, chegando a mais de 2,4 mil depois dela.

Ora, é fácil encontrar vídeos com produções muito mais onerosas e acompanhados às vezes de campanhas caras que não alcançam a quantidade de visualizações que uma única transmissão de custo relativamente baixo obteve em menos de uma hora. E é claro que, no caso da live, os resultados tendem a escalar com o tempo à medida que outras transmissões vão ao ar e se constrói uma audiência.

DICA: conte sempre com um roteiro detalhado e use técnicas usuais de Marketing de Conteúdo em Vídeo para atingir resultados. Por exemplo, temas que geram polêmica resultam em mais visualizações e comentários, enquanto tirar dúvidas sobre seu produto influi mais diretamente nas conversões.

2. Em média, usuários passam 3x mais tempo assistindo a transmissões ao vivo, se comparado a vídeos normais

Quanto mais sua audiência passa assistindo à live, mais irá conhecer o seu produto e se lembrar dele. E você terá oportunidade de transformar curiosos em interessados, interessados em clientes e clientes em advogados da marca.

DICA: uma forma de manter os usuários assistindo por mais tempo é anunciar sorteios ou promoções exclusivas para quem ficar até o final da transmissão.

3. Transmissões ao vivo geram 10x mais comentários que um vídeo normal, de acordo com o Facebook

Como o Facebook Live permite que os usuários comentem durante a transmissão, com possibilidade de receber uma resposta quase em tempo real pelo apresentador, o engajamento tende a ser muito maior. Por esta razão, é quase obrigatório abrir espaço para esclarecer dúvidas e responder a comentários feitos ao vivo.

DICA: certifique-se de que a Produtora de Vídeo esteja preparada no estúdio para uma avalanche de comentários, para selecionar e repassar ao apresentador os melhores. Assim você garante um bom ritmo para a transmissão e, portanto, retém mais audiência.

4. Resultados também em Ads

Além dos resultados ao vivo, ao final da transmissão o vídeo inteiro fica disponível automaticamente na timeline como uma postagem comum.

Assim, além de usufruir de todas as vantagens próprias do Live Facebook, você também pode impulsionar o vídeo com o Facebook Video Ads e ter uma estratégia completa para o seu negócio.

DICA: direcione vídeos diferentes para pessoas diferentes, através de audiências segmentadas. Por exemplo, para clientes é interessante impulsionar transmissões relacionadas a suporte, dúvidas ou up selling, já para curiosos e interessados atire no alvo com as transmissões que falam das vantagens do produto ou que tiram dúvidas básicas.

5. Excelente retorno sobre o Investimento (ROI)

A conta é simples: com uma produção de custo relativamente acessível, você consegue muito engajamento e conversões. Pense que, depois de tudo estruturado, as transmissões precisam de um estúdio de vídeo, seu cenário montado e equipe de acompanhamento, em oposição a vídeos com animações, gravações externas, trilhas sonoras, locução e por aí vai, processos em geral muito mais especializados.

Se você mesmo for apresentar a transmissão ou se a pessoa que o fará é parte do seu time, será ainda mais vantajoso em termos de orçamento, pois não vai arcar com custos de apresentador profissional. Neste caso o marketing pessoal resultante também pode ser uma grande vantagem.

DICA: como toda estratégia de Marketing de Conteúdo em Vídeo, não espere colher TODOS os frutos em curto prazo. O ideal é esta ser uma estratégia continuada. Também por esta razão é tão importante contar com uma equipe profissional para garantir que está no caminho certo.

E então, gostou dos motivos para seu negócio adotar o Facebook Live? Já está pensando em usar em sua empresa? Ajude-nos a fazer um blog cada vez melhor, curtindo, comentando e compartilhando estas informações com seus amigos e colegas. Até a próxima!

Publicado originalmente em: http://www.matildefilmes.com.br/5-razoes-para-videos-no-facebook-live-para-sua-empresa/