Facebook Vs Youtube: qual é melhor para hospedar vídeos?

YouTube e Facebook estão em uma batalha acirrada pelos vídeos hospedados diariamente na internet. Qual plataforma é a melhor e por quê? Continue lendo e saiba as vantagens e desvantagens para você!

De um lado, de vermelho, o Youtube é praticamente sinônimo de vídeo na internet, desde seu nascimento. Do outro, de azul, está a maior rede social do mundo. Descobrir qual site é melhor para hospedar seu vídeo levanta várias questões importantes, e entender os apelos e limitações irá ajudá-lo a tomar uma decisão acertada para seu caso. Vamos lá!

Vantagens de hospedar vídeos no Youtube

Ranqueamento no Google

O Youtube, por causa de sua imensa audiência, e também por pertencer ao Google, é de longe a plataforma que mais irá premiá-lo em termos de Video SEO, tanto o vídeo propriamente dito quanto o site que o utiliza em suas páginas.

  • Dado: segundo levantamento recente, nada menos que 82% dos vídeos que aparecem na busca do Google são do Youtube. Do que resta, 5% é do Vimeo, 5% do Dailymotion e 8% para todo o resto da internet. Ponto para o Youtube!

Geração perene de leads e oportunidades

O Youtube é o segundo mecanismo de busca mais usado da internet, atrás somente do Google. Por isso, com um vídeo no Youtube você tem acesso prioritário aos dois maiores buscadores de uma só vez — e o vídeo, ele próprio, poderá se tornar uma importante porta de entrada para seus produtos e serviços.

  • Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um grande canal para ter resultados. Com apenas um vídeo, se feito com qualidade, você pode se posicionar muito bem e começar a receber contatos.

Possibilidade de ter um canal de vídeos

Se você quer construir uma audiência permanente e criar vídeos periódicos, as vantagens anteriores só vêm a confirmar o Youtube como plataforma ideal, pois os vídeos sendo “encontráveis” você terá resultados crescentes com o tempo. O céu é o limite!

Há inúmeros canais relevantes hoje em dia, não só os famosos de humor, como o Porta dos Fundos, ou os de Youtubers independentes, como AcidezFeminina ou JoutJout, mas também um crescente número de empresas e instituições que vêm conquistando um lugar ao sol, como Endeavor Brasil, MRV ou startups como a Rock Content.

  • Formato ideal: para empresas, os formatos que costumam gerar mais resultados são vídeos tutoriais, vídeos que tiram dúvidas práticas relacionadas aos produtos e também aqueles que falam sobre o mercado de atuação ou temas adjacentes com autoridade.

Se o Youtube é tão legal, basta postar nele e compartilhar no Facebook?

Sempre que optar por hospedar seu vídeo no Youtube, vale a pena compartilhar no Facebook. Mas não vá tão rápido. O Facebook tem suas próprias vantagens, e elas são significativas! Vamos a elas!

Vantagens de hospedar vídeos no Facebook

O sistema de Ads do Facebook é imbatível

Recentemente fizemos uma postagem inteira sobre Facebook Video Ads, mas resumidamente a grande vantagem é que você consegue direcionar sua campanha com grande nível de detalhamento — que só a gigantesca base de dados do Facebook permitiria.

  • Exemplo prático: se o seu negócio é B2B, você pode fazer uma campanha apenas para donos de empresa de um determinado segmento, classe social e localização geográfica. É quando suas vendas dão um cruzado de direita na meta, sabe? Ponto para o Facebook!

Seu video diretamente na maior rede social do mundo

Seu vídeo vai aparecer entre uma postagem e outra, o que aumenta bastante a probabilidade de haver comentários e compartilhamentos. Por isso, há muitos vídeos no Facebook que chegam a viralizar.

  • O Facebook, sendo uma rede social, também consegue mostrar seu vídeo para pessoas com mais chances de gostar dele.

Se hospedar no Youtube, o Facebook não gosta de você

Fruto da concorrência propriamente dita entre as duas plataformas. Assim como postar o vídeo no Youtube faz o Google ranquear melhor seu vídeo e site, o Facebook calibrou seus algoritmos para dar muito, mas muito mais probabilidade para vídeos hospedados diretamente na rede social serem vistos nas timelines, inclusive nas opções de postagens pagas.

Seu vídeo aparece no Facebook com player grande e em autoplay

Se a presença no Facebook é importante para você, indo direto ao ponto, este tópico sozinho pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso da campanha na rede social.

Os problemas de ter que escolher entre as duas plataformas

Se optar pelo Youtube, em linhas gerais, vai achar que a coisa não anda rápido o suficiente, e não há como controlar em quanto tempo seu vídeo estará nas primeiras posições.

  • Dica: sempre recomendamos uma alavancada inicial com Youtube Ads, para dar um boost no vídeo, mas ainda assim hospedar um vídeo no Youtube é um investimento que pode levar um tempo para chegar a dar resultados consistentes.

Já o Facebook, embora imbatível para Ads, tem uma vida útil das postagens muito pequena, horas, no máximo dias — ou enquanto durar a campanha paga. Na verdade, é quase impossível ter resultados consistentes e de longo prazo com vídeos no Facebook sem estar sempre pagando. Isso significa que você dificilmente conseguirá criar uma estrutura perene e escalável de marketing através desta plataforma. Para agravar a situação, é penoso encontrar vídeos antigos.

Conclusão

Claramente, ao escolher uma plataforma estará assumindo a perda das vantagens da outra, motivo pelo qual alguns profissionais de marketing chegam a decidir por hospedar em ambas. Ou seja, trabalhar pelo médio e longo prazo no Youtube, com uma alavancada inicial no Youtube Ads, ao mesmo tempo em que hospeda o vídeo no Facebook e já colhe resultados importantes no curto prazo.

Em suma, o Youtube é praticamente sinônimo de vídeos on-line, foi na verdade um dos catalizadores desta verdadeira revolução em andamento. Mas o Facebook consegue, sendo a maior rede social do planeta, criar apelos importantes para si.

E você? Qual prefere? Deixe seu comentário abaixo. E se gostou, compartilha esta postagem e nos ajude a continuar com este blog sempre fresco!

Publicado originalmente em: http://www.matildefilmes.com.br/facebook-vs-youtube-qual-e-melhor-para-hospedar-videos/