Os segredos para anunciar no Youtube Adwords e alavancar as vendas

Em sua segunda década de existência já ficou claro que o Youtube é uma formidável ferramenta de propaganda, com sua incrível ferramenta de anúncios, o Youtube Adwords.

Como já dissemos anteriormente, na Batalha pelos Vídeos na Internet, se o Youtube tem destaque em SEO (Search Engine Optimization) e em resultados orgânicos, na opção paga enfrenta acirrada concorrência do Facebook Vídeo Ads.

Mas e então, vale a pena o Youtube Ads? Funciona em quais casos? Como fazer uso da solução?

Neste artigo você encontra a resposta para estas e outras perguntas, além de um passo a passo detalhado para anunciar no Youtube Adwords e ainda, para terminar, deixamos duas Regras de Ouro diretamente do nosso baú de segredos.

Então leia até o final pois a postagem está imperdível!

Por que o Youtube faz tanto sucesso?

Não é difícil responder esta pergunta, basta olhar os números.

O Youtube é o terceiro maior site da internet e possui o segundo mecanismo de busca mais utilizado, perdendo apenas para o do Google. Para melhorar 82% dos vídeos que aparecem nas buscas orgânicas do Google são do Youtube, ou seja, uma boa posição no Youtube dá de brinde um lugar ao sol também no maior buscador do planeta.

Ao todo, são mais de 1,3 bilhão de usuários ativos, com uma audiência que, nos EUA, já supera a de qualquer canal de televisão nas faixas de 18 a 34 e 35 a 49 anos.

Em bom português, vídeos são a grande tendência da era digital e o Youtube é a plataforma mais bem posicionada neste mercado.

Neste contexto, surgem algumas vantagens para se anunciar no Youtube Adwords:

Um tráfego gigantesco

Um terço das pessoas no mundo com acesso a internet utilizam a plataforma. No Brasil esse número é ainda mais expressivo, com 80% dos usuários acessando vídeos no Youtube. Isso significa que dificilmente o seu público não poderá ser alcançado por este meio.

Alta taxa de conversão

Outro ponto forte do Youtube, a taxa de conversão média é 14%, número 40% maior que a do Facebook. A disputa entre Youtube e Facebook pelo gigantesco bolo publicitário dos vídeos on-line já mereceu uma postagem inteira apenas sobre este assunto.

Anúncios para todos os dispositivos

O Youtube possui uma excelente adaptabilidade em dispositivos e telas de diferentes tamanhos, desde smartphones até os maiores monitores de computadores de mesa. Isso traz a certeza de que, independentemente do meio usado para acessar a plataforma, seu conteúdo será visto com ótima qualidade.

Por fim, vale destacar que o Youtube…

É de longe a plataforma mais eficaz para Vídeo SEO, e para iniciar ou alavancar um canal que busca resultados orgânicos, muitas vezes é interessante dar um empurrãozinho através da opção paga, o Youtube Ads.

Mas afinal, por que fazer anúncios no Youtube Adwords?

Empresas de diversos portes e segmentos têm descoberto o poder desta ferramenta e a têm utilizado como meio para alavancar vendas.

Dentre as inúmeras vantagens destacamos algumas:

Segmentação de Anúncios

Com uma segmentação por região, faixa etária, interesses, entre muitas opções, fica fácil focar no público que mais interessa para a sua estratégia e assim fazer valer cada real investido.

Excelentes Algoritmos

Pense na quantidade de vezes que você entrou no Youtube para assistir a um vídeo e acabou assistindo a muitos outros em sequência. Parece que ele conhece o seu gosto, não é mesmo? Pois o gigante dos vídeos na internet não chegou a este posto por acaso, e ao anunciar na plataforma você terá a seu favor a última palavra em inteligência artificial.

Pagamento por ação

A cobrança só é realizada caso o usuário faça a ação que você determinou ao criar a campanha no Youtube. Esse pagamento pode ser feito através do CPV (Custo Por Visualização) ou por CPC (Custo Por Clique). Você ainda escolhe o valor máximo que aceita pagar por cada ação e define o limite orçamentário total da campanha. Isso significa controle total sobre as suas campanhas, resultados e testes A/B. Adiante falaremos mais sobre estes pontos, continue lendo até o final.

Aumento no número de inscritos

Como dissemos acima, pessoas que entram em contato com a sua marca através dos anúncios patrocinados podem curtir, compartilhar e se inscrever no seu canal. Como estamos falando em uma plataforma famosa por conteúdos virais e excelentes resultados orgânicos em Inbound Marketing, você tende a receber um valor extra significativo por cada real investido (desde que o seu vídeo seja bacana, é claro!).

Anunciar no Youtube Adwords: solução empresas

Agora que você já deve ter entendido por que tantas empresas estão usando o Youtube Adwords, vamos explicar melhor as opções e funcionalidades.

Primeiramente, existem basicamente duas maneiras de anunciar um vídeo no Youtube e você pode optar por usar ambas ou apenas uma delas. Veja:

TrueView In-Stream

É a forma clássica, na qual o seu vídeo é exibidos antes, durante ou depois dos vídeos. Aqui, o usuário pode pular o anúncio depois dos primeiros 5 segundos, exceto no caso dos Bumper Ads (este iremos explicar mais embaixo).

Ponto forte: Para anúncios bem visuais e que consigam prender a atenção do espectador logo no início. Naturalmente, é bastante importante ter isso definido junto à Produtora de Vídeo antes de iniciar a produção do vídeo, para direcionar o roteiro e os primeiros instantes para o estilo do anúncio.

TrueView Video Discovery

Aqui o seu anúncio aparece como miniatura nas buscas por palavras-chave, na aba de vídeos relacionados e na própria página inicial do Youtube. Ou seja, este é um vídeo que, embora esteja sendo anunciado, aparece como sugestão do Youtube para os usuários, de acordo com seus gostos e comportamentos — e precisa ser clicado para começar.

Ponto forte: Como este tipo de anúncio precisa de uma ação ativa do usuário para ser assistido, normalmente vai funcionar melhor se estiver tratando de um assunto ou problema que a pessoa realmente tenha, ou seja, um vídeo que esteja resolvendo algo para a audiência.

Entenda a tendência dos anúncios Bumper Ads

Um capítulo à parte são os Bumper Ads, aqueles vídeos curtos, com duração de 5 a 30 segundos, que aparecem no começo dos vídeos e que não possuem a opção de “pular”.

Assim, este formato é um tipo de TrueView In-Stream, como explicamos acima, porém o usuário deverá assisti-lo para conseguir visualizar o próximo vídeo.

Estudos mostram que Bumper Ads proporcionam:

  • 48% de aumento na lembrança do anúncio;
  • 123% a mais de interesse na procura por palavras-chave destacadas nos anúncios dessa natureza.

Desta maneira, mesmo sendo uma opção recente (surgiu em Agosto de 2016), já vem se tornado um formato queridinho das grandes empresas e tem conquistado muitos adeptos também entre profissionais de marketing de startups e pequenas e médias empresas.

No Brasil quem inaugurou o formato foi a Coca Cola, com o vídeo abaixo (e os resultados agradaram muito a empresa):

Pela natureza do anúncio, neste caso o modo de cobrança é sempre custo por visualização (CPV). E como se trata de um custo em geral muito inferior às mídias tradicionais, e ainda com resultados mensuráveis, os Bumper Ads certamente vieram para ficar.

Outras formas de anúncio no Youtube Adwords

Além dos anúncios em vídeo, o Youtube oferece outras formas de publicidade dentro da plataforma que também podem ser considerados e usados em conjunto com os vídeos.

Veja os outros tipos de anúncios possíveis na plataforma:

Anúncio de Sobreposição

São aqueles que ficam na parte inferior do vídeo, ocupando cerca de 20% de toda a tela. Este formato é próprio para quem busca cliques em um formato de anúncio simplificado.

Anúncio Gráfico ou Banner

Estes aparecem à direita do vídeo, mas exclusivamente em computadores e notebooks e funcionam como banners tradicionais de portais web. Possui um resultado limitado, uma vez que as pessoas em geral já se treinaram a não olharem para este tipo de publicidade.

Qual escolher, CPV ou CPC?

Antes de pensar em escolher entre um ou outro, vamos entender melhor como eles funcionam:

  • O CPV, ou clique por visualização, como já dissemos, é a maneira tradicional dos anúncios da família Google (seja Google Ads ou Youtube Ads). Aqui, você define o valor máximo que deseja investir por visualização e também o valor máximo diário total da campanha.Se você colocar um valor baixo demais por visualização, tende a simplesmente não aparecer nas buscas, enquanto ao colocar um valor alto o suficiente poderá aparecer nas primeiras posições e receber muito mais visualizações. Por isso este é efetivamente um sistema de leilão em que as empresas competem pelo ativo da plataforma: a atenção dos usuários.
  • Já no caso do CPC, custo por clique, o pagamento acontece quando o usuário clica em seu anúncio. Aqui, como no CPV, você escolhe um lance máximo por clique e também o valor máximo diário.

E então, qual escolher? A resposta para esta pergunta não é uma ciência exata e recomendamos que você discuta as opções com uma Produtora de Vídeo especializada no assunto.

Mas em pense da seguinte maneira: por qual das duas métricas você vai realmente comemorar no final do dia? Aquela que vai fazer você estourar o champagne?

Por exemplo, se o seu objetivo é levar possíveis clientes para a sua loja virtual, talvez o Custo por Clique seja a escolha adequada. Já se você quer que as pessoas visitem a loja física ou pontos de venda, possivelmente o que vai querer é mais visualizações.

Lembre-se ainda de que pode fazer as duas opções e, com os resultados em mãos, ter uma avaliação baseada em fatos.

Passo a passo para fazer um anúncio no Youtube Adwords

Alguns passos abaixo podem parecer simples para pessoas acostumadas com marketing digital, porém há detalhes que podem fazer toda diferença. Por quê?

Entenda um projeto de propaganda no Youtube Adwords como uma série de etapas em que cada um delas funciona como um filtro. Ou seja, no começo você tem toda a audiência e a cada etapa você perde uma parte dela, até chegar à conversão. Por exemplo, com um título muito bacana, o objetivo é perder uma porcentagem pequena de pessoas que o leram. Com um início de vídeo bacana, o objetivo é perder uma porcentagem pequena de pessoas que começaram a assisti-lo.

Assim, é fácil ver que com um ou dois grandes erros você pode ter filtros na sua campanha que efetivamente colocam tudo a perder.

Então acompanhe o passo a passo de como fazer uma campanha matadora nessa plataforma e não deixar nada de fora!

1. Crie o seu canal de maneira minuciosa

Se ainda não tiver, crie seu canal do Youtube. É lá que você vai fazer o upload do seu vídeo para, depois disso, patrociná-lo e fazer dele um anúncio.

Se a sua empresa possui uma Conta no Google, esse primeiro passo já foi dado, pois essa conta funciona para todos os produtos da família Google, incluindo o Youtube.

Não se esqueça de adicionar na descrição todas as informações sobre sua empresa, deixando claro tudo sobre sua marca e sobre o conteúdo que pretende postar ali. É importante ainda vincular o seu website oficial ao canal do Youtube, para ganhos em Video SEO.

Ainda na área de Video SEO, sempre insira palavras-chave e links estratégicos nos campos disponíveis, pois ajudará no posicionamento das pesquisas.

Por fim, é sempre recomendável ter um vídeo que apresenta o seu canal para quem está chegando.

2. Fazendo o upload do seu vídeo

Aqui é importante usar todos os campos disponíveis, aproveitando cada momento para deixar a sua mensagem, como descrição, título, imagem miniatura (thumbnail), cards, etc. E sempre, sempre ter em mente Video SEO.

Como dissemos acima, é importante entender cada um desses itens como um filtro que vai fazê-lo perder mais ou menos pessoas. Como os filtros funcionam em série, poucos erros podem de fato comprometer o resultado final.

Sempre recomendamos contar com uma produtora de vídeo que possua experiência em Vídeo Marketing ou profissional de marketing com essa experiência, não só para fazer um vídeo orientado para resultados como para instaurar a campanha de maneira efetiva.

3. Crie uma conta no Google Adwords e vincule-a à sua conta do Youtube

Google Adwords é o sistema pelo qual as empresas e profissionais inserem anúncios no Google e em suas plataformas parceiras. Para vincular, siga as instruções do próprio Google.

4. Defina uma estratégia coerente com seus objetivos

Este passo é muito importante e depende exclusivamente do objetivo que você pretende alcançar com a campanha, como explicamos anteriormente.

Lembrando, se a sua estratégia for visualizações, ou seja, que muitas pessoas assistam ao vídeo, escolha o CPV (custo por visualização). Já se o objetivo é conversão e você pretende direcionar as pessoas para o seu site ou da sua empresa, a escolha certa é o CPC (custo por clique).

5. Escolha quanto pretende investir

Independente de qual estratégia você escolher, o valor despendido em cada anúncio é totalmente flexível. Assim, você pode investir o valor que está de acordo com os seus objetivos e planejamento.

O Youtube Adwords permite que você crie ofertas personalizadas para cada grupo que pretende atingir, faça uso disso. Por exemplo, se o seu público é majoritariamente jovem, mas não exclusivamente, você tem a possibilidade de depositar nesse público a maior parte do investimento, sem se esquecer das outras faixas etárias.

6. Segmente seu público e acerte no alvo

Selecione o perfil das pessoas com que você irá se comunicar, dividindo-as seja por faixa etária, interesses e diversos outros parâmetros. De nada adianta produzir o melhor conteúdo se ele não for entregue para as pessoas certas, correto?

O Youtube Adwords tem algumas soluções ótimas para isso, permitindo segmentar o público de diversas formas, como por exemplo:

  • Escolha de temas: corresponde ao nicho que você pretende alcançar.
  • Interesses: você pode segmentar por pessoas que acompanham esporte, culinária ou humor, por exemplo.
  • Frases de busca: palavras-chaves estão na origem do algoritmo de busca do Google e também do buscador do Youtube, então faça um estudo detalhado dos termos que representem dúvidas ou problemas para os quais o seu vídeo é a resposta, e também aquelas para as quais o seu vídeo não é a resposta.

7. Escolha o destino do seu anúncio

Este último passo é muito importante, pois é aqui que você decide para onde os espectadores serão direcionados quando clicarem no seu anúncio.

A versatilidade do Youtube Adwords permite que esses direcionamentos sejam para um outro vídeo seu no Youtube, para o seu canal ou para o seu site. Pense na sua estratégia e para onde é necessário gerar a conversão.

As Regras de Ouro do Youtube Adwords

Agora que você já entendeu por que o Youtube Adwords vem sedo a escolha de empresas de todos os portes, descubra duas regras de ouro que tiramos diretamente do nosso baú de segredos, para você ter campanhas muito mais efetivas! Vamos a elas!

Regra de Ouro nº1: Testes A/B

Os testes A/B estão na essência de um Marketing Digital bem feito, pois é a maneira de trazer um caráter científico ao processo. Desta maneira, a dica é fazer sempre pelo menos dois anúncios, sendo um deles o principal e o outro para testes.

É fácil ver que fazendo desta forma você terá campanhas cada vez mais eficazes. Mas, mais do que isso, é importante entender que não raro é possível ter insights extremamente valiosos sobre o seu produto apenas analisando a aceitação nos diferentes públicos.

Por exemplo, às vezes um empresa cria um produto imaginando que terá grande aceitação para um determinado público ou persona, mas… quem sabe o que acontece se testar variações ou mesmo públicos totalmente diferentes? Este tipo de estratégia pode definir o futuro de uma empresa, e o melhor: baseando-se em dados.

Como gostamos de dizer:

Para um bom profissional de Vídeo Marketing, pingo em estatística é letra.
Víktor Waewell — CEO/Founder da Matilde Filmes

Atenção: trabalhe sempre “Métricas de Resultado” e não caia nas famosas “Métricas de Vaidade”, como já dissemos anteriormente aqui no blog.

Regra de Ouro nº 2: Considere todo o processo antes de fazer qualquer coisa

Para encerrar, é importante salientar que todos os passos e opções acima precisam estar encaminhados e bem esclarecidos antes mesmo da produção do vídeo começar.

Só assim você tem a segurança de que o vídeo estará de fato otimizado para para a campanha que vai fazer.

Normalmente é viável até mesmo fazer mais de uma versão para o vídeo, com diferentes CTA (Call to Action) ou mesmo personas, para abarcar possíveis cenários e testes com que queira trabalhar.

Por isso, é fundamental, desde o início, contar com a ajuda de um Produtora de Vídeo especializada em marketing, para que todos os detalhes sejam levados em conta e assim, ao final, os resultados venham.

Uma coisa é certa: o Youtube já se consagrou como plataforma de anúncios e cada vez mais empresas de todos os tamanhos e setores têm percebido isso.

E você, já sabe como poderá aproveitar as oportunidades desta incrível plataforma? Escreva nos comentários, faça perguntas!

E não se esqueça de curtir e compartilhar, para fazermos postagens cada vez melhores. Até a próxima!

Publicado originalmente em: http://www.matildefilmes.com.br/os-segredos-para-anunciar-no-youtube-adwords-e-alavancar-as-vendas/